Estudantes do Campus do Sertão residentes em Paulo Afonso terão circular universitário a partir de 4 de abril

03/04/2017 19h29 - Atualizado em 01/03/2021 às 11h53
Rota do Transporte fornecido pela prefeitura de Paula Afonso

Nesta segunda-feira 03/04/17, às 07h30min, ocorreu uma reunião no prédio da Secretaria Municipal de Educação de Paulo Afonso-BA, contando a presença do vice-prefeito Sr. Flávio Henrique Magalhães Lima, o diretor de transporte escolar Sr. Alex Fabrício da Silva, o Diretor Geral da UFAL- Campus do Sertão o Prof. Agnaldo dos Santos e a comissão de estudantes que representaram o corpo discente nas diversas modalidades de cursos ofertadas no campus (Bacharelado em Engenharia Civil, Bacharelado em Engenharia de Produção, Licenciatura em Geografia, Licenciatura em História, Licenciatura em Letras e Licenciatura em Pedagogia e Especialização em Educação no Semiárido).

Na ocasião, foram discutidos os termos de uso do Transporte Universitário para os alunos do campus residentes no município de Paulo Afonso. Os últimos ajustes foram realizados, e a administração do município disponibilizou um ônibus de uso exclusivo para os alunos, que estará em circulação a partir do dia 04/04/17 (terça-feira), atendendo os três turnos de aulas.

Inicialmente, faz-se indispensável portar documento válido com foto e comprovante de matrícula. Será necessário preencher um formulário e entregar os documentos necessários (2 fotos 3x4, comprovante de matrícula, cópias do RG, CPF e comprovante de residência) até o dia 07/04/2017, para a prefeitura confeccionar as carteirinhas de identificação dos alunos.

Informamos que para o preenchimento dos formulários e entrega da documentação, procurem os representantes de cada curso.

A atuação do movimento estudantil

Os alunos da UFAL - Campus do Sertão, residentes no município de Paulo Afonso (BA), realizaram um movimento para requerer a Prefeitura Municipal da cidade referida à disponibilização de um transporte universitário gratuito. Com o fim da linha intermunicipal realizada pela empresa Real Alagoas, os estudantes passaram a ter sua rotina de atividades na universidade alteradas: com a falta de horários regulares realizados pelos transportes alternativos (em geral vans) que fazem a linha entre os municípios de Delmiro Gouveia - AL e Paulo Afonso - BA, limitou-se o tempo dos discentes em sala de aula, que foram obrigados a se adaptarem aos horários irregulares das vans, necessitando sair de sala antes do fim das aulas.

Diante desta situação, os estudantes montaram uma comissão para representá-los diante dos gestores do município e apresentaram em uma reunião o requerimento e as justificativas do movimento. Os gestores do município, por sua vez, manifestaram interesse pelo projeto e se disponibilizaram a atender a solicitação.

As negociações e os primeiros ajustes deram-se em três encontros no decorrer dos meses de fevereiro e março deste ano, firmando-se hoje pela manhã. Rotas e horários foram programados para atender os alunos com o transporte de forma regular e gratuita (ver imagem abaixo), garantindo o conforto, segurança, assiduidade e pontualidade.

Horarios do Transporte Paulo Afonso - DelmiroGouveia

Representantes da comissão presentes na reunião:

Cícero Romão da Silva (Geografia)
Érica Silva Maciel dos Santos (Geografia)
Eva Mariana Souza Gomes (Engenharia Civil)
Higor Vinicius Oliveira Barbosa (Engenharia de Produção)
Jeferson da Silva Teixeira (Letras)
João Marcos Ferreira de Souza (Engenharia de Produção)
Jozivânia da Silva Felix (Geografia)
Luizy Raiane Ferreira da Silva (Pedagogia)
Maria Ailma Ferreira Lopes (Pós-graduação)
Nathalyes Silva de Santana (Engenharia de Produção)