Transporte para os estudantes do Campus do Sertão que residem em Paulo Afonso

25/02/2017 13h32 - Atualizado em 01/03/2021 às 11h52

O Diretor Geral do Campus do Sertão, prof. Agnaldo dos Santos, esteve em duas reuniões na Prefeitura Municipal de Paulo Afonso (BA) junto a uma comissão representando os alunos que moram no município.

A primeira reunião, que foi realizada com o Vice-prefeito Sr. Flávio Henrique Magalhães Lima, ocorreu no dia 20 de Fevereiro de 2017, às 10h, na presença de uma comissão estudantil e da Secretária Executiva do Campus do Sertão/UFAL, Jérsica Florindo. Na ocasião, gestor do município confirmou a disponibilização de um ônibus para atender, a uma média de 140 alunos que fazem esse percurso diariamente.

Considerando isso, foi elaborado um plano com rota e horários (ver imagem disponibilizada ao final desta matéria) que atenderão aos estudantes das seis modalidades de ensino superior (Bacharelado em Engenharia Civil, Bacharelado em Engenharia de Produção, Licenciatura em Geografia, Licenciatura em História, Licenciatura em Letras e Licenciatura em Pedagogia) e de pós-graduação (Especialização em Educação no Semiárido) ofertadas no Campus do Sertão, nos três turnos de aulas, sem gerar qualquer prejuízo aos estudantes, diminuindo assim as dificuldades para que possam desenvolver suas atividades acadêmicas.

Está previsto que na primeira semana após o carnaval o transporte já esteja circulando, garantindo o conforto, segurança, assiduidade e pontualidade dos alunos. Os documentos foram entregues aos gestores municipais no segundo encontro ocorrido no dia 23 de fevereiro.

A atuação do movimento estudantil

Os alunos da UFAL - Campus do Sertão, residentes no município de Paulo Afonso (BA), realizaram um movimento para requerer a Prefeitura Municipal da cidade referida à disponibilização de um transporte universitário gratuito. Com o fim da linha intermunicipal realizada pela empresa Real Alagoas, os estudantes passaram a ter sua rotina de atividades na universidade alteradas: com a falta de horários regulares realizados pelos transportes alternativos (em geral vans) que fazem a linha entre os municípios de Delmiro Gouveia (AL) e Paulo Afonso, limitou-se o tempo dos discentes em sala de aula, que foram obrigados a se adaptarem aos horários irregulares das vans, necessitando sair de sala antes do fim das aulas.

Diante dessa situação, os estudantes montaram uma comissão para representá-los diante dos gestores do município e apresentaram em uma reunião o requerimento e as justificativas do movimento. Os gestores do município, por sua vez, manifestaram interesse em criar um projeto de lei para atender à solicitação dos alunos, validando uma luta que ocorria desde 2012.

Representantes da comissão

• Anuncieide da Silva Bezerra (Pós-graduação)
  • Carlos Berenmizh Vieira (Engenharia de Produção)
  • Cícero Romão da Silva (Geografia)