Professores do Campus do Sertão realizam visitas a centros de referência em Empreendedorismo e Inovação Tecnológica


27/09/2017 09h11 - Atualizado em 01/03/2021 às 11h53

Entre os dias 11 e 20 de setembro, uma comitiva formada pelos professores David Dantas (Engenharia Civil), Francirley Paz e Victor Carvalho (ambos Engenharia de Produção), realizaram uma série de visitas à centros de referência em Empreendedorismo e Inovação Tecnológica.

Os professores partiram no dia 11 de setembro (segunda-feira) rumo a Foz do Iguaçú, realizando no dia 13 (terça-feira), a 1ª visita à Casa do Empreendedor no referido municipio paranaense. Nesta visita, conheceu-se a forma inovadora de trabalho da Casa através do contato com sua diretora, Salete Horst. O órgão está vinculado à Secretaria de Turismo, Industria, Comércio e Projetos Estratégicos de Foz do Iguaçú, tendo sido criado com o intuito de apoiar a criação e o desenvolvimento de micro e pequenos empreendimentos do municipio e de sua ideia, foi inaugurado no dia 14 de setembro o Banco do Empreendedor, iniciativa municipal que irá fomentar os micro e pequenos empreendedores através de empréstimos de recursos para seu estabelecimento e consolidação no comércio local.

No dia 14 de setembro (quarta-feira), o alvo da visita foi o Parque Tecnológico da Hidrelétrica Itaipú, com foco na planta de referência de geração de biogás do Centro Internacional de Biogás. Na oportunidade, os professores foram recebidos pelo engenheiro Rogério Meneghetti que os conduziu junto à outros especialistas através das etapas da planta, apresentando-lhes a forma como o equipamento opera para a obtenção do biogás, atualmente utilizado como combustível para uma parcela da frota da hidrelétrica. A planta foi construida com tecnologia predominantemente nacional, servindo como uma referência para projetos de produção de biogás que estão funcionando em outras localidades. Na oportunidade, o prof. Francirley Paz estabeleceu um link de contato com o pessoal da empresa para fornecimento de dados ao seu projeto de Iniciação Tecnologica intitulado "Caracterização e Análise de Rotas Tecnológicas de Purificação do Biogás para Geração de Energia Elétrica".

Seguindo o roteiro previsto de visitas, no dia 15 de setembro (quinta-feira) os professores chegaram em Curitiba com uma visita marcada para o dia subsequente à um dos Espaços Empreendedores, localizados no bairro da Boa Vista. Foram recepcionados pela coordenadora geral dos espaços, Srª Letícia Justus, que lhes apresentou a forma de trabalho do espaço e sua ideia de distribuir ao longo de vários bairros curitibanos o atendimento, treinamento e apoio aos micro e pequenos empreendedores ou que desejam se estabelecer ou que já possuem seus negócios implantados, mas que desejam se aperfeiçoar/profissionalizar na gestão de seus empreendimentos. Fora o espaço visitiado, há ainda outros 9, todos localizados em centros da prefeitura de Curitiba, localizados nas chamadas Ruas da Cidadania, estruturas criadas para abarcar pequenos negócios locais e órgão públicos no intuito de realizar o atendimento aos cidadão. os Espaços Empreendedores estão vinculados à Agencia Curitiba, órgão com status de secretaria municipal responsável pela gestão e promoção de iniciativas empreendedoras e inovadoras na cidade.

No ultimo ponto da agenda estabelecida, os docentes viajaram para São Paulo no dia 16 de setembro (sábado) com o intuito de realizar uma visita ao IBMEC no dia 18 (segunda-feira). Durante a visita, foram recepcionados pelos gestores da instituição em São Paulo: Samyra Zanotti (Superintendente de Admissões de Alunos), Yghor Macedo (Gerente de Relações Corporativas) e Thais Reis (Coordenadora de Cursos de Graduação). Estes representantes apresentaram o modelo inovador de trabalho do IBMEC, que volta a São Paulo depois de 10 anos afastado do estado, e realizaram uma visita às instalações físicas. O IBMEC é uma referência nacional em formação de profissionais da área de negócios, e a visita representou um marco aos professores da UFAL, por ter introduzido uma forma prática e dinâmica de conduzir a formação de alunos sob uma mentalidade empreendedora que está presente não só nos conteúdos dos cursos de graduação e pós-graduação da instituição, mas no proprio modelo e abordagem didática de seus professores, possibilitando, dentre outras características, o intercambio com instituições norte-americanas para que os alunos tenham um contato diretor com o estilo de formação e ainda com mercado internacional. Com a realização desta visita, os docentes encerraram a agenda, retornando para Alagoas no dia 20 de setembro (quarta-feira).

Estas visitas foram realizadas conforme planejamento do Convenio de Educação Empreendedora firmado entre a UFAL e o SEBRAE, tendo como objetivo o conhecimento e captação de modelos novos de capacitação e apoio às iniciativas empreendedoras no estado de Alagoas, principalmente no semiarido alagoano.