Primeiro professor surdo do Campus do Sertão da Universidade Federal de Alagoas entra em exercício em Delmiro Gouveia

10/02/2018 11h15 - Atualizado em 01/03/2021 às 11h53

O professor Adeilson da Silva Alves, natural de Maceió-AL, se apresentou na Universidade Federal de Alagoas/Campus do Sertão na última quinta-feira, 01/02/2018, para assumir suas atividades como professor do magistério superior na área de Libras, tornando-se o primeiro professor surdo do Campus.

Em 2008, Adeilson iniciou os estudos no Curso de Licenciatura Letras/Libras no Pólo IFRN pela UFSC. Quando se formou em 2012, fez especialização em Libras em Natal-RN. Seu desejo é continuar os estudos na UFAL, onde pretende cursar mestrado, uma vez que a instituição já oferta mestrado em linguística, em Maceió, com alguns alunos surdos e possui o profissional intérprete de libras.

Com relação às perspectivas no Campus do Sertão, pretende contribuir com um projeto de extensão, onde a comunidade ouvinte possa aprender a língua de sinais como segunda língua. Ainda pretende realizar atividades com os surdos que ainda não conhecem a língua.

Através da interpretação para o português do Prof. Cristiano Vilela, professor de Libras já lotado no Campus, Adeilson relatou que sentia-se muito feliz com essa nova conquista, além de deixar recado aos surdos de que, com muita determinação e esforço, é possível alcançar realizações como esta.

Libras é a língua da comunidade surda do Brasil, oficializada pela Lei 10.436/2002.