Você está aqui: Página Inicial / Informes / Núcleo de pesquisa da UFAL Sertão identifica sítios arqueológicos no Sertão Alagoano
19/03/2019 09h53 - Atualizado em 19/03/2019 10h15

Núcleo de pesquisa da UFAL Sertão identifica sítios arqueológicos no Sertão Alagoano

Os sertões nordestinos ainda guardam marcas da intensa ocupação dos povos indígenas que viveram nesta região desde muito antes da chegada dos europeus. No último dia 16 de março, integrantes do Nupeah (Núcleo de Pesquisa e Estudos Arqueológicos e Históricos) realizaram visita à localidade conhecida por Assentamento Lameirão, na cidade de Delmiro Gouveia. A visita teve por objetivo identificar novos sítios arqueológicos na região, após um convite feito por integrantes do grupo Trilheiros Verêdas da Caatinga. Dona Rosângela, moradora do Assentamento e integrante do grupo de trilheiros foi quem nos levou até os sítios. Visitamos três sítios arqueológicos, e em todos eles as pinturas rupestres encontram-se muito bem preservadas, possibilitando análises que permitam compreender melhor como esses povos viviam. Vale ressaltar a importância da comunidade local na preservação desse patrimônio.

Fizemos uma caracterização gráfica inicial, registro fotográfico, e coletamos informações para preenchimento de formulário que seguirá para o IPHAN com o objetivo de informar a existência desse patrimônio bem como inserir os sítios arqueológicos no banco de dados do Cadastro Nacional de Sítios Arqueológicos.

Dois estudantes integrantes do Nupeah irão dar prosseguimento as análises. Henrique Correa da Silva, estudante do 5º período do curso de História da UFAL Campus Sertão utilizará os sítios identificados como objeto de sua pesquisa, e José Aparecido Moura de Brito, ex aluno do mesmo curso, já trabalha na elaboração de seu projeto de mestrado para prestar seleção ainda este ano, tendo os sítios do Assentamento Lameirão como objeto de pesquisa.