Buscar

Você está aqui: Página Inicial / Informes / Informes

Informes

Teste

Publicada retificação da lista de candidatos indeferidos do Edital 2014.1 da Assistência Social (PROEST)

Prezados Estudantes, devido um problema técnico no arquivo, a relação dos Candidatos Indeferidos do Edital 2014. 1 da Assistência Estudantil saiu de forma incompleta no site (faltando nomes), está novamente publicado no site através de Retificação.

O Estudante que tiver seu nome nesta nova relação terá até a data abaixo para entregar os documentos solicitados junto com a ficha de recurso que consta no site e foi encaminhada por e-mail.

DATA PARA ENTREGA DE RECURSO DA NOVA LISTA:

  • 30/10/2014 - quinta-feira - DAS 9:00 ÀS 12:00; DAS 15:00 ÀS 19:00 NO ANTIGO AUDITÓRIO.
  • 03/11/2014 (SEGUNDA-FEIRA) - DAS 9:00 ÀS 12:00; DAS 15:00 ÀS 19:00 NO NAE (apenas para o estudante dessa 2ª Relação)


VEJAM A 2ª LISTA E O FORMULÁRIO DE RECURSO AQUI.

Informativo do Campus do Sertão N. 2 - Outubro/2014

A Universidade Federal de Alagoas Campus do Sertão, não para em suas atividades acadêmicas, administrativas e de gestão de pessoas. Nos últimos 15 meses, mais de 23 servidores foram contratados por via de concurso público, aumentando, exponencialmente, o número de servidores em Delmiro Gouveia e Santana do Ipanema. Esse compromisso da atual gestão, em sintonia com as demandas advindas dos colegiados de cursos, dos setores de serviços, da articulação fundamental com o corpo técnico administrativo, e com apoio de diversas pró-retorias, se traduz em números efetivos a favor de nosso
campus e do fortalecimento da nossa identidade institucional.

[PAPMEM] Edição 2014.2 - Inscrições Abertas

PAPMEM - Programa de Aperfeiçoamento para Professores de Matemática do Ensino Médio

 

Apresentação  


Durante o período de 21 a 25 de Julho de 2014 será realizado na Universidade Federal de Alagoas - Campus do Sertão - Delmiro Gouveia, o Curso de Aperfeiçoamento para Professores de Matemática do Ensino Médio. Este curso, feito em parceria com o IMPA - Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada, localizado no Rio de Janeiro, tem como um de seus objetivos, capacitar professores de Matemática que estão atuando no ensino médio. 

Os participantes assistirão aulas expositivas no período da manhã, ministradas pelos professores do IMPA e, no período da tarde, participarão de trabalhos em grupo, conduzidos localmente.

Para este curso, serão abordados tópicos do livro Temas e Problemas Elementares, da coleção Meu Professor de Matemática, que serão oferecidos gratuitamente.

 

Vagas


Serão oferecidas 60 vagas, sendo 50 com bolsa no valor de R$ 200,00 (a ser confirmado pelo IMPA).

 

Inscrições


Poderão se inscrever professores de Matemática que estejam atuando em escolas públicas ou privadas e alunos de Licenciatura em Matemática no modelo presencial ou a distância.         

Os interessados em participar do curso, podem se inscrever de três modos: através do email  papmem.sertao@outlook.com; na secretaria do Campus do Sertão em Delmiro Gouveia ou na unidade de ensino em Santana do Ipanema. Basta entregar o formulário de inscrição, disponível no site http://www.ufal.edu.br/sertao, devidamente preenchido.

O período de inscrição é de 19/05/2014 a 18/07/2014.

 

 

Seleção


Serão utilizados como critério de seleção: a profissão do participante, teor da redação (no formulário de inscrição) e ORDEM DE INSCRIÇÃO. O resultado da seleção estará disponível a partir do dia 19/07/2014 nos locais de inscrição e no site da UFAL-Sertão.

 

 

Equipe de Trabalho

 

Prof. Carlos Eduardo Müller

Prof. Gabriel Soares Bádue

Prof. Rodrigo Fernandes de Moura Melo (coordenador)

Tec. Luam Leiverton Pereira dos Santos

Sec. Larissa Costa Chaves

 

 

Mais informações


 papmem.sertao@outlook.com

 http://www.impa.br/opencms/pt/programas/programa_ensino_medio/ensino_medio_2014_modulo2.html

Aula inaugural do Curso de História 2014.1

A Coordenação e o Colegiado do Curso de História convidam os estudantes, os professores, os técnicos e a comunidade acadêmica do Campus do Sertão para a conferência\aula inaugural (do curso de História da UFAL\ Campus do Sertão):

 

Conferência: O Sertão do Padre Cícero

Profa. Dra Luitgarde Oliveira Cavalcanti Barros (UERJ),

Dia: 05\06\2014  (quinta-feira)

Horário: 19 horas

Local: Auditório Graciliano Ramos

[NTI]NTI Convoca comunidade acadêmica para recadastramento de emails

O NTI da UFAL Campus Sertão solicita a todos os usuários que possuem e-mail que realizem a ativação do serviço de recebimento automático de e-mails pelo link https://sistemas.delmiro.ufal.br/naoperturbe  até o dia 26 de maio de 2014. Essa ativação é importante para que o aluno continue a receber os e-mails da biblioteca, do corpo administrativo e docentes.

Esse recadastramento é importante para que o membro possa continuar recebendo os comprovantes de empréstimos e outras operações do sistema da biblioteca SISB. E também dos informativos divulgados pela ferramenta E-Compositor.

Professor do Campus do Sertão publica livro no exterior e é destaque internacional

O engenheiro formado pela Ufal fez doutorado nos Estados Unidos e retorna ao Brasil levando a experiência para o Campus do Sertão

O livro publicado por uma editora alemã é a mais recente conquista do professor do Campus do Sertão, Márcio Cavalcante. Disponível nas maiores lojas virtuais do mundo, o livro publicado em inglês intitulado “Generalized Finite-Volume Micromechanics Theory” foi resultado da tese de doutorado do professor  na Universidade de Virgínia, Estados Unidos. A coautoria da obra é assinada por Marek-Jerzy Pindera, orientador de Márcio durante os 3 anos de doutoramento.

Já no mestrado realizado na Ufal, sob orientação do professor Severino Marques, ele deu início a um trabalho que chamou atenção do pesquisador Pindera. As pesquisas abordavam o comportamento termo-mecânico de materiais compósitos. Mas os planos de aprofundar o trabalho teve que ser adiado para começar outra fase importante da carreira: a docência. Em 2006, Márcio Cavalcante foi nomeado professor do Campus Arapiraca e quando a necessidade de outro título ficou em evidência, ele abriu mão de algumas coisas e partiu de Alagoas para alcançar novas possibilidades no exterior.

“Eu me sinto um privilegiado. Teve uma dose de sacrifício pessoal, porque toda ambição exige da gente sacrifício, mas o incentivo familiar e de colegas de trabalho foi muito importante nesse caminho”, lembrou Márcio. As escolhas acertadas logo renderam bons resultados. Entre mestrado e doutorado foram dezenas de publicações de artigos, dentre elas, 13 em revistas internacionais.

A compilação desses artigos que passaram pelo criterioso crivo de comissões editoriais das revistas foi o impulso para a tese de doutorado e a essência do livro. “Nós modificamos a metodologia empregada pelo grupo do professor Pindera na modelagem de materiais compósitos, que apresentam mais de um constituinte e um comportamento diferenciado dos materiais convencionais, a exemplo dos materiais reforçados por fibras de vidro ou carbono, como os utilizados na indústria aéreo espacial, porque são resistentes, bastante rígidos e ao mesmo tempo leves. Nossa contribuição foi mudar a metodologia, adicionamos uma flexibilidade que não tinha, descaracterizando a necessidade de usar elementos retangulares. O resultado foi poder modelar com maior eficiência e precisão o comportamento termomecânico destes materiais.”, explicou.

Os estudantes, engenheiros e cientistas interessados no trabalho desenvolvido pelo professor Márcio Cavalcante em parceria com Marek-Jerzy Pindera podem adquirir o livro em lojas virtuais.

Talento brasileiro

Com destaque na área, aos 35 anos, o jovem talento alagoano de Palmeira dos Índios não demorou muito para voltar às raízes. Ele recebe um incentivo do Programa Ciência sem Fronteiras para realizar suas pesquisas no Brasil. “O intuito dessa bolsa é atrair brasileiros que fizeram doutorado no exterior e muitas vezes ficam lá fora porque são convidados a trabalhar em grandes empresas. A finalidade é pegar essa turma que tem boa qualificação e trazê-los de volta ao Brasil para contribuir e passar a experiência para cá”, ressaltou Márcio.

Em solo nacional, o pesquisador retomou a paixão pela docência e foi aprovado no final de 2013 no concurso de professor da Ufal para o Campus do Sertão. Márcio Cavalcante ministra disciplinas na área de mecânica computacional nos cursos de Engenharia Civil e de Produção, além de ser professor do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil (PPGEC) da Ufal, o mesmo onde deu os primeiros passos na pesquisa.

“Ter escolhido voltar para o Brasil e para a Ufal é, de certa forma, um sentimento de gratidão e também a vontade de trabalhar com aquelas pessoas que são referências para mim”, destacou o professor que, sem dúvidas, tem muito a contribuir.

Fonte: http://www.ufal.edu.br/noticias/2014/05/professor-do-campus-do-sertao-publica-livro-no-exterior-e-e-destaque-internacional

[NAE] Informe aos Bolsistas e Tutores Permanência e BDI

Seguindo as orientações do Departamento de contabilidade e finanças- DCF e da PROEST, INFORMAMOS QUE: MESMO EM PERÍODO DE GREVE O PAGAMENTO DOS BOLSISTAS ESTÁ CONDICIONADO À ENTREGA DO RELATÓRIO DE FREQUÊNCIA DEVIDAMENTE PREENCHIDO( dados do bolsista, assinatura/rubrica e carimbo do tutor, coordenador ou diretor).Para aqueles alunos que estão vinculados a setores que aderiram à greve, e, em razão disso, não compareceram as atividades durante o mês março e abril , a frequência deverá ser entregue e será assinada pela Coordenadora da Assistência Estudantil em Delmiro.

OBS: os bolsistas que devem frequência deverão comparecer ao NAE nos dias 20 e 21 (terça e quarta) para entregá-la devidamente preenchida.

A partir de Junho a frequência deve ser entregue todo dia 16, sob pena do bolsista ter o pagamento suspenso no mês. Quando esta data cair nos fins de semana, o bolsista deverá entregar no primeiro dia últil subsequente.

Informo ainda,  os bolsistas que recebem bolsa permanente e se inscreveram em  projetos de extensão, monitoria e outros com direito a bolsa, havendo acúmulo será desligado da bolsa permanência e não mais poderá ser inserido, conforme a normatização PROEST:

7  Dos  critérios  para  o  desligamento  do  Programa  Bolsa    Permanência,  Programa  Bolsa  de  Desenvolvimento  Institucional - BDI,   bem  como    Auxílio  Alimentação  e  Auxílio  Moradia:I  –  Ser  beneficiário  por  outro  tipo  de  bolsa  concedida  pelo  poder  público.

Todos os alunos inseridos na Assistência Estudantil do Campus já estão cientes da proibição do acúmulo de bolsas (informação repassada no ato da inscrição nos programas e  todos os meios de comunicação do NAE com os alunos). O Acúmulo de bolsas tem implicações sérias para os alunos e todos os responsáveis no processo. Por isso, conto com a colaboração de todos!

Concurso Técnico-Administrativo - 7 vagas para o Campus Sertão

Estão abertas as inscrições para o Concurso Público para provimento de cargos da Carreira Técnico-Administrativa, regido pela Lei 11.091 (PCCTAE), o certame oferece vagas, cuja regulamentação e as vagas estão distribuídas em 3 editais (24/14, 25/14 e 26/14).

Para o Campus Sertão estão sendo oferecidas 7 vagas, distribuídas nos cargos de Auxiliar de Biblioteca, Administrador, Engenheiro Civil, Técnico de Laboratório/Edificações, Técnico de Laboratório/Física, Técnico de Laboratório/Industrial, Tradutor e Intérprete de Língua de Sinais.

O período de inscrição é de 25/02 a 17/03/2014. Os editais com todas as informações cabíveis estão disponíveis no site da copeve, organizadora de certame.

Mestrado em História abre seleção para aluno especial, com vagas para o Campus Sertão

O Programa de Pós-Graduação em História (PPGH) abriu inscrições para seleção de alunos especiais para o mestrado em História da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), semestre 2014.1. O atendimento aos interessados está funcionando na secretaria do PPGH, localizado no prédio do Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes (Ichca), das 8h às 14h. A chamada encerra-se em 10 de março.

As disciplinas ofertadas para este semestre são: Metodologia e Pesquisa Social sobre Religiões (13 vagas); Conflito e Liberdade Política (10 vagas); Seminário de Leitura: Modelos de História Cultural (8 vagas); Arte, Política e Cultura no Brasil Contemporâneo (10 vagas - será realizada no Campus de Delmiro Gouveia); e História,
Memória e Patrimônio Cultural (15 vagas - disciplina condensada).

A análise de currículo acontecerá de 11 a 12 de março, a divulgação dos resultados, dia 13, e as matrículas, dia 14. As aulas têm início em 17 de março. O candidato pode escolher até duas disciplinas e as inscrições de cada uma delas devem ser feitas separadamente. Para mais informações, confira o edital e o formulário de inscrição no site do PPGH.

Pesquisa resgata história da interiorização da Ufal

Trabalho vai contribuir com a preservação da memória do Campus do Sertão e os primeiros resultados da educação superior no interior de Alagoas

A sede do Campus da Universidade Federal de Alagoas no Sertão, inaugurada pelo Reitor Eurico Lôbo no dia 13 de dezembro de 2013, é um espaço novo, mas já faz parte da história de Alagoas. O processo de interiorização do ensino superior começou em 2008, quando a Ufal toma a decisão de iniciar os trabalhos de expansão. A memória desse início até a implantação do Campus do Sertão é objeto de pesquisa da aluna Cristina Gaia, do curso de licenciatura em História, em Delmiro Gouveia.

Sob a orientação do professor José Vieira da Cruz, o trabalho está em fase de coletar dados em fotos, notícias de jornais, atas, relatórios, cartas, ofícios, portarias, vídeos e outras fontes significativas sobre o processo de constituição da comunidade acadêmica do Sertão, a instalação, a organização e as perspectivas do Campus. Cristina Gaia ainda tem realizado entrevistas com as pessoas que participaram ou participam, atualmente, da experiência de implantação do ensino superior na região sertaneja.

“Está sendo um grande desafio escrever sobre algo tão próximo e do qual fiz parte diretamente, mas sem perder o foco na objetividade necessária para a execução de um trabalho científico. Além disso, percebo a importância de contribuir com os primeiros registros e análises sobre a história do Campus do Sertão”, destacou Cristina.

A pesquisadora revela que a história da implantação do ensino superior no Sertão é repleta de acontecimentos que envolvem o perfil da comunidade acadêmica, a administração da Ufal, o programa de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni), entre outras experiências e desafios até a inauguração do Campus. A Ufal chegou às cidades de Delmiro Gouveia e Santana do Ipanema levando a oportunidade de formação em oitos cursos de graduação, sendo quatro deles licenciatura, além de uma pós-graduação em Educação Étnica e Racial.

Cristiane Gaia está no último período do curso de História e a pesquisa que vai materializar a memória do início do Campus se somará ao conjunto de estudos produzidos pela turma dos primeiros alunos formados pela Ufal no Sertão.

Projeto mais amplo

O trabalho de pesquisas sobre a história e a memória do Campus do Sertão, que será apresentado na conclusão do curso de licenciatura em História da aluna Cristina Gaia, faz parte do projeto “Vozes do Ser-tão nas tramas de Mnemósine”, vinculado ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic), realizado em parceira da Ufal com CNPq e a Fundação de Amparo à Pesquisa de Alagoas (Fapeal).

“Esse projeto tem como objetivo principal constituir um banco de entrevistas com relatos de experiências sociais, culturais e políticas no Sertão do Estado de Alagoas, inclusive as relativas à implantação do ensino superior público federal na região”, ressaltou o professor José Vieira Cruz.

Construído a partir de uma discussão bibliográfica centrada no debate da expansão e da interiorização do ensino superior no Brasil, o trabalho é apenas um passo de um longo caminho. “Penso que seja uma contribuição importante que deve suscitar outras pesquisas tanto no campo da história quanto em áreas como Pedagogia e Letras, entre outras. Os significados relativos à implantação da Ufal na mesorregião alagoana devem ir além das questões quantitativas e ter um reflexo qualitativo importante também para as regiões circunvizinhas, a exemplo dos municípios da Bahia, de Sergipe e de Pernambuco, próximos ao Campus do Sertão”, acrescentou Cristina Gaia.

 

Fonte: http://www.ufal.edu.br/noticias/2014/01/pesquisa-resgata-historia-da-interiorizacao-da-ufal

Projeto de Extensão Olhares de Clio promove Lançamento do Livro: "O Programa de Instrução Pública de Tavares Bastos"

Dentro das atividades do curso de extensão "Olhares de Clio", em atividade no Campus do Sertão desde março de 2013, após a realização da mesa-redonda “História da Educação e Avaliação do Ensino”,  às 20h00, do dia 11 de fevereiro, no auditório do Campus, será lançado o livro “O Programa de Instrução Pública de Tavares Bastos (1861-1873) - concepções a partir do modelo norte-americano”, de autoria da Profª Drª Josefa Eliana Souza.


Sinopse

 

Neste estudo, “O Programa de Instrução Pública de Tavares Bastos (1861-1873) - concepções a partir do modelo norte-americano”, a autora, Profª Drª Josefa Eliana Souza, docente da Universidade Federal de Sergipe,  examinou os escritos de Aureliano Cândido Tavares Bastos, parlamentar e intelectual alagoano, que obteve grande projeção no cenário nacional no final do século XIX,   com a finalidade de compreender o modo como esse autor/parlamentar tratou a instrução pública brasileira, na década de 1860 e início de 1870 e o uso que fez de referentes norte-americanos para estruturar suas argumentações. Os panfletos de Tavares Bastos têm interessado pesquisadores que buscam pesquisas de diversas naturezas; seja no campo da economia - livre cambismo, defesa da abertura do Rio Amazonas e navegação de cabotagem; social - incentivo à vinda de emigrantes estrangeiros para o Brasil; ou no âmbito da política – descentralização, reformas financeira, eleitoral, da magistratura. As discussões sobre a educação brasileira, em particular, estão presentes nos escritos de Tavares Bastos, desde “Os males do presente e as esperanças do futuro”, lançado em 1861, ou nas “Cartas do Solitário” que publicou em 1862, passando por “A Província”, em 1870, até a publicação de “Reforma Eleitoral e Parlamentar”, em 1873, o deputado alagoano criticou e ao mesmo tempo, sugeriu transformações na instrução pública brasileira. Desde 1855, por meio das aulas ministradas pelo professor Tell Ferrão, na Faculdade de Direito de São Paulo, que Tavares Bastos passou a ordenar os seus projetos a partir dos valores norte-americanos. Para estruturar as ideias tomou como referentes às contribuições de Horace Mann e Alexis de Tocqueville. Apesar das marcas da cultura europeia, é inegável o destaque que foi concedido por Tavares Bastos a contribuição norte-americana. Segundo o parlamentar alagoano, não existia um modelo mais apropriado do que o daquela sociedade para servir de referente ao povo brasileiro. Nesse sentido, acreditava que era conveniente despir das heranças da colonização portuguesa a aproximar-se, cada vez mais, daquele que seria o caminho para a prosperidade, crescimento moral e intelectual. Enfim, o caminho mais curto para a civilização era o modelo norte-americano.

 

Mesa Redonda "História da Educação e Avaliação de Ensino"

Antes do lançamento do livro, será realizada mais uma atividade do curso de extensão “Olhares de Clio”, desta feita a mesa-redonda “História da Educação e Avaliação do Ensino”,  que ocorrerá no dia 11/02/2014, uma terça-feira, às 18h00 horas, no auditório Graciliano Ramos, Campus do Sertão/UFAL. A mesa terá a participação da Prof.ª Dr.ª  Josefa Eliana Souza (UFS), do Prof. Msc. Marcos Paulo de Oliveira  Sobral (UFAL)  e a coordenação do Prof. Dr. José Ivamilson Silva Barbalho (UFAL).

 

Mais informações em: http://historiasertaoufal.blogspot.com.br/ 

PAPMEM - Comissão Organizadora torna público a Lista de Selecionados para curso de Aperfeiçoamento

A Comissão Organizadora do PAPMEM, vem através desta, tornar público a Lista de Selecionados a participar do Curso de Aperfeiçoamento de professores de Matemática do Ensino Médio.

Neste curso, serão abordados temas do livro Temas e Problemas, da coleção Meu Professor de Matemática, cujo material didático será oferecido gratuitamente.

Além disso, serão disponibilizadas bolsas de estudos, aos estudantes selecionados.

Maiores informações aqui.

UFAL-Sertão convida para Solenidade de Inauguração do Campus Sede Delmiro Gouveia

A Universidade Federal de Alagoas - Campus Sertão, tem a honra de convidar toda sociedade sertaneja à participar da Solenidade de Inauguração Oficial da Unidade Delmiro Gouveia, Sede do Campus.

Este momento marcante acontecerá na próxima Sexta-Feira, 13 de dezembro de 2013, no Auditório da Unidade Acadêmica, às 10 horas, e deverá contar com a presença de algumas autoridades.

Além da Solenidade de inauguração, ocorrerá a cerimônia de posse dos professores aprovados no último concurso para provimento efetivo neste campus.

NAFE-UFAL promove o II Torneio Integração de Tênis de Mesa no Campus Sertão

No dia 20 de novembro (quarta-feira, feriado da Consciência Negra em Alagoas)  o Núcleo de atividades Físicas e Esportivas (NAFE) da UFAL Campus do Sertão realizará o II Torneio Integração de Tênis de Mesa com inscrições abertas para Alunos, Professores, Técnicos e Terceirizados lotados em Santana do Ipanema e Delmiro Gouveia até o dia 18/11.

 

As inscrições podem ser realizadas gratuitamente através deste link ou presencialmente na Coordenação de Registro e Controle Acadêmico-CRCA na Administração. O Regulamento da Competição pode ser consultado no arquivo em anexo.

 

As vagas são limitadas!

 

PAPMEM: Campus Sertão promove novo Curso para Aperfeiçoamento de Professores de Matemática

Programa de Aperfeiçoamento para Professores de Matemática do Ensino Médio


Apresentação

 

Durante o período de 13 a 17 de Janeiro de 2014 será realizado na Universidade Federal de Alagoas - Campus do Sertão - Delmiro Gouveia, o Curso de Aperfeiçoamento para Professores de Matemática do Ensino Médio. Este curso, feito em parceria com o IMPA - Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada, localizado no Rio de Janeiro, tem como um de seus objetivos, capacitar professores de Matemática que estão atuando no ensino médio. 

 

Os participantes assistirão aulas expositivas no período da manhã, ministradas pelos professores do IMPA e transmitidas ao vivo via internet e, no período da tarde, participarão de trabalhos em grupo, conduzidos localmente.

 

Para este curso, serão abordados temas do livro Temas e Problemas (não é o mesmo utilizado em julho!), da coleção Meu Professor de Matemática, que serão oferecidos gratuitamente.

 

Vagas

 

Serão oferecidas 60 vagas, sendo 50 com bolsa no valor de R$ 225,00 (a ser confirmado pelo IMPA).

 

Inscrições

 

Poderão se inscrever professores de Matemática que estejam atuando em escolas públicas ou privadas e alunos de Licenciatura em Matemática no modelo presencial ou a distância.         

 

Os interessados em participar do curso, podem se inscrever de três modos: através do email  papmem.sertao@outlook.com; na secretaria do Campus do Sertão em Delmiro Gouveia ou na unidade de ensino em Santana do Ipanema. Basta entregar o formulário de inscrição, disponível no site http://www.ufal.edu.br/sertao, devidamente preenchido.

 

O período de inscrição é de 28/10/2013 a 05/01/2014.

 

 

Seleção

 

Serão utilizados como critério de seleção: a profissão do participante, teor da redação (no formulário de inscrição), data entrega do formulário de inscrição. 

 

O resultado da seleção estará disponível a partir do dia 06/01/2014 nos locais de inscrição e no site da UFAL-Sertão.

 

 

 

Mais informações

 

Campus Sertão promove a I Semana de Engenharias do Sertão

 Durante o período de 11 e 13 de dezembro será realizada na Universidade Federal de Alagoas, em Delmiro Gouveia, a 1ª Semana de Engenharia do Campus do Sertão. Esse evento visa favorecer a integração dos alunos da UFAL (Sertão) com alunos de outras instituições de ensino superior, além de promover o contato entre o meio acadêmico e o mercado de trabalho.

Vagas

No total serão oferecidas 250 vagas destinadas a alunos da Engenharia da UFAL e de outras instituições, profissionais da área de Engenharia e demais alunos do Campus do Sertão.

Programação

ARQUIVO EM ANEXO


Inscrição e submissão de trabalhos
As inscrições podem ser feitas através do site do evento www.semenge.com ou pessoalmente na UFAL (Campus Delmiro Gouveia).
Valores e prazos:
• R$20 – de 01/10/2013 e 30/11/2013;
• R$25 – de 01/12/2013 a 11/12/2013


Submissão de Trabalhos
• Período:  de 01/10/2013 e 23/11/2013


Maiores Informações
Tel.: (82) 3214-1918 / (82) 3214-1919

Editais de Reopção e Transferência Externa para o Campus Sertão

A Coordenação de Registro e Controle Acadêmico-CRCA torna público que, no  período de 14/10/2013  a 17/10/2013  estarão  abertas  as  inscrições  para  Transferência e Reopção  de  Cursos,  ano  letivo  2013/2, da Universidade Federal de Alagoas – Campus Sertão (Delmiro Gouveia).

Estão sendo disponibilizadas 201 vagas para Transferência Externa e 170 vagas para Reopção, distribuídas entre todos os cursos no SISTEMA SERIADO da Unidade Delmiro Gouveia.

Maiores informações podem ser obtidas nos editais publicados aqui e também disponibilizado em anexo.

Workshop de Eletrotécnica

Os Cursos de Engenharias de Produção e Civil, que compõem o Eixo da Tecnologia promovem o I Workshop de Eletrotécnica, com tema central Geração de Energia Elétrica. O evento será realizado nesta Sexta-feira (04 de outubro de 2013), das 08 às 12:00 h, no auditório do Campus, onde serão proferidas palestras, discussões e apresentação de maquetes..

Eleições para composição do Colegiado do Curso de Engenharia de Produção

A Coordenação do Curso de Engenharia de Produção comunica que na próxima Quarta-feira (28/08/2013), das 08 as 17:00 hs. estará acontecendo nas dependências do Campus Sertão-Delmiro Gouveia, a eleição para os representantes docentes do Colegiado do curso.

A eleição é aberta a toda comunidade acadêmica, sendo necessário a apresentação de documento de identidade com foto.

A Chapa única é formada pelos professores: Alexandre Lima, Gabriel Bádue, Marcelo Felisberto, Robério Santos e Tânia Vonronkoff, como titulares, e Antônio Neto, Raniere Pereira, Viviane Costa, Cicero Rita e Thiago Pereira, como suplentes.

Palestra Pedagogia Hospitalar

A UFAL, Campus Sertão promoverá no período de  26 de agosto, a partir das 19 h e 27 de agosto às 07 h e 30 min, no Auditório Provisório do Campus uma Palestra que tratará da temática "PEDAGOGIA HOSPITALAR" ministrada pela Professora Drª. Ercília Maria Angeli Teixeira de Paula, da UEM - Universidade Estadual do Paraná.

O evento constitui uma nova etapa do Ciclo de Palestras e Reflexões: Tópicos Especiais da Educação Básica, organizado pelo Eixo Educação como parte do programa da disciplina Projetos Integradores I.

Mesa Redonda discute o Mundo do Trabalho no Nordeste

O Curso de Extensão Olhares de Clio, promoverá no dia 27 de agosto de 2013, às 18:00 hs, no Campus Sertão, uma mesa redonda com tema central  Mundo de Trabalho no Nordeste, coordenada pelo Profº Msc. Gercinaldo de Moura Medeiros, e contando com a participação do Profº Dr. Osvaldo Batista Acioly Maciel (UFAL) e o Profº Msc.  Eltern Campina Vale (UFAL).


Sobre o Curso


O Curso Olhares de Clio tem por objetivo discutir temáticas do campo de saber e do ensino de História que possam ser compartilhados pela comunidade. Em torno desse propósito, o curso segue a metodologia de 01 encontro mensal, previstos para os próximos 12 meses e conta com conferências e mesas-redondas que tratam sobre temas relacionados a técnicas de pesquisa, a História de Alagoas, aos estudos culturais, a metodologia do ensino de História e a discussões interdisciplinares.

As inscrições são gratuitas e o curso oferecerá certificado para aqueles que alcançarem 75% de frequência.

Iniciado, no dia 17/04/2013,  o curso contou com a conferência da Profª. Drª. Janaína Mello (UFS/UFAL), que versou sobre a temática da História e Patrimônio Cultural, na qual discutiu os significados do Registro do Patrimônio Vivo (RPV) em Alagoas, através da História do artesanato em barro da comunidade do Muquém.

A segunda atividade ocorreu no dia 13/05/2013, no auditório do Campus. Na oportunidade foi realizada a mesa-redonda dedicada a Educação e Ensino de História formada pelo Prof. Dr. Itamar Freitas (UFS), pelo Prof. Msc. Marcos Ricardo de Lima (UFAL) e sob a coordenação do Prof. Msc. Gustavo Gomes (UFAL)
 

Inscrições e mais informações podem ser obtidas na página do curso.

Convite: Reflexões no Campus (Visões Antropológicas) - Lançamento de Livros: Coletâneas Indigenistas

A UFAL-Campus Sertão convida toda comunidade acadêmica e a sociedade em geral para participar do Lançamento de uma coletânia de  Livros que abordam a questão Indigenista, intitulada Reflexões no Campus: Visões Antropológicas.

 

O evento acontecerá no dia 22 de agosto de 2013, das 18 as 20:00 hs, no Auditório do Campus Sertão, e contará com a apresentação dos livros descritos abaixo:

  • Discurso como Prática de Transformação Social: o político e o pedagógico na educação intercultural Pankará.  Autor: José Ivamilson Silva Barbalho;
  • Aldeando Sentidos: Os Xucuru-Kariri e o Serviço de Proteção aos índios no Agreste Alagoano.  Autor: Aldemir Barros da Silva Júnior;
  • A Educação dos Jiripancó: uma reflexão sobre a escola diferenciada dos povos indígenas em Alagoas. Autor: Gilberto Geraldo Ferreira.

Curso de atualização para servidores da UFAL - Ambiente Moodle

A UFAL/Campus do Sertão, por meio da Pró-reitoria de Extensão (Proex) e da Coordenadoria Institucional de Educação à Distância (Cied), oferecerá vagas para o Curso de utilização da plataforma moodle.

O Curso é destinado a servidores técnicos e docentes que desejem se familiarizar com a plataforma Moodle, de Educação à Distância e suas funcionalidades.. O período de inscrição vai de 13 à 20 de agosto de 2013, através do preenchimento do formulário disponível aqui.

Curso de Matemática Comunitário - Inscrições abertas para Módulo de Raciocínio Lógico

A UFAL/Campus Sertão, promove o terceiro módulo do Curso Comunitário de Matemática, sobre Raciocínio Lógico, destinado aos candidatos à processos seletivos e concursos. Estão sendo disponibilizadas 60 vagas, distribuídas nas seguintes demandas:

  • 20 para alunos, devidamente matrículados;
  • 10 para servidores e prestadores de serviço;
  • 30 para a comunidade externa;

As aulas ocorrerão nas Terças e Quintas, das 19 às 22 horas, com início previsto para 13 de agosto de 2013 e com duração de 2 semanas, na Sede do Campus Sertão-Delmiro Gouveia-AL.

O Curso é totalmente gratuito..

Inscrições e mais informações aqui.

 

UFAL/Campus Sertão oferece Curso de Extensão em Espanhol

A UFAL/Campus do Sertão, por meio da Pró-reitoria de Extensão (Proex) e da Coordenadoria Institucional de Educação à Distância (Cied), oferecerá vagas para o Curso de Extensão de Espanhol Básico, modalidade à distância, para servidores e alunos do Campus.

O curso tem como objetivo proporcionar ao estudante o desenvolvimento da competência de expressão oral e escrita com recursos interativos via Internet, para o intercâmbio e o acesso a informações relacionadas à língua e à cultura espanhola. As aulas serão ministradas à distância e terão 60 horas de duração no total. Serão realizados dois encontros presenciais: um no início e outro no final do curso.

Para o registro do interesse à vaga, acesse o link correspondente abaixo:

Os alunos devem preencher o formulário disponível aqui.

Já os servidores devem preencher o formulário disponível aqui.

Nova Equipe de Gestão do Campus Sertão

A Direção Geral do Campus Sertão, torna público a nova composição da Equipe de Gestão do Campus Sertão, designando os nomes listados abaixo para os cargos de comissão responsáveis pelas ações estratégicas do Campus nas suas áreas de responsabilidade.

 

Equipe de Gestão


Rogério Brilhantes Gonçalves - Coordenador de Graduação/Coordenador do CRCA

David Nunes da Cunha - Coordenador de Gestão de Pessoas

Prof. Zeno Soares Crocetti - Coordenador de Pesquisa e Pós Graduação

Prof. Eltern Campina Vale - Coordenadora de Extensão e Cultura

Prof. Francisca Maria Teixeira Vasconcelos - Coordenadora Estudantil

Prof. Marcelo Felisberto de Lima - Coordenador de Gestão Institucional

Prof. Maria Aparecida Silva - Coordenadora do Tronco Inicial

 

Coordenadores dos Setores de Apoio Administrativo e Acadêmico

 

Prof. Ana Maria dos Santos - Coordenadora de Monitorias

Prof. Robério José Rogério dos Santos - Coordenador do NTI

Profª. Marilza Pavezi - Articuladora do Ensino à Distância - EAD

Aluísio Norberto dos Santos - Coordenador do NAFE / Vice Coordenador do CRCA

Profª. Vanuza Souza Silva - Coordenadora do NAE

Prof. Cristiano das Neves Vilela - Vice-Coordenador do NAE

Prof. Thiago Trindade Matias - Coordenador do Pólo EAD - Delmiro Gouveia

Rogério Ferreira Marques - Coordenador da Biblioteca

Erisson Rodrigues de Santana - Vice-Coordenador da Biblioteca.

Resultado Seleção do PAPMEM

A Comissão Organizadora do Curso de Aperfeiçoamento de Professores de Matemática do Ensino Médio, torna público o resultado dos alunos que cursarão o módulo previsto para o período de 15 a 19 de julho de 2013, com direito a bolsa.

A Lista Completa está disponível em anexo.

PAPMEM: inscrições prorrogadas

O período de inscrições para o PAPMEM foi prorrogado, a nova data limite é 07/07/2013. São oferecidas 60 vagas para participação no curso, promovido pelo IMPA, em parceria com a UFAL-Sertão, sendo que 50 terão direito a uma bolsa auxílio no valor de R$ 225,00.

O curso é voltado à capacitação de professores de Matemática do Ensino Médio, nesta edição serão abordados conteúdos referentes ao livro "Temas e Problemas Elementares", que na ocasião será distribuído gratuitamente.

Os interessados em participar do curso, podem realizar sua inscrição de três modos: através do email papmem.sertao@outlook.com; na secretaria do Campus do Sertão em Delmiro Gouveia ou na unidade de ensino em Santana do Ipanema. Os interessados devem entregar o formulário de inscrição, disponível em Programa PAPMEM-CAMPUS  SERTÃO.

 

Mais informações sobre o Programa em:

 

Congressos com inscrições abertas ou previstas

Segue uma relação de sites de eventos com inscrições abertas ou previstas.. O conteúdo abordado nestes eventos é muito relevante, uma vez que apresentam atualizações importantes sobre o que há de mais novo em tecnologias nas respectivas áreas.. Além disso, pode contar para complementação da carga horária flexível, obrigatória para conclusão dos cursos..

Há também a possibilidade de apresentação de trabalhos científicos,  o que contribuirá para enriquecer os curriculums caso se almeje a concorrência em seleções de mestrado, especializações públicas ou concursos públicos.. Os interessados podem se organizar para ir juntos, diminuindo despesas, se houver demanda podem pleitear o apoio das coordenações, desde que com antecedência e sem falar que os eventos serão realizados na região.

Congresso da Sociedade Brasileira de Computação:
http://ic.ufal.br/csbc2013/

Congresso Internacional de Tecnologia na Educação


Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação:

Simpósio de Educação e Comunicação:

Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade

Seminário Nacional de TIC na EAD

http://edapeci.ufs.br/

Simpósio Brasileiro de Tecnologia da Informação
http://www.midiaseducativas.com.br/sbti/

Congresso Norte e Nordeste de Pesquisa e Inovação

http://www.ifto.edu.br/connepi/layout.php

65ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência

http://www.sbpcnet.org.br/recife/home/

PAPMEM: Campus Sertão promove Curso de Aperfeiçoamento para Professores de Matemática do Ensino Médio

Durante o período de 15 a 19 de Julho será realizado na Universidade Federal de Alagoas - Campus do Sertão - Delmiro Gouveia, o Curso de Aperfeiçoamento para Professores de Matemática do Ensino Médio. Este curso, feito em parceria com o IMPA - Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada, localizado no Rio de Janeiro, tem como um de seus objetivos, capacitar professores de Matemática que estão atuando no ensino médio.  

Os participantes assistirão aulas expositivas no período da manhã, ministradas pelos professores do IMPA e transmitidas ao vivo via internet e, no período da tarde, participarão de trabalhos em grupo, conduzidos localmente.

Para este curso, serão abordados temas do livro Temas e Problemas Elementares, da coleção Meu Professor de Matemática, que serão oferecidos gratuitamente.

Estão sendo disponibilizadas 60 vagas, sendo 50 com bolsa. Os professores de Matemática do Ensino Fundamental e Médio, interessados em participar do curso, podem realizar sua inscrição de três modos: através do email papmem.sertao@outlook.com; na secretaria do Campus do Sertão em Delmiro Gouveia ou na unidade de ensino em Santana do Ipanema. Os interessados devem entregar o formulário de inscrição, disponível em anexo, devidamente preenchido.

O período de inscrição é de 13/05/2013 a 30/06/2013.

O resultado da seleção estará disponível a partir do dia 08/07/2013 nos locais de inscrição e neste site.

Mais informações sobre o Programa em: