Buscar

Você está aqui: Página Inicial / Informes / Informes

Informes

Teste

Edição de 2018 do programa Em Ação será lançada em Delmiro Gouveia

Na edição de 2017, o Campus do Sertão abriu uma série de eventos que levariam ao desfecho do programa Em Ação, oriundo de uma parceria entre a UFAL, a SEDETUR e o SEBRAE. O programa culminou em outubro de 2017 com a fase de premiações das ideias mais empreendedoras do estado de Alagoas, oriundas de instituições de ensino superior, dentre as quais a UFAL obteve o 2º lugar com uma ideia submetida por alunos do curso de Engenharia Civil do Campus do Sertão.

Em face deste sucesso, a SEDETUR resolveu iniciar a divulgação do Em Ação 2018 no município de Delmiro Gouveia, estimulando a comunidade jovem universitária tanto da UFAL quanto de outras instituições instaladas no municipio, a participarem, desenvolvendo suas ideias empreendedoras e as colocando em evidência com este novo ciclo para o ano de 2018.

O lançamento do Em Ação 2018 em Delmiro Gouveia irá ocorrer no dia 24 de Novembro (sexta-feira) das 13h às 17h30, no Bello's Bar. As inscrições podem ser realizadas através do site: http://emacao2017.com.br/.

 

Campus do Sertão lembra o Dia do Servidor Público com atividades esportivas e de lazer

Café da manhã partilhado

O Dia do Servidor Público foi lembrado pelos técnico-administrativos do Campus do Sertão com atividades esportivas e de lazer. As atividades começaram logo cedo com uma caminhada, partindo da UFAL até as margens do canal do Sertão. Em seguida, foi a vez das atividades desenvolvidas na sede do Campus com a prática do slackline. A partir das 9 h, café da manhã partilhado seguido da prática do badminton. Fechando a programação, almoço na cidade de Piranhas-AL e o atrativo banho nas águas do Velho Chico.

Todo o evento foi patrocinado pelos técnico-administrativos do Campus do Sertão. Lembrando que o dia do servidor público é dedicado a reflexões sob a atual conjuntura política do país. Mas, também, um dia em que o servidor pode curtir momentos de alegria e descontração.

Projeto UFAL Mais Verde comemora o plantio da milésima árvore no Campus do Sertão

O Projeto UFAL Mais Verde, coordenado pelo Professor José Ivamisom Silva Barbalho, realizou no dia 18/10/2017, durante o I Encontro de Práticas e Educação Escolar Quilombola do Sertão (EPEEQS), cerimônia comemorativa, do plantio da milésima árvore no Campus. O momento foi não poderia ser mais expressivo: mais de duzentos participantes, oriundos de dez comunidades quilombolas, junto com estudantes de diversos cursos, se fizeram presentes. Esse projeto busca articular ações de consciência ambiental junto à comunidade acadêmica do Campus, estimulando práticas de sustentação, conservação e preservação dos espaços verdes: ampliação de áreas com mudas nativas, paisagismo, reciclagem, redução do consumo de energia elétrica, água potável, papel, derivados de plásticos e metal.


O Campus do Sertão dispõe de uma área de 22 hactares de terra. O espaço já construído tem, em seu entorno, locais com diversas espécies nativas – incluindo árvores como caraibeiras e pau roxo – além dos locais de jardinagem, dentro da sede, no prédio anexo (Mandacaru) e Restaurante Universitário (RU). Aumentar, cuidar e conservar esses ambientes é uma necessidade que envolve bastante esforço coletivo, seja com o próprio plantio e conservação, seja com a capinagem ou replantio.


Para chegarmos à milésima árvore, o projeto contou com apoio do canteiro de mudas da CHESF e do Viveiro Florestal do Xingó, parceiros fundamentais nesse processo, quanto à doação de mudas nativas - a eles nossos sinceros agradecimentos. Todavia, a dedicação de um coletivo de pessoas do Campus e apoio expressivo da Direção Geral e Acadêmica (Prof. Agnaldo Santos e Prof. Thiago Trindade) tornaram possíveis atingir essa marca. A expectativa é, em médio prazo, dispormos de um ambiente mais verde, com mais ventilação (minimizando o calor), esteticamente mais bonito, embelezando ainda mais o nosso querido Campus do Sertão.

 

A TODOS/AS NOSSO MUITÍSSIMO OBRIGADO.

UFAL MAIS VERDE, ABRACE ESSA CAUSA!
UM PROJETO DE TODOS/AS

 

I Encontro de Práticas e Educação Escolar Quilombola do Sertão (EPEEQS)

O Campus do Sertão realizou, no dia 18/10/2017, o I Encontro de Práticas e Educação Escolar Quilombola do Sertão (EPEEQS), realizado pelo Projeto Ufal Mais Verde (sob Coordenação do Prof. José Ivamilson S. Barbalho), com parceria do Instituto Vozes Quilombola (sob direção do Prof. José Bezerra).

Durante o evento, com participação de mais de duzentas pessoas, representantes de dez comunidades Quilombolas do Sertão, discutiram-se práticas comunitárias realizadas pelas comunidades presentes e experiências em Educação Escolar Quilombola. O momento foi muito importante por aproximar as comunidades, estreitar laços comuns, articular demandas afins e construir agenda coletiva em torna das questões apresentadas pelas lideranças presentes. A programação contou a participação cultural do Guerreiro da Comunidade Cal, palestras temáticas, e apresentação de relatos de estágios em escolas quilombolas, por estudantes do Curso de Pedagogia. Como desdobramento positivo do evento, está sendo construído um Grupo de Estudo de Educação Escolar Quilombola e Indígena, sob coordenação do professor Ivam e articulando-se, para o final do ano, a realização do II Encontro de Jovens Quilombolas de Alagoas.

A Direção Geral e Acadêmica parabeniza todos os envolvidos na organização e consecução desse momento ímpar para o Campus do Sertão.

1ª Semana da Qualidade no Campus do Sertão

Do dia 7 até o dia 9 de novembro irá ocorrer no Campus do Sertão, a 1ª Semana da Qualidade, promovida pelos alunos da graduação em Engenharia de Produção. Durante o evento haverá uma série de palestras focadas em gestão e qualidade, um curso e uma visita técnica à Braskem em Maceió. 

A proposta da semana surgiu como um programa da disciplina de Gerenciamento de Projetos, sob orientação do prof. Victor de Carvalho, onde os alunos se engajaram em unir suas propostas de projetos para organizar e promover o evento.

As inscrições foram prorrogadas até o dia 30 de outubro, podendo ser realizadas no site https://www.doity.com.br/i-semana-da-qualidade. (Atenção, as vagas para as visitas técnicas estão esgotadas!)

A programação completa encontra-se disponível abaixo.

Programação do dia 7 de Novembro Programação dos dias 8 e 9 de Novembro

Ideia Inovadora de Alunos do Campus do Sertão é 2ª colocada em Premiação Estadual

Mais uma vez o Campus do Sertão se destaca no quesito inovação. No último dia 17 de outubro foi divulgado pela assessoria de comunicação do programa “Em Ação”, promovido pelo SEBRAE e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo do Estado de Alagoas (SEDETUR), o resultado da seleção das 10 ideias mais inovadoras do estado. Dentre os finalistas estão seis alunos do campus do Sertão. A premiação, que ocorreu no dia seguinte, 18 de outubro, aconteceu no Centro de Cultura e Exposições Ruth Cardoso no Bairro de Jaraguá em Maceió-AL, e rendeu a uma ideia, submetida por uma equipe de alunos do alunos do Campus do Sertão, a 2ª colocação no concurso de ideias do Em Ação.

Tal ideia surgiu do projeto orientado pela professora Aline Maria Nogueira Pereira, e executado pelos discentes dos cursos de engenharia civil e de produção na disciplina de Seminário Integrador 2, tendo como objetivo a criação de um protótipo de um biodigestor de lixo orgânico para a produção de biogás para geração de energia. “Diante da falta de coleta seletiva, e de devido tratamento ao lixo orgânico na cidade de Delmiro Gouveia, uma ideia que promova a reutilização desses materiais que outrora eram descartados é de suma importância, bem como demonstra o papel da academia na sociedade sertaneja”, acrescentou a docente.

"Foi maravilhoso o que nos aconteceu. A sensação de ser selecionado entre as dez ideias finalistas foi inexplicável e muito gratificante. Foi tudo fruto de muito esforço, dedicação e do apoio, principalmente, da nossa orientadora, Prof.ª Aline Nogueira, do Diretor do Campus Sertão, Prof. Agnaldo Santos e do Prof. Victor Carvalho. A premiação nos incentiva a sempre buscar o conhecimento de uma maneira mais ampla, não se prendendo à sala de aula, mas indo além com ideias revolucionárias que podem mudar nossa realidade e, consequentemente, o mundo", registra o aluno Murilo Costa, da graduação Engenharia Civil, líder da equipe premiada.

A equipe será incubada na Incubal (localizada no Campus. A. C. Simões em Maceió), recebendo computadores e tablets, além do apoio necessário para dar início aos seus negócios.

 
EQUIPE PREMIADA

Murilo Lima Costa - Líder

Ailton Luiz da Silva Andrade

Anthony Matheus Cavalcante de Melo

 

Colaboradores:

Ewerton Vianna Nobre

Jeffersson do Nascimento Guerra

José dos Santos Andrade Junior

 

Orientadora:

Prof.ª Aline Maria Nogueira Pereira

 

Lançamento Oficial - Programa Permanente de Pesquisa, Ensino, Extensão e Inovação em Desenvolvimento de Sistemas Sustentáveis e Autossustentáveis

Prezada Comunidade Acadêmica do Campus do Sertão!

Comunicamos que o Programa Permanente de Pesquisa, Ensino, Extensão e Inovação em Desenvolvimento de Sistemas Sustentáveis e Autossustentáveis (P3E2IDS2A) está lançando o EDITAL 01/2017 - Chamada Acadêmica para o desenvolvimento de projetos.

O lançamento oficial vai ocorrer nesta quarta-feira, dia 10/11 (uma sexta-feira) às 10:00, no Evento EPEQS - I Encontro de Práticas e Educação Quilombola do Sertão, no intervalo dedicado ao lançamento de livros. Até a data do lançamento oficial, estaremos divulgando o Edital na página do Campus.

O edital e seus anexos estão disponíveis no portal do Campus do Sertão, na aba de "Pesquisa", pasta de "Programas", subpasta "P3E2IDS2A". Abaixo estão os link para acesso direto:

Edital 01/2017

Anexo I

Anexo II

Anexo III

Passo-a-passo para submissão

 Atenciosamente,

  

Líder do GPDTERN no CNPq

Prof. Dr. Agnaldo José dos Santos

 

Vice-líder do GPDTERN no CNPq

Prof. Dr. Marcelo Felisberto de Lima

Coordenador do P32IEDS2A

Prof. Dr. Agnaldo José dos Santos

 

 

Vice-coordenador do P32IEDS2A

Prof. Dr. José Ivamilson Silva Barbalho

Coordenador de Pesquisa do Campus do Sertão

Prof. Dr. Ismar Inácio dos Santos Filho

 

Coordenador de Extensão do Campus do Campus do Sertão

Prof. Dr. Héder Cléber Castro Rangel 

 

Coordenador de Graduação do Campus do Sertão

Prof. Dr. Márcio Ferreira da Silva

 

Diretor Acadêmico do Campus do Sertão

Prof. Dr. Thiago Trindade Matias

Estudante de Engenharia de Produção do Campus do Sertão é aprovado em processo de intercâmbio

Em 1902 Euclides da Cunha já escrevera que “o sertanejo é antes de tudo um forte”, e 115 anos depois Pedro Gustavo Lima, aluno do curso de Engenharia de Produção do Campus do Sertão, ratifica tão célebre frase obtendo êxito no processo de mobilidade acadêmica ofertado pela Universiti Brunei Darussalam (UBD). A Seleção contempla alunos de graduação de todas as áreas do conhecimento matriculados nas Universidades Associadas ao Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras (GCUB). A concorrência visava preencher 3 vagas ofertadas a 77 instituições associadas em território nacional.

Pedro Gustavo é aluno do 9° período do curso e, pela segunda vez o delmirense, é aprovado em um processo seletivo para intercâmbio em instituições estrangeiras, sendo bolsista durante os anos de 2013–2014 pelo Programa Ciência sem Fronteiras, do Governo Federal, em Toronto no Canadá.

Das características do processo seletivo

O Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras (GCUB) é uma associação civil, de direito privado, sem fins lucrativos e econômicos, de caráter acadêmico, científico e cultural, e de duração ilimitada, composta por uma rede de 77 instituições brasileiras de educação superior, fundada em 29 de outubro de 2008. Sua missão institucional é a de desenvolver relações acadêmicas, científicas e culturais entre as instituições associadas, e fomentar a internacionalização universitária por meio de programas, projetos e ações associadas à cooperação internacional. Estas atividades são executadas em parceria com organizações internacionais, universidades estrangeiras, redes universitárias e corpo governamental em um grande número de países. Nacionalmente, o GCUB é apoiado pelo Ministério das Relações Exteriores, Ministério da Educação, Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações e Comunicações, entre outras instituições.

A Universiti Brunei Darussalam (UBD) foi fundada em 1985 enquanto a primeira universidade nacional de Brunei, e hoje é considerada uma das 400 melhores do mundo. Guiada por seus quatro valores centrais – pessoas, expertise, relevância e liderança – em 2009 a UBD implementou o Programa GenNext, que visa formar o aluno por meio do aprendizado pela experiência. Em todos os cursos oferecidos pela instituição, os estudantes passam o terceiro ano envolvidos em atividades de voluntariado, intercâmbio acadêmico ou estágio, fora do campus universitário.

O processo de seleção dos candidatos para o Programa de Mobilidade Acadêmica na Universiti Brunei Darussalam desenvolveu-se em 2 (duas) fases, ambas eliminatórias:

a) Primeira fase: verificação da consistência documental;

b) Segunda fase: análise do mérito das candidaturas: realizada por Comissão de Seleção, formada por três professores: doutores, assessores de relações internacionais e/ou coordenadores de programas internacionais, nomeados por Portaria específica, emitida pela Diretoria Executiva do GCUB.

Os candidatos aprovados na Primeira e na Segunda fase de seleção foram classificados, de acordo com a pontuação recebida, em ordem decrescente, e os três melhores colocados foram aprovados no Programa.

Do auxílio institucional

A Bolsa concedida pela Universiti Brunei Darussalam (UBD) isenta o aluno de todas as taxas de matrícula e mensalidades, contudo a Universidade não custeia despesas de visto, passaporte, passagens, alimentação e hospedagem. Deste modo, fica a cargo da Universidade Federal de Alagoas a contrapartida das passagens aéreas, bem como de uma bolsa para custear a estadia do discente naquele país. O trâmite para concessão deste auxílio encontra-se em análise.

Lançamento do Observatório da Diversidade Étnico-Racial, Gênero e Sexualidades

Aconteceu no dia 25 de setembro de 2017 o lançamento de O Observatório da Diversidade Étnico-racial, Gênero e Sexualidades. Esse Observatório é um dos projetos aprovados pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) e o mesmo está alocado no Campus do Sertão, sendo coordenado pela Prof. Drª Ana Cristina Santos.

O lançamento contou com a presença de estudantes, da Direção Acadêmica do Campus, Gestores municipais e os parceiros institucionais (OAB, Sec. da Mulher e Direitos Humanos, Grupo de Lésbicas e Gays de Delmiro Gouveia).

Foram realizadas duas palestras versando sobre violências e violações de direitos de LGBT fazendo intersecção com a questão racial. Os palestrantes foram: Marina Reidel, coordenadora geral de promoção dos direitos LGBT da Secretaria Especial de Direitos Humanos do Governo Federal e Washington Luiz Dias, Conselheiro Nacional LGBT e Coordenador da Rede Nacional de Negras e Negros LGBT.

O objetivo do Observatório é Elaborar o mapa da discriminação e violações de direitos étnico-racial, das mulheres e LGBT nos municípios que compõem o alto sertão alagoano.

Professores do Campus do Sertão realizam visitas a centros de referência em Empreendedorismo e Inovação Tecnológica

Entre os dias 11 e 20 de setembro, uma comitiva formada pelos professores David Dantas (Engenharia Civil), Francirley Paz e Victor Carvalho (ambos Engenharia de Produção), realizaram uma série de visitas à centros de referência em Empreendedorismo e Inovação Tecnológica.

Os professores partiram no dia 11 de setembro (segunda-feira) rumo a Foz do Iguaçú, realizando no dia 13 (terça-feira), a 1ª visita à Casa do Empreendedor no referido municipio paranaense. Nesta visita, conheceu-se a forma inovadora de trabalho da Casa através do contato com sua diretora, Salete Horst. O órgão está vinculado à Secretaria de Turismo, Industria, Comércio e Projetos Estratégicos de Foz do Iguaçú, tendo sido criado com o intuito de apoiar a criação e o desenvolvimento de micro e pequenos empreendimentos do municipio e de sua ideia, foi inaugurado no dia 14 de setembro o Banco do Empreendedor, iniciativa municipal que irá fomentar os micro e pequenos empreendedores através de empréstimos de recursos para seu estabelecimento e consolidação no comércio local.

No dia 14 de setembro (quarta-feira), o alvo da visita foi o Parque Tecnológico da Hidrelétrica Itaipú, com foco na planta de referência de geração de biogás do Centro Internacional de Biogás. Na oportunidade, os professores foram recebidos pelo engenheiro Rogério Meneghetti que os conduziu junto à outros especialistas através das etapas da planta, apresentando-lhes a forma como o equipamento opera para a obtenção do biogás, atualmente utilizado como combustível para uma parcela da frota da hidrelétrica. A planta foi construida com tecnologia predominantemente nacional, servindo como uma referência para projetos de produção de biogás que estão funcionando em outras localidades. Na oportunidade, o prof. Francirley Paz estabeleceu um link de contato com o pessoal da empresa para fornecimento de dados ao seu projeto de Iniciação Tecnologica intitulado "Caracterização e Análise de Rotas Tecnológicas de Purificação do Biogás para Geração de Energia Elétrica".

Seguindo o roteiro previsto de visitas, no dia 15 de setembro (quinta-feira) os professores chegaram em Curitiba com uma visita marcada para o dia subsequente à um dos Espaços Empreendedores, localizados no bairro da Boa Vista. Foram recepcionados pela coordenadora geral dos espaços, Srª Letícia Justus, que lhes apresentou a forma de trabalho do espaço e sua ideia de distribuir ao longo de vários bairros curitibanos o atendimento, treinamento e apoio aos micro e pequenos empreendedores ou que desejam se estabelecer ou que já possuem seus negócios implantados, mas que desejam se aperfeiçoar/profissionalizar na gestão de seus empreendimentos. Fora o espaço visitiado, há ainda outros 9, todos localizados em centros da prefeitura de Curitiba, localizados nas chamadas Ruas da Cidadania, estruturas criadas para abarcar pequenos negócios locais e órgão públicos no intuito de realizar o atendimento aos cidadão. os Espaços Empreendedores estão vinculados à Agencia Curitiba, órgão com status de secretaria municipal responsável pela gestão e promoção de iniciativas empreendedoras e inovadoras na cidade.

No ultimo ponto da agenda estabelecida, os docentes viajaram para São Paulo no dia 16 de setembro (sábado) com o intuito de realizar uma visita ao IBMEC no dia 18 (segunda-feira). Durante a visita, foram recepcionados pelos gestores da instituição em São Paulo: Samyra Zanotti (Superintendente de Admissões de Alunos), Yghor Macedo (Gerente de Relações Corporativas) e Thais Reis (Coordenadora de Cursos de Graduação). Estes representantes apresentaram o modelo inovador de trabalho do IBMEC, que volta a São Paulo depois de 10 anos afastado do estado, e realizaram uma visita às instalações físicas. O IBMEC é uma referência nacional em formação de profissionais da área de negócios, e a visita representou um marco aos professores da UFAL, por ter introduzido uma forma prática e dinâmica de conduzir a formação de alunos sob uma mentalidade empreendedora que está presente não só nos conteúdos dos cursos de graduação e pós-graduação da instituição, mas no proprio modelo e abordagem didática de seus professores, possibilitando, dentre outras características, o intercambio com instituições norte-americanas para que os alunos tenham um contato diretor com o estilo de formação e ainda com mercado internacional. Com a realização desta visita, os docentes encerraram a agenda, retornando para Alagoas no dia 20 de setembro (quarta-feira).

Estas visitas foram realizadas conforme planejamento do Convenio de Educação Empreendedora firmado entre a UFAL e o SEBRAE, tendo como objetivo o conhecimento e captação de modelos novos de capacitação e apoio às iniciativas empreendedoras no estado de Alagoas, principalmente no semiarido alagoano.

Em Ação - Etapa de Premiação Estadual

Em continuidade às etapas locais de promoção do Em Ação nos municipios de Delmiro Gouveia, Arapiraca e Maceió, a SEDETUR em parceria com a UFAL e com o SEBRAE abre as incrições de equipes para a etapa de premiação para todos os participantes dos eventos locais.

O regulamento para as incrições na etapa de premiação pode ser acessado pelo site: http://emacao2017.com.br/comofunciona/.

Segundo informações da SEDETUR, "as três melhores equipes poderão incubar seus empreendimentos na Incubal e ganharão computadores, tablets e todo o apoio necessário para iniciarem seus negócios. A equipe que conquistar o 1º lugar irá ao CASE, Conferência Anual de Startups e Empreendedorismo, o maior evento para startups da América Latina, nos dia 26 e 27 de outubro em SP".

As inscrições podem ser realizadas através do próprio site do evento: http://emacao2017.com.br/. Basta acessar o site e o link de inscrições estará visível em primeiro plano. 

A equipe de organizações local convida a todos os participantes do Em Ação Delmiro Gouveia a formarem equipes e se inscreverem para participar da etapa estadual de prmeiação.

Aqueles que se inscreverem, desejamos boa sorte!

Em Ação Etapa de Premiações

Estudantes do Campus Sertão realizam audiência com prefeitura de Mata Grande- AL

Na manhã desta quinta-feira 21/09, ocorreu uma reunião nas dependências da Prefeitura Municipal de Mata Grande-AL, contando com a presença do Chefe de Gabinete Sr. Guilherme Júnior, o Secretário de Transportes Sr. Carlos Melo, o Diretor Geral da UFAL- Campus do Sertão, Prof. Dr. Agnaldo dos Santos, o Coordenador de Relações Interinstitucionais, Prof. Dr. José Ivamilson Silva Barbalho, o Coordenador Estudantil, servidor técnico Aluísio Norberto, e a presença de 17 discentes dos cursos de Bacharelado em Engenharia Civil, Bacharelado em Engenharia de Produção, Licenciatura em Letras e Licenciatura em Pedagogia (cursos do período diurno).

A finalidade da reunião foi apresentar ao Chefe de Gabinete e ao Secretário, demanda dos discentes quanto a disponibilização de transporte escolar, regular e gratuito, para os mesmos, conforme parcerias que já existem em outros municípios. Ficou acordado, que o Chefe de Gabinete encaminhará a proposta para análise do prefeito. A reunião sinalizou expectativas positivas quanto a solução da demanda apresentada, e uma acolhida satisfatória da proposta que o coletivo levou. No caso dos alunos de Mata Grande que estudam pela noite, a prefeitura já disponibiliza transporte.

Estes estudantes, desde 2013 fazem o translado sem contrapartida do município. Os que estiveram presentes relataram suas dificuldades quanto a questão financeira, discutindo-se também a distância percorrida em dias letivos, que é de 54 km, requerendo maior atenção com relação a segurança dos transportes. O Chefe de Gabinete se comprometeu dar retorno dos encaminhamentos aos estudantes, com a máxima brevidade. Desse modo, assim que tivermos a resposta da prefeitura, informaremos a comunidade acadêmica do Campus do Sertão.

 

Relação alunos do turno matutino e vespertino da UFAL-Campus do Sertão residentes na cidade de Mata Grande- AL:

 

1. João Paulo Machado de Araújo

Matrícula: 14113630

Turno: Integral

 

2. Lucas Miguel Alencar de Morais Correia

Matrícula: 15113200

Turno: Integral

 

3. Júlia Machado de Araújo

Matrícula: 14113633

Turno: Integral

 

4. Gabriel Souza Pereira

Matrícula: 15214111

Turno: Integral

 

5. Letícia Campos de Lima

Matrícula: 13212359

Turno: Integral

 

6. Egleidson Araújo Brandão

Matrícula: 17112383

Turno: Matutino

 

7. Geovania Graça da Silva

Matrícula: 14212829

Turno: integral

 

8. Maria Iviane Graça da Silva

Matrícula: 15213685

Turno: integral

 

9. Maria Gilvânia Graça da Silva

Matrícula: 13212358

Turno integral

 

10. Weslley Matheus de Oliveira

Matrícula: 17112522

Turno: Matutino

 

11. Silvan dos Santos

Matrícula: 14113617

Turno: Matutino

 

12. Flávia Lopes Pimentel Barbosa.

Matricula: 16211746

Turno: Matutino

 

13. Maria Elizabete do Nascimento Barboza            

Matrícula: 17112430

Turno: vespertino

 

14.  Rômulo Silva Serafim

Matricula: 14113741

Turno: integral

 

15. Maria Josiete Oliveira da Costa

Matricula: 16112059

Turno: vespertino

 

16. João Antônio Lima de Sousa

Matricula: 16112047

Turno: Integral

 

Aluna do curso de Pedagogia obtém direito para retificar nome em registro civil

Na manhã do dia 14/09, no Fórum de Água Branca, a aluna do curso de Pedagogia, Paloma Lorrany da Conceição Lima, teve o pedido de mudança de nome no registro civil aceito pela Justiça alagoana. A decisão é do juiz Filipe Ferreira Munguba, da Comarca de Água Branca, que determinou ainda que no documento dela conste o sexo feminino. Paloma Lorrany é a primeira aluna transexual do Campus do Sertão a usar o nome social e a obter retificação de nome em registro civil. Parabenizamos a aluna por sua força e determinação. Essa retificação é  exercício da cidadania e do respeito. Isso é a garantia do direito de ser cidadã. Parabéns, Paloma Lorrany.

III Encontro de Geografia do Sertão de Alagoas (III EGSA-2017)

“Geografia e seus múltiplos diálogos: desafios e perspectivas para o sertão alagoano”

O Curso de Geografia – Licenciatura – do Campus Sertão, UFAL, tem a honra de convidar a comunidade acadêmica e demais interessados a participarem do III Encontro de Geografia do Sertão de Alagoas (III EGSA), a realizar-se na cidade de Delmiro Gouveia-AL, de 03 a 06 de 2017.
 
Com o tema central “Geografia e seus múltiplos diálogos: desafios e perspectivas para o sertão alagoano”, a comunidade geográfica local, contando com a colaboração de docentes, técnicos, estudantes e especialistas de diversas áreas afins e de várias instituições, oportuniza o debate em torno da produção acadêmica, da troca de experiências e do diálogo aberto sobre a prática da pesquisa, do ensino e da extensão em Geografia, à luz do contexto sertanejo em Alagoas, assim como busca dirimir questões de envolvimento com o desenvolvimento da ciência geográfica, criando novos estímulos à carreira docente.
 
O evento foi pensado como oportunidade de diálogo entre os diversos saberes comuns às ciências geográficas, tentando articular teoria e prática, universidade e sociedade, transformações globais e locais. Nesse sentido, montou-se uma programação composta por conferências, mesas-redondas e palestras com a colaboração de docentes e especialistas da UFAL e de outras instituições, bem como atividades ligadas à oferta de oficinas temáticas e mini-cursos, além de espaços de diálogos voltados à apresentação e à troca de experiências entre pesquisadores, estudantes e docentes.
 
Sejam todos bem-vindos!
 


Ao Campus Sertão - UFAL  - Delmiro Gouveia - Alagoas

 

Informações: 

http://eventos.ufal.br/3egsa

 

Comissão de Divulgação e informação

3egsacomunicação@gmail.com

Comissão de Inscrições, finanças e certificação
3egsainscricoescertificados@gmail.com

Empresa Júnior da Engenharia de Produção Viabiliza Funcionamento de Polo de Confecções em Delmiro Gouveia

O Campus do Sertão da UFAL, em Delmiro Gouveia – AL, recebeu, nesta última sexta feira, dia 18 de agosto, a visita do Secretário Municipal Moisés de Aguiar, tendo como objetivo abordar possíveis ações de melhoria ao município, envolvendo uma Empresa Júnior do curso de Engenharia de Produção da UFAL.

O momento deu início a importante oportunidade de parceria entre a Universidade e a Prefeitura Municipal de Delmiro Gouveia, através da execução de um Plano de Negócios formulado pela Empresa Júnior de Engenharia de Produção, VetorJr. Consultorias e Projetos, referente à viabilidade de funcionamento do Polo de Confecções Carlos Lyra.

Na ocasião, estiveram presentes, além do Secretário, o Diretor Geral Agnaldo Santos, o Diretor Acadêmico Thiago Trindade, o Administrador do Campus David Cunha e os membros da VetorJr, João Marcos, Larissa Hora e Nathaly Santana.

Em seguida, dia 21 de agosto, segunda-feira, os alunos membros da empresa juntamente ao Professor Agnaldo Santos e ao Diretor do Polo de Confecções Jiuliano da Silva, participaram da primeira visita ao local, para reconhecimento deste, e organização de ideias que serão apresentadas nos próximos dias.

Na data, além do Diretor Geral do Campus e do Diretor do Polo, estiveram presentes os membros efetivos da empresa Aparecida Letícia, Deividson Fernandes, Higor Vinícius, João Marcos, João Paulo, Juan Canon, Julia Machado, Lara Dias, Larissa Hora, Lucas Gabriel, Matheus Dantas, Nathaly Santana e Reginaldo Farias, contando com a ausência de Raíssa Alves, que se encontra afastada, temporariamente, por designação médica.

 

 

Final de Semana Esportivo no Campus do Sertão

2º JIS (Jogos Internos do Sertão) - Etapa Final

Equipes campeãs Cartoleiros e Geoferas ambas do curso de Geografia.

No último final de semana foi realizado a etapa final do 2º JIS(Jogos Internos do Sertão) com as modalidades vôlei de areia e futsal. Antes houve as etapas do tênis de mesa e xadrez.

No dia 17 houve o torneio de vôlei de areia com a participação de 9 equipes, as partidas foram realizadas no espaço do Campus do Sertão. Sendo a equipe dos terceirizados campeã. A equipe mista dos técnicos administrativo ficou com o vice campeonato e a equipe mista da Engenharia e Letras ficou em terceiro lugar.

Nos dias 18 e 19 foi a etapa do futsal as partidas foram realizadas no Ginásio de Esportes da Prefeitura Municipal de Delmiro Gouveia e houve a inscrição de 13 equipes e um total de 116 participantes. O evento foi organizado pela Coordenação do NAFE(Núcleo de Atividades Físicas) do Campus do Sertão, Coordenação Estudantil e pelos discentes Claudionor Quixabeira e Flávio dos Santos(C.A do Curso de Geografia).

Equipe campeã Cartoleiros F. C do Curso de Geografia, o vice-campeonato a equipe Geoferas do Curso de Geografia e a 3ª colocação ficou com a equipe da Plena terceirizados.

A Direção Geral, a coordenação Estudantil e a coordenação do NAFE agradecem a todos(as) os atletas que participaram das competições e ao público que prestigiou os eventos esportivos, bem como àqueles que não estiveram presentes, mas contribuíram de alguma forma para o sucesso deste grandioso evento. A todos nosso muito obrigado por mais esta realização.

No dia dos estudantes, Gestão do Campus do Sertão recebe Deputado Paulão (PT-Alagoas) para discutir melhorias para a Sede e a Unidade de Santana do Ipanema

Equipe de Gestão recebeu deputado federal para tratar de melhoria das condições do Campus do Sertão

Na manhã desta sexta-feira, 11 de agosto, a Equipe de Gestão do Campus do Sertão recebeu em sua Sede o deputado federal Paulão (PT-AL). Na ocasião, foi discutida a situação pela qual vêm sofrendo as universidades federais com os pesados cortes orçamentários promovidos pela política de recessão do Governo Federal. Além disso, foram apresentadas ao parlamentar as principais demandas e necessidades do Campus.

O diálogo é fruto da preocupação dos gestores, Professor Agnaldo dos Santos e o Professor Thiago Trindade, em firmar parcerias com outros setores públicos a fim de garantir o atendimento das carências do Campus, buscando, assim, ofertar a toda comunidade acadêmica, em especial, aos alunos e às alunas um ensino superior gratuito e de qualidade.

Este encontro é resultado da parceria e colaboração do ex-vereador da Cidade de Delmiro Gouveia, Professor Edvaldo Nascimento. Estiveram presentes neste encontro, além do deputado e dos diretores do Campus, os coordenadores de gestão e os ex-vereadores Edvaldo Nascimento e Pedro Paulo.

Aproveitamos para parabenizar a todos os alunos e a todas as alunas pela passagem do dia dos estudantes.

Reunião Sexta 1

 

Reunião Sexta 2

 

Reunião Sexta 3

Em Ação! Delmiro Gouveia

Entre os dias 26 e 27 de Abril, ocorrerá na sede do Campus do Sertão o Em Ação!, evento oriundo da parceria entre a UFAL, o SEBRAE e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo do Estado de Alagoas (SEDETUR).

O evento terá como missão estimular os jovens universitários de Delmiro Gouveia e região a desenvolverem suas ideias empreendedoras, para impulsionar o desenvolvimento regional. As atividades serão desenvolvidas no espaço do Restaurante Universitário do Campus do Sertão e a quantidade de vagas está limitada a 200 estudantes.

As inscrições poderão ser realizadas através do hotsite: https://www.doity.com.br/em-acao-delmiro-gouveia.

A recepção aos inscritos será feita no local e o acesso se dará mediante assinatura da lista de frequência com a apresentação de documento de identidade com foto. 

Abaixo está o cronograma do evento:

Dia 26 de Abril de 2017:

9:00 - 9:30 - Cerimônia de Abertura

9:30 - 11:00 - Pontapés com casos empreendedores locais

11:00 - 11:30 - Mesa Redonda com os Palestrantes do Pontapé

11:30 - 12:00 - Palestra sobre o Em Ação! Estadual

Dia 27 de Abril de 2017:

8:00 - 12:00 - Oficina de Effectuation

14:00 - 18:00 - Modelagem de Negócios (Modelagem de Negócios com Lean Canvas)

Estudantes do Campus do Sertão residentes em Paulo Afonso terão circular universitário a partir de 4 de abril

Rota do Transporte fornecido pela prefeitura de Paula Afonso

Nesta segunda-feira 03/04/17, às 07h30min, ocorreu uma reunião no prédio da Secretaria Municipal de Educação de Paulo Afonso-BA, contando a presença do vice-prefeito Sr. Flávio Henrique Magalhães Lima, o diretor de transporte escolar Sr. Alex Fabrício da Silva, o Diretor Geral da UFAL- Campus do Sertão o Prof. Agnaldo dos Santos e a comissão de estudantes que representaram o corpo discente nas diversas modalidades de cursos ofertadas no campus (Bacharelado em Engenharia Civil, Bacharelado em Engenharia de Produção, Licenciatura em Geografia, Licenciatura em História, Licenciatura em Letras e Licenciatura em Pedagogia e Especialização em Educação no Semiárido).

Na ocasião, foram discutidos os termos de uso do Transporte Universitário para os alunos do campus residentes no município de Paulo Afonso. Os últimos ajustes foram realizados, e a administração do município disponibilizou um ônibus de uso exclusivo para os alunos, que estará em circulação a partir do dia 04/04/17 (terça-feira), atendendo os três turnos de aulas.

Inicialmente, faz-se indispensável portar documento válido com foto e comprovante de matrícula. Será necessário preencher um formulário e entregar os documentos necessários (2 fotos 3x4, comprovante de matrícula, cópias do RG, CPF e comprovante de residência) até o dia 07/04/2017, para a prefeitura confeccionar as carteirinhas de identificação dos alunos.

Informamos que para o preenchimento dos formulários e entrega da documentação, procurem os representantes de cada curso.

A atuação do movimento estudantil

Os alunos da UFAL - Campus do Sertão, residentes no município de Paulo Afonso (BA), realizaram um movimento para requerer a Prefeitura Municipal da cidade referida à disponibilização de um transporte universitário gratuito. Com o fim da linha intermunicipal realizada pela empresa Real Alagoas, os estudantes passaram a ter sua rotina de atividades na universidade alteradas: com a falta de horários regulares realizados pelos transportes alternativos (em geral vans) que fazem a linha entre os municípios de Delmiro Gouveia - AL e Paulo Afonso - BA, limitou-se o tempo dos discentes em sala de aula, que foram obrigados a se adaptarem aos horários irregulares das vans, necessitando sair de sala antes do fim das aulas.

Diante desta situação, os estudantes montaram uma comissão para representá-los diante dos gestores do município e apresentaram em uma reunião o requerimento e as justificativas do movimento. Os gestores do município, por sua vez, manifestaram interesse pelo projeto e se disponibilizaram a atender a solicitação.

As negociações e os primeiros ajustes deram-se em três encontros no decorrer dos meses de fevereiro e março deste ano, firmando-se hoje pela manhã. Rotas e horários foram programados para atender os alunos com o transporte de forma regular e gratuita (ver imagem abaixo), garantindo o conforto, segurança, assiduidade e pontualidade.

Horarios do Transporte Paulo Afonso - DelmiroGouveia

Representantes da comissão presentes na reunião:

Cícero Romão da Silva (Geografia)
Érica Silva Maciel dos Santos (Geografia)
Eva Mariana Souza Gomes (Engenharia Civil)
Higor Vinicius Oliveira Barbosa (Engenharia de Produção)
Jeferson da Silva Teixeira (Letras)
João Marcos Ferreira de Souza (Engenharia de Produção)
Jozivânia da Silva Felix (Geografia)
Luizy Raiane Ferreira da Silva (Pedagogia)
Maria Ailma Ferreira Lopes (Pós-graduação)
Nathalyes Silva de Santana (Engenharia de Produção)
Paulo Victor Santos Silva (Geografia)
Vitor Vinicius de Jesus Oliveira (Engenharia Civil)

Representantes discentes e Diretor Geral do campus do Sertão na secretaria Municipal de Educação

Transporte para os estudantes do Campus do Sertão que residem em Paulo Afonso

O Diretor Geral do Campus do Sertão, prof. Agnaldo dos Santos, esteve em duas reuniões na Prefeitura Municipal de Paulo Afonso (BA) junto a uma comissão representando os alunos que moram no município.

A primeira reunião, que foi realizada com o Vice-prefeito Sr. Flávio Henrique Magalhães Lima, ocorreu no dia 20 de Fevereiro de 2017, às 10h, na presença de uma comissão estudantil e da Secretária Executiva do Campus do Sertão/UFAL, Jérsica Florindo. Na ocasião, gestor do município confirmou a disponibilização de um ônibus para atender, a uma média de 140 alunos que fazem esse percurso diariamente.

Considerando isso, foi elaborado um plano com rota e horários (ver imagem disponibilizada ao final desta matéria) que atenderão aos estudantes das seis modalidades de ensino superior (Bacharelado em Engenharia Civil, Bacharelado em Engenharia de Produção, Licenciatura em Geografia, Licenciatura em História, Licenciatura em Letras e Licenciatura em Pedagogia) e de pós-graduação (Especialização em Educação no Semiárido) ofertadas no Campus do Sertão, nos três turnos de aulas, sem gerar qualquer prejuízo aos estudantes, diminuindo assim as dificuldades para que possam desenvolver suas atividades acadêmicas.

Está previsto que na primeira semana após o carnaval o transporte já esteja circulando, garantindo o conforto, segurança, assiduidade e pontualidade dos alunos. Os documentos foram entregues aos gestores municipais no segundo encontro ocorrido no dia 23 de fevereiro.

A atuação do movimento estudantil

Os alunos da UFAL - Campus do Sertão, residentes no município de Paulo Afonso (BA), realizaram um movimento para requerer a Prefeitura Municipal da cidade referida à disponibilização de um transporte universitário gratuito. Com o fim da linha intermunicipal realizada pela empresa Real Alagoas, os estudantes passaram a ter sua rotina de atividades na universidade alteradas: com a falta de horários regulares realizados pelos transportes alternativos (em geral vans) que fazem a linha entre os municípios de Delmiro Gouveia (AL) e Paulo Afonso, limitou-se o tempo dos discentes em sala de aula, que foram obrigados a se adaptarem aos horários irregulares das vans, necessitando sair de sala antes do fim das aulas.

Diante dessa situação, os estudantes montaram uma comissão para representá-los diante dos gestores do município e apresentaram em uma reunião o requerimento e as justificativas do movimento. Os gestores do município, por sua vez, manifestaram interesse em criar um projeto de lei para atender à solicitação dos alunos, validando uma luta que ocorria desde 2012.

Representantes da comissão

  • Anuncieide da Silva Bezerra (Pós-graduação)
  • Carlos Berenmizh Vieira (Engenharia de Produção)
  • Cícero Romão da Silva (Geografia)
  • Érica Silva Maciel dos Santos (Geografia)
  • Jeferson da Silva Teixeira (Letras)
  • Lázaro da Conceição (História)
  • Luizy Raiane Ferreira da Silva (Pedagogia)
  • Vitor Vinicius de Jesus Oliveira (Engenharia Civil)

Demais presentes na reunião

  • Anderson de Souza França (História)
  • Érica Gabriela Fonseca de Menezes (História)
  • Jérsica Florindo (Secretária Executiva do Campus do Sertão)
  • Maria Ailma Ferreira Lopes (Pós-graduação)
  • Paulo Victor Santos Silva (Geografia)
  • Sidney Cezar Oliveira e Silva (História)

 

Rota Paulo Afonso - Delmiro Gouveia

Campus do Sertão inicia diálogo e firma parceria com Prefeitura de Delmiro Gouveia para Mobilidade Urbana

Na tarde da última terça-feira, dia 21 de fevereiro de 2017, a Direção do Campus do Sertão, representada pelos profs. Agnaldo dos Santos (Diretor Geral), Ivamilson Barbalho (Diretor Acadêmico) e a secretária executiva Marildes Ferreira, reuniu-se com o atual prefeito de Delmiro Gouveia, Eraldo Cordeiro, e a Diretora de Desenvolvimento Urbano da Secretaria Municipal de Infraestrutura e também discente do 8º Período no Curso de Engenharia Civil, Anne Elizabeth, para discutir a parceria em prol do desenvolvimento do Plano de Mobilidade Urbana e a reformulação do Plano Diretor do Município.

Na oportunidade, iniciou-se também o diálogo a favor do transporte coletivo para aos alunos, onde a Direção do Campus do Sertão informou que existem cerca de 900 alunos residentes no município de Delmiro Gouveia. O prefeito, por sua vez, informou que já havia firmado um compromisso de campanha no fornecimento do serviço de transporte para os alunos, e que este será mantido.

Estudos serão realizados para a determinação das demandas de modo a serem estabelecidas as rotas de transporte. Nova reunião está agendada para sexta-feira (24 de fevereiro de 2017), para que sejam apresentadas outras informações importantes relacionadas, além disto será formada uma comissão para nortear o planejamento das ações que serão desenvolvidas.

A equipe também esteve com o Secretário de Infraestrutura do Município, Pedro Evangelista de Souza, o secretário enfatizou a importância da Parceria entre a Universidade e a Prefeitura, para que os projetos de pesquisa possam ser compartilhados no município e que este conhecimento não fique limitado dentro da Universidade.

Plano Diretor e Plano de Mobilidade Urbana do Município

O Plano Diretor é o principal instrumento orientador e normativo dos processos de transformação do município. O plano define a função social do município e seu funcionamento, possibilita que as cidades possam crescer de forma ordenada e sustentável, através da integração entre o Poder Público Municipal e a Sociedade Civil, além de garantir uma visão de futuro para o desenvolvimento do município nas próximas décadas.

De acordo com a Diretoria de Desenvolvimento Urbano do Município, o Plano Diretor de Delmiro Gouveia foi elaborado em 2006, na gestão do Prefeito Marcelo Lima. Tal plano deve ser revisado a cada 10 anos de acordo com a legislação federal (Estatuto das Cidades / Lei 10.257 de 10 de julho de 2001).  Para esta finalidade, será implantado um núcleo gestor, representando o Poder Público Municipal, em conjunto com Professores especialistas da Campus do Sertão da UFAL, contando ainda com a participação popular em todas as etapas de construção do novo Plano Diretor.  Realizado este procedimento o Plano será submetido à Câmara de Vereadores para que possa ser votado, uma vez que o Plano de 2006 não chegou a ser transformado em Lei Municipal.

Ainda diante deste contexto, a parceria firmada entre a Universidade e a Prefeitura de Delmiro Gouveia, trará como pioneiro o projeto referente a Pesquisa do Plano de Mobilidade Urbana (instituído pela Lei 12.587 de 2012, conhecida como Lei de Mobilidade Urbana), onde será realizado um diagnóstico no município para que o plano possa ser criado e posto em execução. O Projeto é coordenado pelo professor e atual coordenador de estágio do curso de Engenharia Civil, David Dantas, que liderará a equipe de pesquisa na UFAL composta pelos professores Salvatore Verde, Francirley da Silva, Aline Nogueira e Victor Heuer. A próxima reunião com o prefeito e a equipe do projeto para os esclarecimentos necessários sobre o Plano de Mobilidade está marcada para o dia 15 de março de 2017.

Reunião entre Direção do Campus e Prefeito

Direção e Membros da Equipe da UFAL

 

Disponibilização dos Documentos de Gestão no Portal do Campus do Sertão

A gestão do Campus do Sertão colocou a disposição para consulta através do Portal do Campus, os Relatórios de Atividades de 2014 a 2016, assim como os Planejamentos de 2015 a 2017. Também está disponível um Relatório Resumido de Atividades do Quadriênio 2013-2016.

Os documentos podem ser acessados através da aba "Institucional" no menu superior do portal, mas deixamos os links para acesso aos documentos abaixo:

Relatório de Atividades do Exercício 2014

Relatório de Atividades do Exercício 2015 e Planejamento de 2016

Relatório de Atividades do Exercício 2016 e Planejamento de 2017

Relatório Resumido de Atividades no Quadriênio 2013-2016

Visita do Cônsul Geral dos Estados Unidos no Campus do Sertão

Na data de 17/05/2016 o Campus do Sertão teve a honra de receber o Cônsul Geral dos Estados Unidos no Brasil, Sr. Richard Reiter, representando a sede do Consulado em Recife.
A comitiva formada pelo Cônsul Geral e dois assessores, Juan Vazquez e Paloma H. González  que é Cônsul de Assuntos Políticos/Econômico e especialista em energias renováveis.
A visita durou duas horas com recepção pelas Direção Geral, Acadêmica e Coordenaria de Gestão Institucional do Campus.
O Cônsul visitou as instalações do Campus e uma das salas de aula e logo em seguida se apresentou para Comunidade do Campus no Miniauditório onde foi recebido por estudantes que fizeram parte do Programa Ciência Sem Fronteiras e interessados no assunto.
O Cônsul Geral explicou a missão diplomática no Brasil e esclarece que somente no Recife cerca de 100 mil pedidos de visto são solicitados por ano.
Esclarece também que as relações diplomáticas entre Brasil e Estados Unidos já ocorrem há duzentos anos.
Houve também troca de presentes onde o Diretor Acadêmico fez doação de livros de sua autoria.

Exame TOEFL iTP: abertas novas vagas para comunidade acadêmica da UFAL

Período de inscrição se encerra quando completar as vagas ou dois dias antes da data do teste

Redação Ascom

Foram abertas 380 novas vagas para estudantes, docentes e técnicos – administrativos da Universidade Federal de Alagoas participarem do teste TOEFL iTP, exame que verifica a proficiência em língua inglesa e dá acesso a uma série de cursos ofertados pelo Ministério da Educação (MEC), além de ser aceito em processos seletivos de intercâmbio.

Para se inscrever, é preciso acessar o endereço isfaluno.mec.gov.br e clicar em Testes de Proficiência. O período de inscrição se encerra quando completar as vagas ou dois dias antes da data do teste. O resultado fica disponível 45 dias após a realização do exame.

Segundo o coordenador do programa Inglês sem Fronteiras (IsF) na Ufal, Sérgio Ifa, fazer o exame traz uma série de vantagens para a vida acadêmica e profissional. Para técnicos e docentes, é o teste que possibilita a participação em cursos presenciais do Núcleo de Línguas (Nucli) da Universidade e no My English Online – MEO.

Já para os estudantes da Ufal, as vantagens também são inúmeras. Dentre elas, Ifa ressalta a participação em cursos presenciais e online, além de poder frequentar as várias atividades que o Nucli está programando para 2016. A pontuação obtida no teste também pode ser utilizada para editais de intercâmbio no exterior, como os ofertados pelo Ciência sem Fronteiras.

Para quem já fez o teste

O coordenador Sérgio Ifa recomenda que aqueles que fizeram o TOEFL iTP até 2015 o façam novamente. Ele explica que o exame tem prazo de validade de dois anos e o MEC permite que se faça uma vez por semestre. Alguns editais de intercâmbio solicitam que o teste tenha sido realizado no último ano.

Qualquer dificuldade ou dúvida pode ser esclarecida através do e-mail isf.ufal@gmail.com, pela página do IsF na Ufal no Facebook ou pelo Fale Conosco do MEC (0800-616161).

I Encontro do PIBID de Pedagogia da UFAL/Sertão e I Seminário Internacional de Educação Infantil da UFAL/Sertão

Período: 18 e 19 de novembro de 2015
Local:
Auditório Graciliano Ramos- UFAL/Campus do Sertão
Horário:
das 08h às 18h

 

Participações confirmadas:

Prof. Fernando Ilídio  (Universidade do Minho- Portugal)

Profª Andrea Avelar (Portugal)

Profª Claudia Pimentel (INES-RJ)

Prof. Cleriston (UFAL-Maceió)

Profª Neiza Fumes (UFAL-Maceió)

Prof. Gustavo Gomes (UFAL-Campus do Sertão)

Profª Mônica Regina (UFAL-Campus do Sertão)

Prof. Radjalma Teixeira (UFAL-Campus do Sertão)

 

As inscrições estão sendo realizadas na sala dos professores do curso de Pedagogia.

III Semana de Engenharia - SEMENGE

"Multifaces da Engenharia"
O Campus do Sertão da Universidade Federal de Alagoas, através de seus cursos de Engenharia Civil e Engenharia de Produção, em parceria com o Programa de Educação Tutorial - PET Engenharias, tem a honra de convidar a comunidade acadêmica e os demais profissionais para participar da III Semana de Engenharia - SEMENGE. O evento será realizado de 08 a 11 de dezembro de 2015 em Delmiro Gouveia - AL.
 
Esta terceira edição da SEMENGE tem como tema as "Multifaces da Engenharia", a qual contará com palestras e minicursos de diversas áreas da engenharia ministrados por personalidades de renome nacional. Além disso, fará parte da programação do evento a apresentação de trabalhos científicos com premiação para os destaques. O objetivo do evento é oferecer atividades que envolvam as diversas áreas da engenharia, a fim de buscar a interação dos discentes e a comunidade com as inovações do mercado de trabalho e a tecnologia.
 
Comissão Organizadora III SEMENGE

II Encontro Nacional de História do Sertão - II ENHS

"Sertão, Memórias, Identidades e Territórios"

Convidamos historiadores, educadores, estudantes, artistas e demais integrantes da sociedade civil para participarem do II Encontro Nacional de História do Sertão (II ENHS), promovido pelo curso de História Licenciatura da UFAL/Campus do Sertão, localizado na cidade de Delmiro Gouveia\AL.

 Entre os dias 13 e 16 de outubro de 2015, nosso evento contará com  conferências, mesas-redondas, minicursos, simpósios temáticos, oficinas pedagógicas de história e apresentações culturais.

 Trazendo como título “Sertão: memórias, identidades e territórios” o evento se coloca como um espaço aberto às discussões epistemológicas e teórico-metodológicas sobre as relações de nossa sociedade contemporânea com a história e a memória, reconfigurando identidades e territorialidades a partir do sertão nordestino como objeto e produtor de saberes históricos.

 Dessa forma damos continuidade à mobilização da pesquisa e divulgação científica da história no sertão alagoano iniciada com o I ENHS em 2014, cujo tema foi “50 anos do Golpe de 1964: História, Memória e Historiografia”.

As inscrições serão realizadas tanto de forma presencial quanto pela internet, mas fique atento, observe as normas e os prazos de inscrições e aproveite os descontos para aqueles que confirmarem antecipadamente suas presenças.

 

Fonte:https://2enhs2015.wix.com/ufal

Publicada retificação da lista de candidatos indeferidos do Edital 2014.1 da Assistência Social (PROEST)

Prezados Estudantes, devido um problema técnico no arquivo, a relação dos Candidatos Indeferidos do Edital 2014. 1 da Assistência Estudantil saiu de forma incompleta no site (faltando nomes), está novamente publicado no site através de Retificação.

O Estudante que tiver seu nome nesta nova relação terá até a data abaixo para entregar os documentos solicitados junto com a ficha de recurso que consta no site e foi encaminhada por e-mail.

DATA PARA ENTREGA DE RECURSO DA NOVA LISTA:

  • 30/10/2014 - quinta-feira - DAS 9:00 ÀS 12:00; DAS 15:00 ÀS 19:00 NO ANTIGO AUDITÓRIO.
  • 03/11/2014 (SEGUNDA-FEIRA) - DAS 9:00 ÀS 12:00; DAS 15:00 ÀS 19:00 NO NAE (apenas para o estudante dessa 2ª Relação)


VEJAM A 2ª LISTA E O FORMULÁRIO DE RECURSO AQUI.

Informativo do Campus do Sertão N. 2 - Outubro/2014

A Universidade Federal de Alagoas Campus do Sertão, não para em suas atividades acadêmicas, administrativas e de gestão de pessoas. Nos últimos 15 meses, mais de 23 servidores foram contratados por via de concurso público, aumentando, exponencialmente, o número de servidores em Delmiro Gouveia e Santana do Ipanema. Esse compromisso da atual gestão, em sintonia com as demandas advindas dos colegiados de cursos, dos setores de serviços, da articulação fundamental com o corpo técnico administrativo, e com apoio de diversas pró-retorias, se traduz em números efetivos a favor de nosso
campus e do fortalecimento da nossa identidade institucional.