Buscar

Você está aqui: Página Inicial / Informes / Informes

Informes

Teste

Equipamentos para a Unidade de Santana do Ipanema

NTI Campus A.C. Simões cede equipamentos ao NTI de Santana do Ipanema , para melhorar acesso à internet.

Acess Point 1

Na manhã desta terça-feira dia 07 de Maio de 2013, o NTI A.C. Simões cedeu dois pontos de acesso para a Unidade de Ensino de Santana do Ipanema, visando melhorar o acesso à Internet, para Alunos, Técnicos e Professores. Os Equipamentos foram entregues ao NTI Santana do Ipanema pelo Analista de Tecnologia da Informação Marcelo Queiroz e pelo Diretor do Núcleo Rodrigo Paes.

 

A UFAL-Sertão promove o evento de extensão artística "Recita Sertão"

A UFAL-Sertão promoverá no próximo dia 06 de maio de 2013,  às 19 horas, na sede do Campus, o evento Recita Sertão, direcionado a todos os membros da comunidade acadêmica e o público externo interessado.

O evento é derivado de um recém criado projeto de extensão, idealizado pelo professor Dr. Marcos Alexandre de Morais, que tem como objetivo a criação de um grupo de recital, composto por alunos declamadores, cujo repertório integraria composições da literatura brasileira com temáticas ou cenários reportando, fundamentalmente, ao imaginário nordestino.

O grupo, além das atuações no próprio CAMPUS da UFAL, realizará as próximas digressões pelas escolas públicas da região.

UFAL-Sertão promove o I Encontro de Geografia do Sertão de Alagoas

A Coordenação do Curso de Geografia, da UFAL Campus Sertão estará promovendo no período de 01 a 04 de maio de 2013, o I Encontro de Geografia do Sertão de Alagoas. Esta primeira edicação tem como tema central "A produção do conhecimento e o Ensino de Geografia no Sertão de Alagoas" e é direcionada a Estudantes de Graduação e Pós Graduação, Professores da rede Municipal, Estadual e Federal. A inscrição também é válida aos alunos de Ensino Médio, onde inclusive a taxa de inscrição é gratuita. Há a oportunidade também de apresentação de trabalhos acadêmicos, de acordo com as áreas temáticas.

O evento contará com palestras, mesas-redondas, mini-cursos e trabalhos de campo, e todas as informações estarão sendo disponibilizadas no site oficial do evento. As inscrições via internet já foram encerradas, sendo possível apenas inscrições durante a etapa de credenciamento,  na abertura do evento, para tal, faz-se necessário levar a ficha de inscrição (impressa), declaração (ou certitificação) de vínculo acadêmico ou profissional, bem como o valor correspondente no ato de inscrição presencial no Campus Sertão, UFAL, junto à Comissão de inscrições.

 

Fonte: http://www.campusdosertao.ufal.br/graduacao/geografia/

O NAFE - CAMPUS SERTAO comunica a realização do I Torneio Integração de Tênis de Mesa

O Núcleo de Atividades Físicas e Esportes-NAFE torna público a realização do  I Torneio Integração de Tênis de Mesa do Campus do Sertão, os interessados podem efetuar sua inscrição até o dia 26 de abril de 2013, junto ao Núcleo ou no CRCA. Podem se inscrever qualquer membro da comunidade acadêmica, aluno, técnico ou docente, desde que apresente documento de comprovação de vínculo com a UFAL.

O Torneio acontecerá no dia 01 de maio de 2013 na sede do Campus do Sertão, sendo precedido por um Congresso Técnico, com  inicio às 08:30 hs. Será estabelecido um ranking, haverá premiação dos primeiros colocados e habilitação para participação em competições externas.

O cartaz do Evento pode ser acessado no arquivo em anexo.

PET Engenharias anuncia o resultado final de processo seletivo

O Programa de Educação Tutorial - PET dos cursos de Engenharias da UFAL - Campus Sertão, torna público o resultado final do processo seletivo para novos integrantes, regulamentado pelo Edital nº 04/12.

Os alunos aprovados foram Taís Pereira, Patrícia Figueiredo, Isabelle da Silva e Tássio Bezerra, como pode ser verificado no comunicado de resultado final.

2º Seminário sobre a Diversidade Étnica, Sexual e de Gênero

O Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Diversidade e Educação do Sertão Alagoano (Nudes) realizará o 2º Seminário sobre a Diversidade Étnica, Sexual e de Gênero, no Campus do Sertão. Será nos dias 11, 12 e 13 de dezembro, pela manhã, à tarde e à noite, e a inscrição é gratuita e está sendo realizada na Secretaria de Cursos, do Campus, em Delmiro Gouveia. Este ano, o tema será “Repensar ações e propor políticas públicas específicas no contexto atual”. Além de palestras e apresentações de trabalho, o seminário oferecerá oficinas e minicursos vinculados à temática do evento.O evento conta com recursos do Programa Pró-Identidade do Proext 2011 MEC/Sesu.

 

Fonte: www.ufal.edu.br

PET Engenharias abre processo de seleção para novos membros

O Programa de Educação Tutorial-PET dos cursos de Engenharia Civil e de Produção da UFAL Campus Sertão estão recebendo inscrições para o ingresso de novos membros.

Serão disponibilizadas até 04 vagas para alunos dos respectivos cursos, que ingressaram nos semestres 2011.2 ou 2012.1, para uma carga horária de 20 horas semanais. As inscrições serão realizadas no período de 05 a 16 de novembro de 2012, das 09 as 12:00 hs e das 14 as 17:00 hs, na sala de permanência do PET.

Outras informações, como etapas do processo de seleção, cronograma completo, requisitos, entre outras, podem ser consultadas no Edital de Seleção.

UFAL lança Concurso para contratação de professores Substitutos

A UFAL abre concurso para contratação de docentes em regime temporário com lotação nos três campis

A UFAL abre concurso para contratação de docentes em regime temporário, com lotação nos três campis, regido pelo Edital 90/2012, constituído pelas etapas de prova escrita e didática.

Para o Campus Sertão são oferecidas 06 vagas para o cargo de Professor Auxiliar nas áreas de estudo em Mecânica Computacional e Estruturas, com exigência mínima de Graduação em Engenharia Civil e lotação na sede, em Delmiro Gouveia; Métodos Quantitativos Aplicados a Gestão, com exigênca mínima de Graduação em Administração ou Economia ou Engenharia de Produção ou Matemática ou Estatística lotação na unidade de Santana do Ipanema; Língua Portuguesa e Linguística, com exigência de Graduação em Letras com Habilitação em Português; Matemática, cuja exigência é graduação em Engenharia ou Matemática ou Física; História econômica com exigência de graduação em Ciências Econômicas ou História; Comunicação: Lógica, Técnicas e Tecnologias, com exigencia de graduação em Comunicação Social ou Ciência da Computação.

As inscrições podem ser realizadas no período de 25 de outubro a 05 de novembro de 2012, através do site www.copeve.ufal.br, assim como a consulta ao edital na íntegra e todas as informações referentes ao certame.

Urnas funerárias são encontradas no agreste Alagoano

PROFESSOR DO CAMPUS DO SERTÃO COORDENA ESTUDOS ARQUEOLÓGICOS EM LIMOEIRO DE ANADIA

Um sítio arqueológico com urnas funerárias da Tradição Aratu foi descoberto pelos proprietários de um terreno no município de Limoeiro de Anadia há cerca de 2 anos. Devido à sensibilidade da proprietária, formada em História, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IPHAN, responsável pela fiscalização e preservação do patrimônio arqueológico, foi contatado. Desde então, a Superintendência desse órgão em Alagoas buscou angariar recursos com o objetivo de realizar uma pesquisa no local para que esse patrimônio cultural não fosse perdido. A Fundepes, em parceria com o Núcleo de Ensino e Pesquisa Arqueológico – NEPA-ICS-UFAL, concorreu e foi contemplado com recursos financeiros, disponibilizados pelo IPHAN.

Faz-se necessária e imperativa a realização desta pesquisa arqueológica intensiva no sítio arqueológico Baixa das Flores devido à ameaça concreta de sua total destruição em virtude do uso e da ocupação contínua do solo pelos moradores locais, como roças de subsistência e áreas residenciais. Trata-se de um sítio cerâmico, provavelmente pré-colonial, contendo aflorados em superfície, algumas urnas funerárias e uma grande quantidade de fragmentos cerâmicos, os quais foram identificados em vistoria técnica realizada pelo IPHAN, em outubro de 2010. Os estudos foram iniciados há 30 dias. Encontram-se na etapa de levantamento documental e oral e de detalhamento topográfico da área a sofrer intervenções.

Esta pesquisa contará com a participação dos pesquisadores do NEPA, inclusive de seu coordenador, professor Dr. Scott Joseph Allen, além de professores do Campus do Sertão, como o professor Me. Romildo Scarpini, do curso de Engenharia Civil, que é o responsável pelo levantamento topográfico, e o professor Cézar Neri, lotado no curso de Letras, responsável pela revisão ortográfica dos relatórios.

Tal pesquisa fornecerá dados de extrema importância para a compreensão do modo de vida dos povos indígenas que ocuparam a região hoje denominada de Estado de Alagoas, informações essas que ainda se encontram fragmentárias e incipientes.

O Sertão Alagoano, que também apresenta um grande potencial arqueológico, e hoje dispõe do Núcleo de Pesquisa e Estudos Arqueológicos e Históricos – NUPEAH, lotado no Campus do Sertão, em Delmiro Gouveia. Criado pelos professores do curso de História, o núcleo é coordenado pelo professor e arqueólogo Me. Flávio Moraes, e tem como vice-coordenador o professor Me. Aruã Lima.

Sertão receberá palestrante Francivaldo Lemos que explanará aspectos relacionados ao Projeto automobilístico Baja Sae Brasil

Na próxima sexta-feira, 26 de outubro de 2012, a UFAL-Campus Sertão estará recebendo o palestrante Francivaldo Lemos, coordenador do Time Iveco no campeonato automobilistico fórmula Truck, para apresentação do Projeto Baja Sae Brasil, sendo assim uma excelente oportunidade para os estudantes de Engenharia e a comunidade interna, que manifeste interesse em ter um primeiro contato com aspectos relevantes do Projeto mecânico e automobilístico.

A palestra será realizada no Auditório do Campus, com início às 08:00 hs e encerramento previsto para às 16:00 hs.

Maiores informações podem ser obtidas com o profº Romildo Escarpini ou Geraldo Brito.

Campus do Sertão sem conectividade com a Internet nesta Sexta-feira, 19/10/12

O NTI-Sertão informa que em virtude da quebra do cabo de fibra ótica, que alimenta a rede lógica do Campus, da sede em Delmiro Gouveia, alguns serviços informacionais e Internet foram interrompidos, comunicamos a comunidade acadêmica que já foi aberto chamado para providências pela prestadora e provedora do serviço, entretanto não há prazo estabelecido, mas todos os esforços estão sendo aplicados para resolução do problema.

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ETNICORRACIAIS NO SEMIÁRIDO ALAGOANO

A aula inaugural será no próximo dia 19, às 14h, no auditório da sede do Campus do Sertão, em Delmiro Gouveia.

A UFAL, Campus do Sertão em convênio com a Secretaria Estadual de Educação do Estado de Alagoas numa parceria com a 11ª Coordenadoria Regional de Ensino e em cumprimento ao Plano Nacional de Implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação das Relações Etnicorraciais e para o Ensino de História e Cultura Afrobrasileira oferta aos professores da educação básica o curso de especialização EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ETNICORRACIAIS NO SEMIÁRIDO ALAGOANO. Deste modo, se firmando como Instituição de produção de conhecimentos e de fomento ao desenvolvimento da sociedade, por meio da formação qualificada dos profissionais da educação básica no sertão alagoano, em respeito à diversidade etnicorracial em regime de colaboração institucional.

Objetivos do Curso:

Promover a qualificação de educadoras e educadores em “Educação para as relações etnicorraciais na educação básica do semiárido alagoano”, na perspectiva do reconhecimento e respeito às matrizes culturais que constituíram a sociedade brasileira, contribuindo para a construção do diálogo pluricultural e pluriétnico como ação escolar cotidiana.

O curso será realizado no Campus do Sertão e se volta aos professores efetivos da rede pública estadual, lotados na 11ª CRE aprovados em processo seletivo que receberão uma bolsa de estudo para fazer face às despesas com deslocamento e alimentação.

As aulas terão início com a aula inaugural no dia 19/10 às 14h com a palestra “A cultura viva do povo banto presente em nosso idioma” a ser proferida pela vice reitora Rachel Rocha. Maiores informações:

Profa Mônica Regina N. dos Santos.

Ceresertao2011@gmail.com

8850-5641