II Semana da Mulher

Tema: "Lutas de ontem, resistências de hoje"

26/03/2019 21h27 - Atualizado em 01/03/2021 às 11h53

A Semana da Mulher do Campus do Sertão é um evento anual que se destina a trazer para a comunidade acadêmica temas atuais e relevantes quanto à (não) participação da mulher nas variadas organizações sociais, aos desafios enfrentados por ser mulher, numa sociedade por vezes machista, mas também às conquistas oriundas de seu envolvimento e engajamento em ações políticas e sociais. Busca-se, com a Semana da Mulher, conscientizar cada vez mais a sociedade civil do quanto a pessoa da mulher precisa e deve ocupar os espaços que lhe convierem, promovendo igualdade de gênero, mas acima de tudo dando-lhe o devido respeito e consideração que a mulher devem assegurados.

Em março de 2018, o Campus do Sertão sediou a I Semana da Mulher, com o tema Mulheres e seus múltiplos olhares. Essa versão buscou retratar vários perfis de mulheres e sua relação com o contexto sócio-político e econômico, destacando que, embora em situações bem específicas, as mulheres vêm se posicionando e assegurando seu espaço, na busca de garantir direitos igualitários e o respeito.

Neste ano de 2019, a II Semana da Mulher tem como tema Mulheres: lutas de ontem, resistências de hoje. O objetivo é resgatar histórias de mulheres e suas lutas por espaços mais igualitários, histórias de mulheres que por força de ações contrárias tiveram seus nomes apagados e esquecidos. A II Semana da Mulher busca trazer à tona, em meio a um contexto político bastante adverso para a sociedade brasileira, mas, em especial, para a mulher, atos e exemplos de resistência e enfrentamento dos variados problemas que dificultam e impedem a existência da mulher.

A II Semana da Mulher, que se realizará tanto em Santana do Ipanema quanto em Delmiro Gouveia, contará com a participação de docentes e discentes do Campus do Sertão, além de representações femininas da comunidade local. O evento está organizado em mesa-redonda, palestras, atividades culturais, exposição de arte e artesanatos.