II ENCONTRO COMEMORATIVO AO DIA DO SURDO

30/08/2019 16h09 - Atualizado em 01/03/2021 às 11h53

A Lei nº 11.796, de 2008, institui o Dia Nacional dos Surdos através do Art. 1º, que diz: “Fica instituído o dia 26 de setembro de cada ano como o Dia Nacional dos Surdos”. É uma data nacional que é celebrada anualmente neste dia, porque é a data de fundação do INES-Instituto Nacional de Educação de Surdo, a primeira escola pública para surdos do Brasil.

A Universidade Federal de Alagoas – UFAL, Campus do Sertão, em Delmiro Gouveia, irá comemorar essa data realizando o II Encontro Comemorativo ao dia do Surdo, que será organizado pelo NEPILS - Núcleo de Estudos e Pesquisas em Interiorização da Língua de Sinais. O encontro acontecerá com as temáticas: direitos humanos, literatura Surda, valorização linguística e pesquisas em língua de sinais.

O dia 26 de setembro é um dia especial para os surdos do Brasil. Nesse dia, comemoraremos essa data realizando atividades com objetivo de conscientizar a sociedade local sobre direitos das minorias linguísticas, reivindicando o respeito à língua de sinais, à construção identitária e à cultura surda. Pois não nos entendemos como deficientes. A Língua Brasileira de Sinais (Libras) é a língua da comunidade surda do Brasil, reconhecida pela Lei Federal nº 10.436/2002 e regulamentada pelo Decreto nº 5.626/2005, uma vez que Libras não é uma linguagem, mas é uma língua: Língua Brasileira de Sinais.

Objetivos Gerais:

- Refletir sobre os surdos na sociedade, em comemoração ao dia da pessoa surda;

- Compreender a pessoa surda, sua língua, cultura e identidade;

- Discutir os direitos humanos das pessoas surdas;

- Apresentar a Literatura surda à comunidade regional;

- Falar sobre as pesquisas em língua de sinais.

Palestras:

- Apresentação de Núcleo de Estudos e Pesquisas em Interiorização da Língua de Sinais (NEPILS)

Prof. Esp. Adeilson da Silva Alves (UFAL - Universidade Federal de Alagoas)

- Direitos Humanos das Pessoas Surdas

Esp. Mariana Marques da Hora (Tribunal de Justiça de Pernambuco – TJPE)

- Valorização Linguística da Comunidade Surda

Prof. Me. Roberto Willians de Lima Santos (UFRPE- Universidade Federal Rural de Pernambuco)

- Literatura surda: Produções Culturais de Surdos

Prof. Esp. Cristiano José Monteiro (UFPE - Universidade Federal de Pernambuco)

Informações:

- Evento: Gratuito;

- Público alvo: discentes, técnicos, professores da UFAL e comunidade em geral;

- Carga horária/certificado: 08h;

- Horário: 09h às 17h;

- Número de Vagas: 350;

- Local: Auditório Graciliano Ramos na UFAL (Campus do Sertão), em Delmiro Gouveia – AL.

Inscrições:

- Inscrição no SIGAA (de 01 a 25 de setembro de 2019 ou até acabarem as vagas).

Site para Inscrição: AQUI

Prof. Esp. Adeilson Alves