I Encontro de Práticas e Educação Escolar Quilombola do Sertão (EPEEQS)

27/10/2017 17h26 - Atualizado em 01/03/2021 às 11h52

O Campus do Sertão realizou, no dia 18/10/2017, o I Encontro de Práticas e Educação Escolar Quilombola do Sertão (EPEEQS), realizado pelo Projeto Ufal Mais Verde (sob Coordenação do Prof. José Ivamilson S. Barbalho), com parceria do Instituto Vozes Quilombola (sob direção do Prof. José Bezerra).

Durante o evento, com participação de mais de duzentas pessoas, representantes de dez comunidades Quilombolas do Sertão, discutiram-se práticas comunitárias realizadas pelas comunidades presentes e experiências em Educação Escolar Quilombola. O momento foi muito importante por aproximar as comunidades, estreitar laços comuns, articular demandas afins e construir agenda coletiva em torna das questões apresentadas pelas lideranças presentes. A programação contou a participação cultural do Guerreiro da Comunidade Cal, palestras temáticas, e apresentação de relatos de estágios em escolas quilombolas, por estudantes do Curso de Pedagogia. Como desdobramento positivo do evento, está sendo construído um Grupo de Estudo de Educação Escolar Quilombola e Indígena, sob coordenação do professor Ivam e articulando-se, para o final do ano, a realização do II Encontro de Jovens Quilombolas de Alagoas.

A Direção Geral e Acadêmica parabeniza todos os envolvidos na organização e consecução desse momento ímpar para o Campus do Sertão.