Exame TOEFL iTP: abertas novas vagas para comunidade acadêmica da UFAL

Período de inscrição se encerra quando completar as vagas ou dois dias antes da data do teste

12/05/2016 09h31 - Atualizado em 01/03/2021 às 11h53

Redação Ascom

Foram abertas 380 novas vagas para estudantes, docentes e técnicos – administrativos da Universidade Federal de Alagoas participarem do teste TOEFL iTP, exame que verifica a proficiência em língua inglesa e dá acesso a uma série de cursos ofertados pelo Ministério da Educação (MEC), além de ser aceito em processos seletivos de intercâmbio.

Para se inscrever, é preciso acessar o endereço isfaluno.mec.gov.br e clicar em Testes de Proficiência. O período de inscrição se encerra quando completar as vagas ou dois dias antes da data do teste. O resultado fica disponível 45 dias após a realização do exame.

Segundo o coordenador do programa Inglês sem Fronteiras (IsF) na Ufal, Sérgio Ifa, fazer o exame traz uma série de vantagens para a vida acadêmica e profissional. Para técnicos e docentes, é o teste que possibilita a participação em cursos presenciais do Núcleo de Línguas (Nucli) da Universidade e no My English Online – MEO.

Já para os estudantes da Ufal, as vantagens também são inúmeras. Dentre elas, Ifa ressalta a participação em cursos presenciais e online, além de poder frequentar as várias atividades que o Nucli está programando para 2016. A pontuação obtida no teste também pode ser utilizada para editais de intercâmbio no exterior, como os ofertados pelo Ciência sem Fronteiras.

Para quem já fez o teste

O coordenador Sérgio Ifa recomenda que aqueles que fizeram o TOEFL iTP até 2015 o façam novamente. Ele explica que o exame tem prazo de validade de dois anos e o MEC permite que se faça uma vez por semestre. Alguns editais de intercâmbio solicitam que o teste tenha sido realizado no último ano.

Qualquer dificuldade ou dúvida pode ser esclarecida através do e-mail isf.ufal@gmail.com, pela página do IsF na Ufal no Facebook ou pelo Fale Conosco do MEC (0800-616161).