Docentes da UFAL-Sertão lançam livro na 9ªBienal Internacional do Livro de Alagoas


31/10/2019 14h22 - Atualizado em 01/03/2021 às 11h53

No próximo dia 5 de novembro, às 11h da manhã, docentes da UFAL – campus do Sertão estarão lançando livro na 9ªBienal Internacional do Livro de Alagoas, evento que acontece em vários pontos do bairro de Jaraguá, em Maceió, de 1º a 10 de novembro. O livro ‘Educações e resistências: diálogos, rupturas e alternâncias’ foi organizado por José Ivamilson Barbalho e Giseliane Almeida, docentes da UFAL – campus do sertão que reuniram na publicação, como autores dos capítulos, vários outros colegas desta unidade acadêmica e de outras instituições de ensino superior do estado.

 

O livro reúne capítulos que denunciam os efeitos sociais e educacionais do atual momento do cenário político nacional, o qual é marcado pelos discursos de ódio, ataques e ameaças às comunidades tradicionais, indiferença do Estado à destruição sistemática do meio ambiente, estímulos ao fundamentalismo religioso e partidário, precarização e desmonte das políticas sociais, entre outros efeitos. Além da crítica, alguns capítulos mostram como esse cenário tem reverberado no chão da escola e divulgam experiências importantes de educações que se concretizam como resistências hoje. A publicação foi lançada pela editora CRV e pode ser adquirida no evento, ou pelo site da editora, em formato impresso ou digital.

 

A Bienal, organizada pela UFAL, é um evento completamente gratuito que nesta edição oferta atividades como conferências, bate-papos, oficinas, seminários, mesas-redondas, eventos acadêmicos, atrações artísticas, e lançamentos de livros. Entre os lançamentos, está o livro dos docentes da UFAL – campus do sertão.

 

Todavia, cientes da importância de divulgar a publicação também internamente, os organizadores e autores do livro realizarão em nosso campus duas mesas-redondas de curta duração para fazer o lançamento do livro para a comunidade acadêmica sertaneja. A atividade ocorrerá no dia 21 de novembro, em duas sessões no turno da manhã, conforme detalhamento abaixo.

 

Serviço: lançamento do livro ‘Educações e resistências: diálogos, rupturas e alternâncias’ (CRV, 2019).

- 05/11, 11h, na 9ªBienal, pavilhão das oficinas, com presença dos organizadores do livro e os autores Maria Lenilda Caetano França, Rodrigo Pereira e Vagner Bijagó;

- 21/11, 8h, no auditório da UFAL-Sertão, com primeira mesa-redonda às 10h com os organizadores do livro e os autores Dalmo Moura, Maria Lenilda França, Lucas Lima, Marcos Paulo Sobral, Rodrigo Pereira e Vagner Bijagó; e segunda mesa-redonda às 11h com os organizadores do livro e os autores Ana Paula Araújo e Suzana Libardi, Geisa Ferreira e Lílian Kelly Voss, Alice Santos e Cristiano Vilela.