Você está aqui: Página Inicial / Graduação / Letras / Apresentação

Apresentação

O Curso de Licenciatura em Letras da Universidade Federal de Alagoas – Campus do Sertão, com sua sede na Cidade de Delmiro Gouveia, tem por base uma formação que articula ensino, pesquisa e extensão, relativamente aos conhecimentos linguísticos e literários da língua portuguesa.

O curso se destina a formar profissionais sensíveis ao papel social da escola no que diz respeito ao exercício da cidadania, capaz de lidar com as linguagens, sobretudo verbal, nas modalidades oral e escrita, atento às variedades linguísticas e culturais, capaz de gerenciar seu desenvolvimento profissional e de resolver problemas em contextos novos, de acordo com as demandas sociais, dotado de conhecimento pedagógico que o habilite a aperfeiçoar sua prática pedagógica e a participar do projeto educativo da instituição de ensino.

Os espaços de atuação do licenciando em Letras estão diretamente voltados para a atuação como professor na educação básica. Há ainda a possibilidade de atuação deste profissional na revisão de textos, desenvolvimento e análise de material didático e de técnicas pedagógicas para o ensino de língua e respectiva literatura, elaboração de proposta curricular no seu campo de atuação, assessoria cultural, crítica linguística e literária, dentre outros que envolvam a língua/linguagem/discurso, em termos de sua estrutura, funcionamento, manifestações culturais e sócio-históricas.

O curso oferece 80 vagas anuais, além disso tem uma carga horária total de 3.400 horas, e sua duração mínima é de 8 semestres. Turno de funcionamento Diurno.