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PRÓ-IDENTIDADE

PRÓ-IDENTIDADE: A Percepção de Identidade na Educação Básica: gênero, etnia e sexualidade nas relações educacionais das comunidades Quilombolas e Indígenas do Alto Sertão Alagoano.

Coordenadora: Mônica Regina Nascimento dos Santos

Este programa reúne alguns projetos de extensão sob a metodologia da pesquisa-ação para o estudo e mapeamento das comunidades quilombolas e indígenas do alto sertão alagoano a fim de problematizar e levantar informações sobre a percepção de identidade dos mesmos, com foco para as questões de genêro, etnia e sexualidade nas relações educacionais com foco para a educação básica, observando o pertencimento terriroral e cultural de cada comunidade.

Neste Programa todas as ações propostas estarão dialogando com as políticas públicas, as demandas regionais e movimentos sociais existentes, com foco da diversidade social e cultural. Nesse sentido em consonÊncia com a LDB 9394/96 no capítulo IV Da Educação Superior, Art. 43, inciso VII quando afirma que as Instituições de Ensino Superior promoverão a "extensão, aberta à participação da população, visando À difusão das conquistas e benefícios resultantes da criação cultural e da pesquisa científica e tecnológia geradas na instituição", o que é referendado pelo Estatuto da UFAL que defende no Art. 33 a extensão como: "processo de relações diretas e recíprocas com a sociedade, que se desenvolverá de forma indissociável com o ensino e a pesquisa" e será desenvolvido por meio de ações de pesquisa, ensino e promoção do desenvolvimento humano da região no âmbito da extensão.

Assumindo este compromisso estatutário e legal, o Programa ora proposto pretende difundir as conquistas e benefícis resultantes da relação de reciprocidade com a sociedade contribuindo para o fortalecimento das identidades em cumprimento do Plano Nacional de implementação das relações etnicorraciais.