Ações

AÇÕES - Aperfeiçoando Cursos e Originando Elos Socioambientais

Coordenador: Prof. Alexandre Nascimento de Lima

O Campus do Sertão se insere na segunda etapa da interiorização da UFAL, dentro do Programa de Expansão e de Reestruturação desta Universidade, iniciando suas atividades no Sertão alagoano em março de 2010.

Nesse contexto, a pedido da direção da Universidade, a comunidade acadêmica do Campus do Sertão realizou em abril de 2010 um planejamento estratégico para direcionar suas ações nos próximos cinco anos, de maneira a buscar respostas para a expectativa da população sertaneja em ter suas condições de vida beneficiadas com a chegada da universidade na região.

Esse processo constituiu a 2 elaboração do Plano de Desenvolvimento de Campus (PDC) do Campus do Sertão, que, dentre outras demandas, destaca, em sua missão, a necessidade de promover o desenvolvimento da região sertaneja, e, em seus valores, o Compromisso Socioambiental. Portanto, fica claro que o modelo de desenvolvimento regional que está incutido na missão do Campus do Sertão é muito diferente dos tradicionais, os quais tratam as questões sociais e ambientais de maneiras dissociadas, e sempre superadas pelas necessidades de crescimento impostas pela hegemonia econômica.

É diante desse cenário que surge a ideia de criação do Programa AÇÕES, um programa de extensão que busca dar atenção a um modelo de desenvolvimento regional pautado pelo compromisso socioambiental, permitindo que tal desenvolvimento ocorra de maneira holística e sistêmica.

Deste modo, para iniciar essa jornada, os integrantes deste programa de extensão acreditam que é necessário fortalecer os cursos de graduação (sempre em consonância com os Projetos Políticos Pedagógicos dos cursos envolvidos – PPC’s) e construir elos socioambientais que, através da mútua troca de conhecimentos entre a academia e a sociedade, propiciem ambientes favoráveis ao desenvolvimento da região sertaneja, segundo a missão do Campus do Sertão da UFAL.

Neste contexto, o Programa AÇÕES objetiva, através de ações articuladas de ensino/pesquisa/extensão, propiciar ambientes favoráveis à melhoria dos cursos de graduação do Campus do Sertão, bem como atender eminentes demandas socioambientais da região sertaneja do Estado de Alagoas.

Observação: Este programa foi inicialmente coordenado pela Prof.ª Bruna Rosa de Barros.