Você está aqui: Página Inicial / Extensão / Projetos

Projetos

Projeto PIBIP-Ação 2014/2015:

A Educação do campo sob a perspectiva do trabalho e da economia: um estudo a partir de uma experiência no Povoado de São Félix em Santana do Ipanema - AL

Coordenador: Manoel Valquer Oliveira Melo

Coro Universitário do Campus do Sertão:

A música, a voz, o canto é uma manifestação humana que integra homens e mulheres à sensibilidade expressiva da vida. Entender-se no mundo é também compreender as ações corporais com a voz, o gesto, a canção. Nesse sentido, pode-se dizer que o projeto “Canto Coral e Musicalização Social” do Coro Universitário do Campus do Sertão, da Universidade Federal de Alagoas-UFAL, busca um encontro de vozes que representam a expressão musical da região do alto sertão alagoano, cuja proposta é uma ação do NEART-Núcleo de Expressão Artística. Impulsionada por forte tendência artística, a região espelha singular contato com as mais diversas atividades culturais, como, por exemplo, a música, a poesia, o cordel, o violeiro, bem como a produção musical independente de jovens que veem na cultura musical uma forma de entendimento com o mundo. A proposta “Canto Coral e Musicalização Social” do Coro Universitário do Campus do Sertão objetiva então criar um diálogo com essa comunidade musical, produzindo com o canto um conjunto de ações que levem a música erudita, popular e as de marca regional para a comunidade acadêmica e a sociedade em geral. A proposta do “Coro Universitário do Campus do Sertão”, atualmente conhecida por seu produto final denominado “Coro do Sertão”, surgiu da chama de Edital Proinart da Proex-UFAL, que julga a excelência a partir de atividades que movimentem as relações culturais de determinadas regiões em que a universidade faz parte e hoje deseja ampliar suas ações através de seu projeto de musicalização social por meio do Edital ProCCAExt 2018. 

Coordenador: Marcel Garrido 

Contato: marcel.garrido@delmiro.ufal.br


Produção e Beneficiamento da Tilápia no Baixo São Francisco: Treinamento e Capacitação da Associação de Pescadores da Comunidade Salgado de Delmiro Gouveia – AL:

O município de Delmiro Gouveia é o único do estado de Alagoas que faz divisa com a Bahia, Pernambuco e Sergipe. Essas circunstâncias possibilitam que a Associação de Pescadores da Comunidade Salgado utilize-se do grande potencial hídrico do Rio São Francisco para a criação da tilápia, peixe produzido em tanques-redes e vendido in natura para o comércio local. Com tantos pontos a explorar nessa comunidade, esse trabalho tem como principal objetivo conscientizar os pescadores sobre a maneira mais adequada de descarte dos rejeitos, líquidos e sólidos, mostrando-lhes as técnicas de reaproveitamento da tilápia, os processos e os principais materiais utilizados na filetagem e compostagem. Além disso, busca-se também promover a capacitação desses trabalhadores e seus familiares, através de seminários expositivos, na conscientização ambiental e na prática da filetagem para aumentar a produção e, consequentemente, elevar a renda.

Coordenador: Antonio Pedro de Oliveira Netto

Contato: antonio.netto@delmiro.ufal.br