O estudo da linguagem imagética, especialmente a linguagem fotográfica, numa interrelação didática com a ciência química e sua linguagem se faz oportuno, sobretudo,
por possibilitar a visualização, ainda que macroscópica do conhecimento químico,
mas também possibilitando abordar a linguagem específica desta ciência. Diante
disto, este trabalho toma como objeto de estudo as imagens fotográficas contidas nos
livros didáticos de Química aprovados no Plano Nacional de Livro Didático (PNLD)
2018. Assim, na intenção de estudar essas imagens fotográficas buscamos, como
objetivo geral, caracterizar as imagens fotográficas que contribuem para o ensino de
Cinética Química nestes livros e investigar suas contribuições na compreensão dos
conceitos químicos abordados. Para que este objetivo geral seja alcançado, fez-se
necessário: I) Identificar na seção do conteúdo de Cinética Química todas as imagens
fotográficas veiculadas nos livros didáticos de química; II) Caracterizar as imagens
fotográficas sob a perspectiva das categorias: distribuição da imagem na página,
legenda, relação texto-imagem e temática; III) Analisar as imagens fotográficas a partir
dos significados representacional, interacional e composicional da Gramática do
Design Visual; e IV) Identificar as contribuições das imagens fotográficas para o
processo de significação do conteúdo de Cinética Química. Partimos dos
questionamentos: De que forma as imagens fotográficas acerca do conteúdo de
Cinética Química nos livros didáticos de Química são apresentadas? De que forma
essas imagens fotográficas podem contribuir para o processo de significação dos
conceitos de Cinética Química? Para a construção do referencial teórico nos
respaldamos em Santaella (2012), Costa (2013), Kossoy (2007), Shimoda (2009)
acerca dos estudos sobre a leitura e linguagem da imagem fotográfica e na Gramática
do Design Visual de Kress e van Leeuwen (2006). Este estudo enquadra-se na
modalidade de pesquisa quantitativa, caracterizada, em relação aos seus
procedimentos e métodos, como uma pesquisa de análise documental (LÜDKE;
ANDRÉ, 1986). Os procedimentos e métodos foram definidos em: 1) mapeamento do
nosso objeto de estudo; e 2) análise das imagens fotográficas seguindo os
pressupostos teóricos elaborados por Kress e Van Leeuwen (2006) na Gramática de
Design Visual. Desse modo, observa-se a necessidade na preparação adequada dos
professores (em formação e formados) para compreenderem as imagens fotográficas
dentro do contexto de ensino, como um texto não verbal organizado com uma
gramática, que necessita de uma leitura criteriosa. Tal constatação nos direcionou à
construção do nosso Produto Educacional que estabelece orientações, que se
revelaram importantes, para a seleção e leitura de imagens fotográficas na construção
de abordagens para o ensino de química.