00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/1748
Tipo: Dissertação
Título: A avaliação em matemática em forma de teia com assistência contínua ao estudante
Título(s) alternativo(s): The evaluation in mathematics in the form of web with continuous assistance to the student
Autor(es): Silva, Hendrickson Rogers Melo da
Primeiro Orientador: Guerra, Ediel Azevedo
metadata.dc.contributor.referee1: Barbosa, Isnaldo Isaac
metadata.dc.contributor.referee2: Barros, Amauri da Silva
Resumo: Adaptar conhecimento útil às necessidades matemáticas individuais e peculiares de cada estudante em meio à coletividade de uma sala de aula inteira, e avaliar o resultado desse empreendimento são o escopo da filosofia da teia – a estratégia didático-matética explorada neste trabalho. Nesta dissertação objetivou-se construir uma cultura didática de aprendizagem da matemática, de natureza construtivista, que articula de modo personalizado aprendizagem e avaliação, a qual pode ser vivenciada na prática educativa em sala de aula e online, com e sem as tecnologias digitais, muito embora somente com estas ferramentas se usufrua plenamente o conjunto de elementos desse estilo avaliativo. Com base nas premissas de que o modelo da teia é uma nova concepção de estratégia didática na qual se articulam a aprendizagem e a avaliação do educando gerada a partir de teorias psicológicas, as quais tanto a compõem quanto ganham novos significados durante tal entrelaçamento; e que a proposta pedagógica embutida nesse estilo de avaliação oportuniza ao educador matemático flexibilidade e atualização no processo ensino-aprendizagem-avaliação; e também que a teia pode favorecer o interesse por aprender Matemática, se oferece nesta pesquisa um breve histórico da avaliação da aprendizagem humana, a articulação dos elementos psicológicos e estatístico dessa filosofia avaliativa e, através da pesquisa-ação se validou as hipóteses de trabalho. Além de quatro artigos científicos publicados em revistas qualificadas, esta dissertação resultou na assimilação de inteligências: (na dimensão docente) no estabelecimento de que avaliar com adaptabilidade seja sinônimo de inteligência na visão de grupo, e (na dimensão discente) a inteligência do entendimento de que se pode ter suas peculiaridades cognitivas assistidas no processo ensino-aprendizagem-avaliação em Matemática. O produto educacional resultante é o Manual da Teia, onde o professor de Matemática encontra o passo a passo para construir sua própria teia e usá-la cotidianamente com seus estudantes.
Abstract: Adapting useful knowledge to the individual and unique mathematical needs of each student in the midst of an entire classroom, and evaluating the outcome of this endeavor are the scope of the web philosophy - the didactic-mathematic strategy explored in this work. This dissertation aims to construct a didactic learning culture of mathematics, of a constructivist nature, that articulates in a personalized way learning and evaluation, which can be experienced in classroom and online educational practice, with and without digital technologies, much Although it is only with these tools that the elements of this evaluative style are fully utilized. Based on the assumptions that the model of the web is a new conception of didactic strategy in which the learning and evaluation of the student generated by psychological theories are articulated, which both compose it and gain new meanings during such interlacing; And that the pedagogical proposal embedded in this style of evaluation gives the mathematical educator flexibility and updating in the teaching-learning-evaluation process; And also that the web can favor the interest in learning Mathematics, it offers in this research a brief history of the evaluation of human learning, the articulation of the psychological and statistical elements of this evaluative philosophy and, through action research, the working hypotheses were validated. In addition to four scientific articles published in qualified journals, this dissertation resulted in the assimilation of intelligences: (in the teaching dimension) in the establishment of which to evaluate with adaptability is synonymous with intelligence in the group view, and (in the student dimension) the intelligence of the understanding of That can have its cognitive peculiarities assisted in the process teaching-learning-evaluation in Mathematics. The resulting educational product is the Web Manual, where the Math teacher finds the step-by-step to build his own web and use it daily with his students.
Palavras-chave: Matemática – Ensino e aprendizagem
Filosofia da Teia – Didática
Ensino auxiliado por computador
Teorias psicológicas
Philosophy of the Web
assessment in Mathematics
Psychological Theories
Assistance
TIC
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática
Citação: SILVA, Hendrickson Rogers Melo da. A avaliação em matemática em forma de teia com assistência contínua ao estudante. 2017. 115 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2017.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/1748
Data do documento: 27-abr-2017
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU

Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.