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http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/1812
Tipo: | Dissertação |
Título: | Histórias em quadrinhos no ensino de invertebrados marinhos a luz da Teoria da Aprendizagem Significativa |
Título(s) alternativo(s): | Histories in quadrinhos in the teaching of marine invertebrates the light of the Theory of the Significative Learning |
Autor(es): | Figueira, Suzy Gracielly de Sousa |
Primeiro Orientador: | Correia, Monica Dorigo |
metadata.dc.contributor.referee1: | Pinheiro, Ulisses dos Santos |
metadata.dc.contributor.referee2: | Sovierzoski, Hilda Helena |
Resumo: | O ensino de zoologia, em especial os invertebrados marinhos, para alunos do ensino fundamental deve abranger práticas pedagógicas adequadas às realidades locais, visando à transmissão de conhecimentos, o que requer diferentes estratégias para permitir aos alunos do interior a compreensão do conteúdo como um todo. Assim, o objetivo dessa dissertação baseou-se em usar histórias em quadrinhos no ensino de invertebrados marinhos, visando promover a aprendizagem significativa junto aos alunos do ensino fundamental II. Os participantes da pesquisa foram alunos do 7º ano de uma escola estadual de Santana do Ipanema, interior de Alagoas. Optou-se por realizar três etapas no presente estudo. Inicialmente, foi verificado o conhecimento prévio dos alunos com a aplicação de um questionário objetivo. Na segunda etapa foi realizada uma aula expositiva dialógica, sendo posteriormente apresentada uma história em quadrinhos sobre os invertebrados marinhos. Durante esses processos os alunos responderam a dois questionários de múltipla escolha para o registro dos conteúdos absorvidos. Com relação ao primeiro artigo os resultados demonstraram que os alunos possuíam algum conhecimento prévio sobre o conteúdo de zoologia dos invertebrados marinhos, obtidos em geral a partir dos meios de comunicação. No segundo artigo os resultados demonstraram que a média geral de acertos, considerando as 10 questões sobre invertebrados marinhos, no primeiro questionário foi de 40,7% e no segundo questionário verificou-se a ampliação dos resultados com a média de 60,1% de acertos. Os resultados demonstram com base nas análises dos desenhos que foram identificados 151 animais na contagem total. Com relação aos grupos de animais, o que apareceu com maior frequência foi representado pelos equinodermos com 31,3%, seguido dos cnidários com 19,2% e moluscos com 14,5%. A partir das características exibidas nos desenhos confeccionados pelos alunos, as análises evidenciaram que os mesmos foram utilizados como elementos sinalizadores da aprendizagem dos estudantes em relação aos animais marinhos. Dessa forma, comprovou-se que utilizar histórias em quadrinhos como alternativa para suprir a falta de contexto sobre invertebrados marinhos entre alunos do interior de Alagoas foi bastante positivo. |
Abstract: | The zoology teaching, particularly marine invertebrates, for elementary school students should include appropriate pedagogical practices to local realities, aimed at imparting knowledge, which requires different strategies to allow the interior of the students understanding of the content as a whole. The objective of this dissertation was based on using comics in teaching marine invertebrates, to promote meaningful learning with the students of elementary school II. Participants of this research were 7th graders from a public school in Santana do Ipanema, Alagoas inside. It was decided to perform three steps in this study. Initially, it was found the students' prior knowledge by applying an objective questionnaire. In the second stage a dialogic lecture was held and subsequently presented a comic on marine invertebrates. During these processes the students answered two multiple choice questionnaires for recording content absorbed. Regarding the first article the results showed that the students had some prior knowledge of zoology content of marine invertebrates in general obtained from the media. In the second article results show that the overall mean score, considering the 10 questions of marine invertebrates in the first questionnaire was 40.7% and the second questionnaire it was found expansion of the results with the average of 60.1% of hits. Thus, it was found that use comic as an alternative to address the lack of context on marine invertebrates among students in the interior of lagoas was very positive. |
Palavras-chave: | Invertebrado marinho – Estudo e ensino Historia em quadrinhos Aprendizagem significativa Ensino de ciências – Ensino fundamental Teorias da aprendizagem Marine Invertebrates - Study and teaching Comics Meaningful Learning Science Teaching – Primary school Theory of learning |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática |
Citação: | FIGUEIRA, Suzy Gracielly de Sousa. Histórias em quadrinhos no ensino de invertebrados marinhos a luz da Teoria da Aprendizagem Significativa. 2016.81 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2016. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/1812 |
Data do documento: | 15-abr-2016 |
Aparece nas coleções: | Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU |
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