Os ecossistemas recifais apresentam grande diversidade de fauna e flora, sendo esse ambiente considerado um dos mais ricos do planeta, tanto em número de espécies quanto de exemplares. Alia-se ainda a beleza cênica e as opções de lazer e turismo que oferecem para o homem. A motivação da escolha dessa temática deveu-se ao fato da cidade de Maceió situar-se no litoral, onde existem belas formações recifais. O presente trabalho foi desenvolvido com o objetivo de propiciar aos alunos de uma escola pública do município de Maceió, estado de Alagoas, a construção da consciência crítica, para compreenderem a importância em preservar os ecossistemas recifais. Dessa forma procurou-se também conhecer qual a percepção dos alunos sobre a temática da preservação e conservação dos ecossistemas, com ênfase nos recifes, conscientizando-os a respeito da complexidade de inter-relações em um ambiente recifal a partir da criação de um livro-jogo, tendo como temática científica os Ecossistemas Recifais, o qual resultou no produto educacional. O público-alvo da pesquisa foi constituído por um grupo de alunos do 2º ano do Ensino Médio de uma escola pública, localizada na periferia do município de Maceió, Alagoas. A dissertação foi dividida em três artigos, que trataram de avaliar o quanto os alunos conheciam sobre ecossistemas recifais, antes, durante e após aulas expositivas dialógicas. No primeiro artigo foi abordada uma discussão sobre temáticas relacionadas com o ensino em Ciências relativas a tecnologias da informação auxiliando na aprendizagem, quando também foi aplicado um questionário com cinco questões discursivas, para avaliar o conhecimento prévio dos alunos a respeito dos ecossistemas recifais. No segundo artigo foram ministradas aulas planejadas na forma interativa, para servir de estratégias didáticas ao aprendizado dos alunos, sendo considerada intervenção do professor. Antes e após essas atividades foi aplicado um questionário, com cinco questões objetivas cada, diferentes entre si quanto as questões. O terceiro artigo apresentou uma discussão sobre o uso da ludicidade no ensinamento de conceitos científicos, particularmente relativos a ecossistemas recifais, quando foram apresentadas as devidas explicações para os alunos usarem o livro-jogo. Foram então aplicados os dois últimos questionários dessa pesquisa, um relativo a avaliação do uso do livro-jogo, com cinco questões objetivas e espaço para comentários, enquanto o outro tratou da conceituação de termos científicos relativos aos ecossistemas recifais, contendo cinco questões objetivas e uma discursiva. Os resultados dos três artigos demonstraram que a metodologia utilizada favoreceu a aprendizagem, pois foi constatada uma bagagem de conhecimentos prévios dos alunos por meio de avaliação diagnóstica, mesmo que insuficiente para a completa compreensão do conteúdo. Também foi verificada a ampliação do conhecimento e da percepção dos alunos acerca do tema abordado após o planejamento e as intervenções realizadas, na forma de aulas dialogadas. Por fim, o livro-jogo foi avaliado pelos alunos como um excelente instrumento didático para a apresentação de temáticas científicas, como os ecossistemas recifais. Houve estímulo para os alunos perceberem a importância do assunto abordado, com a apresentação de metodologia de aulas diferentes e dessa forma a apreensão do conhecimento transmitido.