Você está aqui: Página Inicial / Dissertações

Dissertações

Dissertações defendidas em 2012

Vanessa da Silva Alves - A construção do conceito de número racional no sexto ano do ensino fundamental 

Vívia Dayana Gomes dos Santos - Esboço de gráficos nos ambientes papel e lápis e GeoGebra: funções afins e funções quadráticas

Wellington Rodrigues de Araújo - O ensino do conceito de área no sexto ano noturno do Ensino Fundamental: uma proposta didática fundamentada na Teoria de Van Hiele

Rosemeire Roberta de Lima - Campo Multiplicativo: estratégias de resolução de problemas de divisão de alunos do 4º ano do ensino fundamental em escolas públicas de Maceió

Wlisses Guimarães Souza - Uso e Aplicação de Materiais Poliméricos Recicláveis na Construção de um Modelo Molecular

 

Dissertações defendidas em 2013

Adalberon Moreira de Lima Filho - O ensino de Biologia por meio de charges

Alana Priscila Lima de Oliveira - DA TEORIA À PRÁTICA: o estudo dos ecossistemas recifais com base na aula de campo para alunos do Ensino Médio

Anayara Gomes dos Santos - O Geogebra como recurso didático para a aprendizagem do esboço de gráficos de funções que diferem de outras por uma composição de isometrias ou homotetias

Fabiano Rodrigues dos Santos - ENEM E OS LIVROS DIDÁTICOS DE FÍSICA: UMA ABORDAGEM DE ENERGIA E SUAS TRANSFORMAÇÕES

Francisco Aureliano Vidal - SEÇÕES CÔNICAS: uma sequência didática no ensino médio utilizando o GeoGebra

Mariglene Jatobá Vieira de Oliveira - Números: o (des)conhecimento docente de uma escola pública

Márcia da Silva Lima Luna - ENUNCIADO DE PROBLEMA MATEMÁTICO: um gênero textual

Thaís Freitas de Resende - Explorando o Conceito de Magnetismo com Alunos do Curso de Licenciatura em Pedagogia na Modalidade a Distância da UFAL: reflexões sobre o uso de experimentos como estratégia didática no ensino de ciências da natureza nos anos Iniciais da educação básica

Rita de Cássia Correia Andrade - A formação dos professores utilizando as ferramentas do PROUCA como facilitadoras no processo ensino-aprendizagem de matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental

Rodrigo Medeiros Ferreira - FÍSICA MODERNA: divulgação e acessibilidade no ensino médio através das histórias em quadrinhos

 

Dissertações defendidas em 2014

Adrianna Kelly Santos da Silva - Atividades lúdicas no ensino de saúde direcionadas para doenças de veiculação hídrica com alunos do ensino fundamental em Alagoas

Antonia Givaldete da Silva - O Professor dos Anos Iniciais e o Conhecimento da Geometria

Marcos Antonio Pessôa Leite - Fotômetro Portátil de Baixo Custo: experimentação e contextualização no ensino de Química da educação básica

Catharina Adelino de Oliveira - NÚMEROS NEGATIVOS: estratégias de resolução de problemas de alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental de uma escola pública de Maceió

Flávio Fabiano Pasciência Torres - O USO DE EXPERIMENTOS DE FÍSICA NO ESTUDO DA FUNÇÃO AFIM

Liliane Oliveira de Brito - ENSINO DE CIÊNCIAS POR INVESTIGAÇÃO: uma estratégia pedagógica para promoção da alfabetização científica nos primeiros anos do ensino fundamental

 

Dissertações defendidas em 2015

Alberli de Gusmão Oliveira Lima - O Ecossistema Manguezal como Enfoque de Alfabetização Científica de Alunos do Ensino Fundamental

Adriana Gomes de Almeida - Diferentes Estratégias de Ensino de Ciências para Alunos do Ensino Fundamental

Edcarlos Pereira - A utilização de Applets no GeoGebra para a aprendizagem da trigonometria no ensino médio

Ederson Monteiro Matsumoto - MOODLE: uma opção para orientar o estudo além da sala de aula presencial

Emanuelle Satiko Monteiro Matsumoto - ENSINO DE FÍSICA BASEADO NA EXPERIÊNCIA VISUAL: um estudo com alunos surdos do ensino médio da educação básica

André Luiz dos Santos Oliveira - UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE METAIS: características, usos, produção e impactos ambientais para a primeira série do ensino médio

Ilson Barboza Leão Júnior - O Ensino de Magnetismo nos Anos Iniciais: uma análise dos livros didáticos aprovados no PNLD 2013

Javan Sami Araújo dos Santos - O LIVRO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS: ANÁLISE SOBRE O CONTEÚDO DE HIGIENE/DOENÇA NA COLEÇÃO PROJETO BURITI PARA OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Maria Cleide Gadi - Alunos com Deficiência Intelectual e o Ensino de Ciências

Rodrigo Oliveira Ferreira da Silva -  Reflexos na práxis do professor de ciências (Física, Química e Biologia), da cidade de Maceió, após a adoção do ENEM como protagonista no processo de seleção de alunos para o Ensino Superior

Saulo Verçosa Nicácio - Visão integrada dos sistemas fisiológicos humanos utilizando práticas do ensino de ciências

Uiltamar Miranda da Silva - AS FRAÇÕES E OS JOGOS MATEMÁTICOS: uma relação de interação em turmas do 6º ano do ensino fundamental

 

Dissertações defendidas em 2016

Benjamim Nunes de Oliveira - O Uso da Simulação Massa-Mola do PhET como auxílio para a Aprendizagem da Força Elástica (Lei de Hooke)

Bernadete Fernandes de Araújo - TRILHA INTERPRETATIVA NOS BIOMAS DE MATA ATLÂNTICA E CAATINGA A PARTIR DA PERCEPÇÃO AMBIENTAL DOS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO

Enaldo Vieira de Melo - ENSINO-APRENDIZAGEM DE FUNÇÕES TRIGONOMÉTRICAS ATRAVÉS DO SOFTWARE GEOGEBRA ALIADO À MODELAGEM MATEMÁTICA

José Wellington Santos SilvaO SOFTWARE CABRI 3D COMO INSTRUMENTO PARA O ENSINO DE GEOMETRIA ESPACIAL NO ENSINO FUNDAMENTAL

Lidiany Bezerra Silva de Azevedo - ENSINO DE CIÊNCIAS POR INVESTIGAÇÃO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: estudo dos conceitos básicos de eletricidade para a promoção da alfabetização científica

Lília Flávia Pontes de Araújo - EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM ECOSSISTEMAS DE PRAIA E RESTINGA: TEORIAS E PRÁTICAS AMBIENTAIS

 

Dissertações defendidas em 2017

Daniel Victor Teixeira Japiassú - RELAÇÕES ENTRE PRINCÍPIOS DE CONSERVAÇÃO, LEIS DE SIMETRIA E PRINCÍPIOS CAUSAIS PARA O ENSINO DE FÍSICA

Diogo Pinheiro da Silva - A APRENDIZAGEM DE ANÁLISE COMBINATÓRIA NO ENSINO MÉDIO