Assine o RSS
Segunda, 30/05/2011 às 09h48
Ginástica Laboral é usada para melhorar qualidade de vida dos servidores

Elas chegaram aos setores da reitoria do Campus Maceió aplicando questionários. Depois vieram os exercícios. As alunas do curso de Educação Física Josicleide Palmeira, Mayse Nunes, Elany Cristina da Rocha e Anna Cecílya Gomes carregam no uniforme o título do projeto de extensão que fazem parte. Trata-se do projeto de Ginástica Laboral na Ufal, coordenado pelos professores do mesmo curso Agostinho Gonçalves e Jean Toscano.

Segunda, 30/05/2011 às 09h48

Enfermagem ensina familiares a cuidar de pacientes terminais
Sexta, 27/05/2011 às 12h23
Enfermagem ensina familiares a cuidar de pacientes terminais

O diagnóstico de um tumor maligno gerado pela multiplicação de células de um órgão, ou de um tecido, torna oficial a luta contra um câncer. Constatada a doença, tem que se levar em conta seu estágio para decidir de qual maneira ela será tratada. A professora Maria Cristina Soares que ministra na Escola de Enfermagem e Farmácia (Esenfar), da Universidade Federal de Alagoas a disciplina “Saúde da Mulher”, explica que quando um enfermo não se encaixa mais em possibilidade terapêutica com objetivo de cura, entra em ação um tipo de tratamento denominado de Cuidados Paliativos.

Físicos ajudam a explicar o funcionamento dos remédios no organismo
Sexta, 27/05/2011 às 11h11
Físicos ajudam a explicar o funcionamento dos remédios no organismo

No início de maio, no auditório do Instituto de Física, o professor Valder Nogueira Freire, da Universidade Federal do Ceará, falou sobre como a Bioquímica Quântica pode contribuir em questões práticas da medicina, como por exemplo: qual o melhor remédio para os enfartados, ou como a aspirina funciona no organismo, ou como surge o mal de Alzheimer? Na palestra estudantes e pesquisadores em Física, Química, Bioquímica e Farmacologia estavam interessados em desvendar estas questões.

Pesquisa aborda os acidentes de motos e o consumo de álcool em Arapiraca
Sexta, 27/05/2011 às 11h02
Pesquisa aborda os acidentes de motos e o consumo de álcool em Arapiraca

O crescente número de acidentes de trânsito como consequência do consumo de álcool por parte dos condutores instigou à criação de uma pesquisa no curso de Enfermagem do Campus Arapiraca. O Trabalho de Conclusão de Curso de Litieska Barros da Silva Santos é orientado pela professora Verônica de Medeiros Alves e tem a colaboração da professora Sônia Mércia da Silva.

Quinta, 26/05/2011 às 10h34
NOTA DE REPÚDIO
Orquestra da Ufal realiza concerto para alunos de escola pública
Quarta, 25/05/2011 às 10h13
Orquestra da Ufal realiza concerto para alunos de escola pública

O Projeto Concerto Didático dá início as suas atividades desse ano e se apresentará para duas escolas municipais

Engenharia Civil da Ufal – 50 anos de glórias
Quarta, 25/05/2011 às 09h57
Engenharia Civil da Ufal – 50 anos de glórias

Desde os primórdios da humanidade, o homem se impõe perante seus semelhantes através de obras de arte, que marcam uma civilização, uma região, uma sociedade. Com forte teor empírico, simplesmente baseados no bom senso de estudiosos, “O Colosso de Rodes, Os Jardins Suspensos da Babilônia”, enfim, as maravilhas do mundo antigo, serviam como ícone de um povo, supremacia de uma época.

Segunda, 23/05/2011 às 10h40
Seminário promove debate sobre Agroecologia
Pesquisa: a estrutura social do crime em Alagoas
Sexta, 20/05/2011 às 12h15
Pesquisa: a estrutura social do crime em Alagoas

Saber quais são os crimes que se repetem em Alagoas e aqueles que já fazem parte da realidade local, em que condições e qual o perfil dos criminosos. Essas são algumas das questões que buscam ser respondidas em uma pesquisa coordenada pela professora Célia Nonata, doutora em História. A mineira, que passou no concurso para docente da Ufal em 2010, trouxe na bagagem o interesse pela história social do crime e a necessidade de analisar melhor os dados, para compreender a escalada de violência que atinge as cidades brasileiras.

Pesquisadores avaliam a reação da Reserva do Ibama à poluição de Maceió
Sexta, 20/05/2011 às 11h45
Pesquisadores avaliam a reação da Reserva do Ibama à poluição de Maceió

Alunos e mestrandos de Meteorologia passaram várias noites acampados dentro da reserva do Ibama, no bairro da Gruta de Lourdes. Com os equipamentos do Laboratório de Poluição do Instituto de Ciências Atmosféricas (Icat), os pesquisadores levantaram dados, de 20 de abril a 20 de maio, para determinar os níveis de compostos nitrogenados (NOx) e dióxido de carbono (CO2) presentes nos 55 hectares de mata atlântica secundária.

Quarta, 18/05/2011 às 17h11
Inscrições abertas para o Enem 2011
Universidança apresenta perfomances e projetos de extensão
Terça, 17/05/2011 às 12h21
Universidança apresenta perfomances e projetos de extensão

O evento reúne, em Alagoas, estudantes, alunos e comunidade.