Sorriso de Plantão inaugura Foguete de Leitura

Projeto estimula a leitura de livros entre as crianças hospitalizadas

25/05/2018 10h10 - Atualizado em 25/05/2018 às 18h59
Crianças do HGE já foram contempladas com o projeto

Janyelle Vieira - estudante de Jornalismo

O projeto de extensão Sorriso de Plantão em parceria com o curso de Design da Universidade Federal de Alagoas e o apoio da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) implantou o primeiro Foguete de Leitura no Hospital Geral do Estado. Trata-se de uma biblioteca móvel pediátrica que conta com 3,8 mil livros infantis da Editora Evoluir, de São Paulo, disponíveis para as crianças hospitalizadas.

De acordo com os envolvidos do projeto, a iniciativa tem como finalidade incentivar a leitura e sensibilizar quanto à importância da pedagogia hospitalar. A proposta é possibilitar um momento de estímulo à imaginação, aprendizado e diminuição da ociosidade no ambiente.

“É uma forma de colocar as crianças hospitalizadas em contato com o universo da leitura, algo que elas são privadas quando dão entrada no hospital, visto que não há classes hospitalares no estado de Alagoas. A ideia de leitura como viagem, algo que forma e transforma o indivíduo leitor, está presente não somente na concepção desse projeto, como também em sua visualidade, já que a biblioteca móvel pediátrica possui um formato de foguete” explicou o professor de Língua Portuguesa do Instituto Federal de Alagoas e integrante do Sorriso de Plantão, Diogo Souza.

A biblioteca que foi idealizada pela enfermeira e professora Maria Rosa da Silva, contou com a parceria do curso de Design da Ufal e o Laboratório de Experimentação em Design (LED) para colocar a ideia em prática. O grupo, que é coordenado pelos professores Edu Grieco e Juliana Donato, e conta com uma equipe formada por estudantes e professores integrantes do curso, elaborou o protótipo do carrinho de leitura pensando em todos os aspectos de mobilidade e de uso no contexto hospitalar.

O projeto foi dividido em várias fases, passou pela etapa de entendimento da dinâmica do grupo Sorriso de Plantão, do reconhecimento espacial do local e do estudo da relação do produto com o usuário. “Foi ótimo para todos, principalmente por ser interdisciplinar, no qual os integrantes puderam ter a experiência real de todas as etapas do desenvolvimento de um produto. Produto esse que vai gerar um impacto tão positivo para um projeto tão bonito como é o Sorriso de Plantão”, destacou a coordenadora do grupo, Juliana Donato.

Um dos integrantes da equipe, Sandro Alisson, relata que foram feitos muitos esboços a partir do estudo de formas e cores, até chegar à fase conceitual do produto, para posteriormente ser selecionado a forma do foguete. “Abraçamos a ideia assim que recebemos o convite, por acreditar no pessoal do Sorriso de Plantão e porque sabemos que o design sendo interdisciplinar, pode atuar em várias áreas proporcionando uma melhoria na qualidade de vida das pessoas” pontua o estudante.

O Sorriso de Plantão é um projeto de extensão da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) junto com a Pró-reitoria de Extensão da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) atuante há 16 anos em cinco hospitais da cidade de Maceió. O Hospital Geral do Estado foi o primeiro contemplado com o protótipo do foguete.

“Essa iniciativa irá auxiliar a diminuição da ociosidade das crianças durante o período em que ficam hospitalizadas e sem a presença de momentos lúdicos. Agora é o momento de buscar outras parcerias para patrocinar a construção de novos foguetes de leitura, uma vez que foi lançado o protótipo, e não ainda a versão oficial que permanecerá nos hospitais. A ideia é distribuir o material em mais cinco hospitais nos setores de pediatria e hemodiálise” conta a coordenadora, Maria Rosa.