Dia Internacional dos Museus e 28 anos do MHN são comemorados nesta sexta (18)

Evento acontece das 9h às 12h e das 14h às 17h, na Sede do MHN; Programação integra 16ª Semana Nacional de Museus

17/05/2018 07h55 - Atualizado em 17/05/2018 às 07h55
Programação do evento

Graziela França - estagiária de jornalismo

Com uma programação variada, o Museu de História Natural (MHN) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) participa da 16ª Semana Nacional dos Museus. O evento acontece nesta sexta-feira (18), das 9h às 12h e das 14h às 17h, na Sede do MHN, e comemora o Dia Internacional dos Museus e o aniversário de 28 anos da Instituição, completados em 7 de maio.

De acordo com Cristina Conceição, técnica em assunstos educacionais do MHN, comemorar essa data com instituições de todo o país é muito significativo, além de realizar uma comemoração especial dos 28 anos do MHN. “O objetivo é proporcionar ao visitante conhecimento sobre a biodiversidade alagoana através da educação, ciência, cultura e lazer, e despertar o interesse e a vontade de uma relação mais dinâmica da sociedade com o museu”, comentou.

Semana Nacional dos Museus

A 16ª Semana Nacional dos Museus é promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e traz o tema Museus hiperconectados: novas abordagens, novos públicos, visando abordar o modo de interação dos museus com seu entorno e como essa relação foi impactada com o avanço da conectividade digital.

Programação

Visitas guiadas, palestras, oficinas lúdicas e pedagógicas, jogos e brincadeiras sobre diversas temáticas envolvendo história natural e cultural de Alagoas compõem a programação do evento.

A palestra será ministrada pela delegada regional da Federação Internacional de Educação Física (FIEP/AL), Albanize Mirindiba, que falará sobre a inclusão de pessoas com deficiência visual no contexto acadêmico, às 14h.

Para as crianças, haverá, pela manhã, oficina de vulcão, de desenhos na areia, de sucata e
contação de histórias sobre arqueologia. À tarde, será ministrada oficina sobre peixes e bicos de passáros, brincando com dinossauro, jogo da velha sobre presa e predador e perguntas e respostas sobre morcegos. Durante o dia inteiro as crianças poderão deixar suas marcas no painel de pintura rupestre.