SBPC Jovem prorroga inscrições até 30 de abril

Propostas de programação ainda podem ser realizadas, além de inscrição da competição do Trekking

25/04/2018 08h57 - Atualizado em 22/11/2021 às 09h05
Inscrições podem ser feitas até 30 de abril

Inscrições podem ser feitas até 30 de abril

Letícia Sant’Ana - estagiária de Jornalismo e Giselle Nascimento - jornalista colaboradora

A Pró-reitoria de Extensão (Proex) prorrogou até o dia 30 de abril as inscrições na competição do Trekking C&TI e das propostas para a programação da SBPC Jovem. O evento é parte integrante da 70ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, a ser realizada, pela primeira vez em Alagoas, de 22 a 28 de julho de 2018, com o tema Ciência, Responsabilidade Social e Soberania

Podem participar desta chamada pública, pessoas físicas a partir de 15 anos e pessoas jurídicas de qualquer natureza, com ou sem fins lucrativos, residentes ou atuantes no Brasil A participação de um menor de idade só será permitida mediante documento de autorização assinado por um responsável. Os interessados em propor atividades devem preencher os formulários de inscrições disponíveis nos links informados em cada tipo de modalidade e de acordo com as especificações no edital da chamada pública. 

Cada proponente poderá se inscrever apenas uma vez em cada evento da programação, respeitando-se os requisitos exigidos. A programação será composta pelas propostas que devem ter como tema Ciência, Tecnologia e Inovação voltadas para o público jovem, adulto e infanto-juvenil que forem selecionadas para cada evento, quais sejam: Central de Jogos - desenvolvimento de metodologias lúdicas (jogos) em diferentes áreas do conhecimento; Letra Viva - iniciativas de leitura de todos os segmentos da sociedade, contação de histórias, dramatizações e performances de pequeno porte, entre outras; Arena de Ideias- sessões de bate-papos interativos com o público circulante e Oficinas Criativas - oficinas ou minicursos de temas que dialoguem com a temática do evento.

Além dessas atividades, a SBPC Jovem também terá a Mostra Interativa Universitária, sendo um espaço para exposição/realização de atividades criativas e interativas dos estudantes em nível de graduação das IES, fruto de projetos de ensino, pesquisa e extensão e o Espaço expositivo IFES brasileiras, para a realização de atividades de fruição científica, voltado a instituições brasileiras de Ensino Superior. 

Segundo a chamada, as propostas inscritas serão analisadas por uma Comissão de Seleção, formada no total por até 30 integrantes, dividida em subcomissões de até cinco profissionais para cada modalidade de evento, pertencentes ao corpo técnico da Pró-reitoria de Extensão da Ufal e de outras instituições culturais e educativas de Alagoas. 

Trekking C&TI 

Nesta modalidade, a equipe formada por cinco estudantes irá participar de uma série de desafios de um trekking (caminhada ou trilha), enfrentando um número de provas (atividades científicas, resolução de problemas) em contato com cursos e laboratórios da Ufal, Campus Maceió. 

As inscrições devem ser feitas por um adulto representante da escola, sendo a escolha dos participantes da equipe e a autorização dos pais de responsabilidade da instituição de ensino. Só será aceita uma inscrição por escola. A competição acontecerá no horário da tarde. 

Até o dia 20 de junho, o responsável pela inscrição receberá, por e-mail, as regras da prova, tempo de duração, cursos e assuntos científicos a serem abordados. Cada equipe deve estar afinada com os temas propostos, possuir uma bússola e capas de chuva para seus integrantes, para enfrentar os desafios da competição. Os custos de alimentação e de transporte serão de responsabilidade da instituição proponente, as equipes deverão estar no local às 12h30 até a duração final da prova, que será por volta das 18h. Serão ofertadas até 20 vagas para as equipes. 

O resultado da seleção será divulgado na data provável de 24 de maio. Em caso de dúvidas, entrar em contato pelo e-mail sbpcjovemal@gmail.com. 

Confira o edital completo aqui.