Reunião da SBPC integra o calendário acadêmico de 2018

O calendário da Ufal foi aprovado pelo Consuni incluindo o evento como atividade letiva

10/04/2018 10h55 - Atualizado em 22/11/2021 às 09h05
Evento consta como atividade letiva no calendário acadêmico aprovado pelo Consuni

Evento consta como atividade letiva no calendário acadêmico aprovado pelo Consuni

Lenilda Luna - jornalista 

O calendário acadêmico de 2018 da Universidade Federal de Alagoas foi aprovado na sessão ordinária do Conselho Universitário (Consuni), desta segunda-feira (9). Ainda sob o efeito das greves de 2015 e 2016, o ano letivo será iniciado no segundo semestre do ano em curso. As aulas de 2018.1 começam em 18 de junho e serão encerradas em 30 de outubro. Já o semestre letivo 2018.2 inicia em 12 de novembro e vai até o dia 23 de abril de 2019. 

A equipe da Pró-reitoria de Graduação dedicou esforços para apresentar uma proposta unificada de calendário acadêmico para os três campi da Ufal, que foi amplamente debatida na Câmara Acadêmica. Outra solicitação de estudantes e professores contemplada na proposta aprovada é o período de férias de um mês entre o final deste ano e janeiro de 2019. “Levamos em conta a necessidade do descanso e também a dificuldade para os discentes do interior de garantir transporte junto às prefeituras no mês de janeiro”, explicou Sandra Paz, pró-reitora de Graduação. 

Outro esforço da equipe que organizou o calendário foi ajustar as atividades, de forma que gradualmente o ano letivo volte a ser inserido no ano civil. “Se não houver outras interferências, conseguiremos começar e terminar o ano letivo dentro do mesmo ano civil, em 2020. Isso, garantindo um planejamento de atividades humanizado, sem reduzir férias. A greve é um direito legal dos trabalhadores e não deve ser motivo de punição para os estudantes e docentes”, destacou a pró-reitora. 

SBPC na Ufal 

Em 2018, a Universidade Federal de Alagoas (Ufal) vai sediar, pela primeira vez, de 22 a 28 de julho, a Reunião Anual da Sociedade para o Progresso da Ciência (SBPC). O evento, considerado o maior da América Latina no campo das Ciências, foi incluído no calendário acadêmico aprovado no Consuni. A SBPC Educação, que acontece nos dias 19 e 20 de julho, também está no calendário. 

Na prática, isso significa que esse período conta como dias letivos e deve ser inserido na programação das atividades acadêmicas. “Vamos conversar com os coordenadores e professores sobre a importância de envolver-se nesse evento de grande relevância para a produção do conhecimento científico. Podem ser programadas visitas às tendas e exposições de pôsteres sobre diversos assuntos, participação em palestras, acompanhamento de ações científicas, tudo contando como atividade didática”, orientou Sandra Paz. 

O vice-reitor da Ufal e coordenador local da 70ª Reunião Anual da SBPC, professor José Vieira, destacou o grande privilégio para a comunidade universitária de sediar um evento científico dessa magnitude. “A Reunião Anual da SBPC é um grande momento de troca de experiências. Nossos estudantes vão poder participar como monitores, expositores, visitantes, etc. A rotina da nossa Universidade será alterada por esse acontecimento e é muito importante que todos possam se envolver na construção dele”, disse Vieira. 

O coordenador ressalta que muitos assuntos de destaque no campo político e científico estarão em debate durante a SBPC. “Eu acredito que a Universidade vai proporcionar para Alagoas uma oportunidade ímpar. É um evento renomado que vai atrair para nosso Estado os olhares da comunidade acadêmica de todo o país. Esperamos que isso desperte o interesse científico de muitos jovens e deixe um legado para a Ufal e para a sociedade alagoana”, concluiu Vieira.