Propep realiza entrega de certificados de Excelência Acadêmica na Ufal

Os premiados foram estudantes sob orientação de professores em projetos dos programas Pibic e Pibiti

02/04/2018 11h10 - Atualizado em 02/04/2018 às 12h14
Entrega de certificados de Excelência Acadêmica em Maceió

Danielly Bezerra - estudante de Relações Públicas

A Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (Propep) realizou a entrega dos certificados de Excelência Acadêmica para alunos e orientadores dos ciclos 2016-2017 dos Programas Institucionais de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) e Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Pibiti). A indicação, realizada no último mês de março, foi para os melhores trabalhos apresentados na Ufal e julgados pelo grupo de avaliadores externos de todas as apresentações dos trabalhos no 27º Encontro do Pibic e 10º Seminário do Pibiti.

A cerimônia para os premiados do Campus A.C. Simões, no auditório da Reitoria, em Maceió, foi presidida pelo pró-reitor Alejandro Frery. Representando a reitora Valéria Correia, o professor esteve ao lado do antigo coordenador de pesquisa, André Lage, a coordenadora do Programa de Inovação Tecnológica e Empreendedorismo (Pite), Eliana Almeida, e o novo coordenador de pesquisa da Propep, Jorge Artur Coelho. Compondo a mesa pela primeira vez, o professor da Faculdade de Medicina da Ufal (Famed) mencionou a honra em integrar a coordenação e poder continuar o trabalho de melhoria em curso na atual gestão.

Recém-empossado, Jorge Coelho já participou ativamente da construção do novo edital do Pibic 2018-2019 e está acompanhando os números do programa que vai coordenar desta etapa em diante. “Tenho convicção de que a Ufal é reconhecida em nossa sociedade como a referência em pesquisa e inovação científica. Esse reconhecimento é consequência dos nossos trabalhos científicos publicados nas mais importantes revistas científicas do mundo e do impacto prático de nossas pesquisas na vida das pessoas”, comentou.

Já na cidade de Arapiraca, a Propep fez a entrega dos certificados de alunos e orientadores pertencentes ao Pibic que desenvolveram seus projetos nos campi de Arapiraca e do Sertão. O professor Jorge Arthur Coelho presidiu a mesa representando a Gestão, acompanhado da servidora Berenice Pimentel. Do Campus Arapiraca, estiveram presentes o coordenador Pedagógico, Arnaldo Tenório,  a diretora Eliane Aparecida Cavalcante, e o representante do Comitê Assessor do Campus Arapiraca, professor Vitor Visintim.

Encontro e apresentações

Ocorrido em 2017 entre os dias 22 e 24 de novembro no Campus A.C. Simões, e nos dias 29 de novembro a 1º de dezembro nos campi do interior, o 27º Encontro do Pibic e o 10º Seminário do Pibiti receberam pesquisadores de diversas universidades do Brasil, indicados pelos Comitês Assessores de cada unidade acadêmica da Ufal.

Os referidos consultores externos avaliaram as apresentações orais dos dois programas, sendo premiados com Excelência Acadêmica e com indicação à SBPC os alunos com nota máxima nos seis quesitos observados, alcançando 24 pontos. Eles vão reapresentar seus trabalhos na Jornada Nacional de Iniciação Científica (JNIC), espaço reservado para estes estudantes na 70ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).

Com sua próxima edição na Ufal em 2018, a SBPC também será o momento em que o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) divulgará o resultado final do Prêmio Destaque do CNPq. Compondo um grupo ainda mais seleto, parte dos apresentadores - então bolsistas do Conselho - foi indicada para concorrer ao referido Prêmio, representando a sua grande área de conhecimento. Todas as universidades brasileiras enviaram seus indicados em ambos os programas de iniciação.

Durante a primeira entrega dos certificados da Excelência Acadêmica foram conhecidos os cinco alunos selecionados para a disputa nacional em nome da Ufal. São eles:

Pibic

Luiz Matheus de Alencar Carvalho - Ciências Exatas, da Terra e Engenharias