Projeto usa tecnologia em cuidados multiprofissionais na brinquedoteca do HU

Atividade aprovada considera o desenvolvimento psicomotor, cognitivo e social de crianças e adolescentes

10/04/2018 11h25 - Atualizado em 22/11/2021 às 09h05
Projeto foi aprovado em 1º lugar no edital Proccaext

Ascom Ufal

O projeto de extensão Teca - Território Encantado de Crianças e Adolescentes: Tecnologias Leves e o Cuidado Multiprofissional em Saúde em uma Brinquedoteca Hospitalar, do Hospital Universitário (HUPAA/Ufal/Ebserh) foi o primeiro colocado no Edital do Programa Círculos Comunitários de Atividades Extensionistas (Proccaext 2018).

Desenvolvido para promover a continuidade da execução do projeto Ludoterapia como Intervenção Multidisciplinar na Abordagem a Crianças, Adolescentes e Famílias Atendidos pela Unidade de Atenção à Criança e Adolescente (Uasca), a extensão atua na brinquedoteca da clínica pediátrica do HU. Em seu segundo ano, ampliou a quantidade de acadêmicos contemplados e, a partir do resultado recebido, três alunos realizarão as atividades com bolsa.  “Isso faz toda diferença. Pois a bolsa incentiva a permanência acadêmica no projeto de extensão”, comentou a preceptora e uma das coordenadoras do projeto, Sarah Lins de Barros.

O projeto é pautado no uso de tecnologia denominada leve, utilizada para promoção do processo de humanização, considerando o desenvolvimento psicomotor, cognitivo e social de crianças e adolescentes atendidos. “Partimos da abordagem de um grupo multidisciplinar composto por profissionais do HUPAA e acadêmicos da Enfermagem, Psicologia, Terapia Ocupacional e Odontologia que atuam na prevenção, promoção e cuidado em saúde, numa visão integrada e biopsicossocial”, destacou a coordenadora geral do projeto, Ingrid Lúcio.

“É conciliar formação acadêmica e atuação humanizada no SUS. Entendemos que a extensão é um salto qualitativo para que, desde a formação, exista diálogo e integração entre as várias áreas de saber acadêmico. E que também seja considerado o saber popular com o qual estes estudantes entram em contato na prática”, completou a também preceptora e coordenadora da extensão, Vanessa Ferry.

O projeto foi avaliado pela Proex como tendo caracterizado vários aspectos e materializado princípios que preconizaram uma atividade de extensão. Abordando interação dialógica, indissociabilidade entre pesquisa ensino e extensão, a atividade também verifica elementos de interdisciplinaridade e de impactos sociais evidentes.