Professor da Ufal visita China para intercâmbio em pesquisa

Francisco do Rosário, da Feac, trocou informações com instituições chinesas e palestrou num simpósio internacional

10/04/2018 13h38 - Atualizado em 22/11/2021 às 09h05

Ascom Ufal 

A comitiva brasileira em visita a instituições chinesas iniciou suas atividades no dia 26 de março e ficou em território chinês até o último dia 5 de abril. O professor Francisco Rosário, da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (Feac) da Ufal esteve no grupo com os pesquisadores Araken Alves de Lima, do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Inpi); Andréa  Tamanine, da Universidade da Região de Joinville (Univille); e Francisco Rapchan, do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes). 

Eles foram convidados pelo professor Xiangdong Chen, da Escola de Economia e Gestão da Universidade de Beihang, em Beijing, para conhecer diferentes instituições locais envolvidas no funcionamento do Sistema Nacional de Inovação na China. Os temas de interesse envolveram Inovação, Empreendedorismo, Propriedade Intelectual e Modelos de Gestão de habitats de inovação.

Na intensa agenda de visitas destacam-se as atividades realizadas em Beijing, que contemplou a troca de informações com a instituição governamental CCID Consulting: UR Work, espaço de coworking com foco em tecnologias IOT; PKU Incubadora do Parque Tecnológico da Universidade de Beijing; a Escola de Empreendedorismo Dark Horse;  o China Technology Exchange Center, que administra um extenso banco de dados de patentes; e o GEI - Greatwall Strategy Consultants, que entre outras formas de consultoria, apoia o planejamento dos parques tecnológicos chineses. 

Além das interações já citadas, os professores Francisco Rosário e Araken apresentaram dados econômicos e sociais sobre a América Latina, com foco no Brasil, e falaram sobre o Sistema de Inovação brasileiro  em fórum realizado com alunos da Escola de Economia e Gestão da Universidade de Beihang. Os pesquisadores ainda participaram como palestrantes no International Symposium in Innovation and Entrepreneurship onde fizeram apresentações sobre os temas Empreendedorismo e Inovação.