PPGE sedia evento com editores de periódicos em Educação

Foram dois dias de debates com editores das regiões Norte e Nordeste

18/04/2018 11h02 - Atualizado em 19/04/2018 às 10h39
Editores de periódicos em Educação do Norte e Nordeste

Editores de periódicos em Educação do Norte e Nordeste

Ascom Ufal 

O Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Alagoas e o Fórum de Editores de Periódicos de Educação das Regiões Norte e Nordeste (Fepae-NNE) promoveram nos dias 9 e 10 de abril o 10º Encontro de Editores de Periódicos de Educação das Regiões Norte e Nordeste. O evento foi realizado na Casa do Patrimônio do Instituto Histórico Nacional (Iphan), com objetivo de contribuir para formação dos profissionais da área e ampliar as discussões sobre avaliação dos periódicos de Educação. 

Participaram representantes da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), das universidades estaduais do Ceará (UECE), do Pará (Uepa), Paulista (Unesp), da Bahia (Uneb) e do Sudoeste da Bahia (Uesb), Universidade Tiradentes (Unit), além dos editores de periódicos das universidades federais de Alagoas (Ufal), da Bahia (Ufba), do Ceará (UFC), do Piauí (UFPI), do Oeste do Pará (Ufopa), do Rio Grande do Norte (UFRN), Rural de Pernambuco (UFRPE), de Sergipe (UFS), do Maranhão (Ufma) e de Rondônia (Unir). 

Nas palestras e oficinas foram discutidos temas de impacto nas publicações da área de Educação. Na primeira palestra, Enfrentamento do Fepae para o avanço e avaliação dos periódicos de Educação, o professor da Unesp e coordenador do Fepae nacional, José Luis Bizelli, abordou os procedimentos que proporcionam um aperfeiçoamento igualitário da qualidade acadêmica, científica e técnica dos periódicos de Educação das regiões Norte e Nordeste, assim como os critérios de avaliação quadrienal e de classificação pela Capes. 

Já no debate intitulado Integridade e ética dos Periódicos Científico, o coordenador do PPGE da Ufal, Luis Paulo Mercado, abordou a integridade ética na pesquisa e na comunicação científica, por meio da editoria e publicação de periódicos científicos. Ele apresentou os primeiros resultados do trabalho sobre produtividade em pesquisa, financiado pelo CNPq, que investiga a promoção da cultura da integridade na pesquisa e os mecanismos de correção na literatura científica, a partir do olhar das orientações de publicação de manuscritos de artigos informadas nas páginas eletrônicas dos periódicos Qualis A1, A2, B1 e B2 da área de Educação. 

Na primeira oficina, Elementos para orientar um parecer de artigo de Educação, ministrada pela professora Marta Maria de Araújo, editora do periódico Educação em Questão (UFRN) foram explorados os critérios e elementos qualitativos a serem considerados na elaboração de pareceres científicos dos manuscritos submetidos a um periódico de qualidade.

E a outra oficina da programação, Indexadores da área de Educação: procedimentos para inserção, foi ministrada por teleconferência pelo professor José Yvan Pereira Leite, do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN). Ele abordou a importância dos indexadores num artigo científico e na identificação e registro nas bases de dados internacionais de dados científicos. 

Além das palestras e oficinas, aconteceram rodas de conversas e relatos de experiências de gestão que trataram de inovações, procedimentos e estratégias para os avanços e aperfeiçoamentos dos periódicos de Educação e socialização, assim como experiências de gestão editorial dos periódicos da área nas regiões Norte e Nordeste.

“Acolhemos os editores possibilitando experiências tanto de aprimoramento técnico com a realização de oficinas, como de discussão sobre as políticas de publicação de periódicos e de sua avaliação nas duas palestras, quanto de conhecimento sobre a cultura alagoana. Destacamos o apoio incondicional na figura da professora Greiciene Lopes, que também atua profissionalmente no Iphan. Tivemos o prazer de permanecer nas dependências do Iphan, aproveitando para uma experiência cultural tanto na visita guiada à exposição quanto pela distribuição de livros para os participantes”, destacou a coordenadora do evento, Deise Juliana Francisco, editora da revista Debates em Educação, do PPGE/Ufal. 

“O PPGE e a Revista tiveram oportunidades de aprimorar a discussão e a produção de periódicos, socializando suas produções e questões diárias sobre a qualidade dos periódicos no campo da educação. Tivemos a presença de bibliotecárias da Ufal e do secretário da Revista [Debates em Educação], o que mostrou o empenho da equipe da Ufal em qualificar o periódico do PPGE”, ressaltou o coordenador do Programa, Luis Paulo Mercado. 

O XI Encontro de Editores de Periódicos de Educação das Regiões Norte e Nordeste será em 2019 no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (Natal) com a colaboração da Revista Educação em Questão sada Universidade Federal do Rio Grande do Norte.