Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2018 / 4 / Livro conta memórias de professor aposentado da Ufal
19/04/2018 09h45 - Atualizado em 19/04/2018 14h58

Livro conta memórias de professor aposentado da Ufal

Lançamento foi durante comemorações dos 30 anos do curso de Ciência da Computação

Livro de memórias está disponível para download gratuito

Ascom Ufal

Reminiscência Ufalinas foi o título escolhido pelo professor aposentado Jaime Evaristo para o livro de memórias de sua vida na Universidade Federal de Alagoas. Com décadas de dedicação, desde o ingresso no departamento de Matemática até a aposentadoria no Instituto de Computação, o professor já escreveu diversos livros que são referenciais bibliográficos para estudantes e profissionais. Mas, fora da Ufal, Jaime decidiu reunir numa obra fatos que preservassem a história do período que vivenciou no Campus A.C. Simões, em narrativa diferente das suas publicações.

“Minha relação com a Ufal foi uma relação de amor verdadeiro: houve uma infinidade de momentos de alegria e emoções positivas e um número de momentos de tristeza e angústia próxima de zero. Foi com muito prazer que descrevi momentos dessa relação”, afirmou o autor do livro.

Editado pela Editora Q Gráfica e projeto gráfico de capa feito pelo professor aposentado Ailton Cruz, o livro também debate a oferta de cursos universitários em Alagoas no final da década de 1960, comentando os formatos dos concursos vestibulares da época e a postura de uma boa parte dos vestibulandos aprovados. A discussão envereda na dificuldade de acesso ao Campus A. C. Simões nos anos iniciais de sua implantação, cenário diferente do atual, onde a política de cotas democratizou as possibilidades de ter um ensino de qualidade.

O lançamento de Reminiscência Ufalinas aconteceu durante as comemorações dos 30 anos do curso de Ciências da Computação, no dia 9 de abril. Ao narrar suas memórias, o autor ainda apresenta alguns aspectos da história do curso e da implantação das unidades acadêmicas oriundas dos departamentos vinculados ao antigo Centro de Ciências Exatas e Naturais.

“O livro resgata valiosos aspectos da história do Instituto de Computação, que poderiam ser esquecidos, não fosse a iniciativa corajosa e altruísta do professor Jaime, um exemplo inesquecível de mestre“, destacou o diretor do IC, professor Marcus Braga.

Além da carreira docente, Jaime Evaristo tem sua contribuição com a cultura alagoana. Ele é compositor amador e já gravou dezenas de músicas que estão disponíveis para download aqui.

O novo livro do professor, Reminiscências Ufalinas, também pode ser baixado de graça, ou no formato e-book.