HU apresenta Manual de Controle da Tuberculose Hospitalar

Lançamento será na próxima sexta-feira (20), Às 10h

18/04/2018 09h07 - Atualizado em 25/04/2018 às 11h46
Programa de controle da tuberculose hospitalar no HU será apresentado dia 20 de abril

Ascom Ufal

O Hospital Universitário da Ufal (HUPAA/Ebserh) lança, na próxima sexta-feira (20), o Manual de Controle da Tuberculose Hospitalar. O documento reúne, de forma prática e simples, as normas do programa aplicado no hospital, revisadas e atualizadas.

O manual conta com a participação do professor Afrânio Kritski, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, na discussão do novo algoritmo a ser adotado no HUPAA para abordagem ao profissional de saúde. O lançamento está marcado para 10h, no miniauditório do HU.

Na programação haverá apresentação cultural e a participação de representantes das secretarias de Estado da Saúde (Sesau) e Municipal de Saúde (SMS), além do Laboratório Central de Alagoas (Lacen).O evento também terá uma mesa-redonda pra debater as ações preventivas do HU no controle da tuberculose hospitalar, com os médicos convidados Tadeu Peixoto Lopes e Silvana M. Ramos Lages.

De acordo com os organizadores, o agente causal da tuberculose foi descoberto em 1882 por Robert Koch. Em 2018, permanece como importante causa de adoecimento e morte. “Os profissionais de saúde apresentam um risco aumentado de infecção e adoecimento por tuberculose, quando comparados com a população geral. Isto é particularmente verdadeiro para aqueles que trabalham em hospitais ou confinados em outros ambientes com risco de exposição ao bacilo de Koch, tais como laboratórios ou sistema prisional”, explicam.