HU apresenta Manual de Controle da Tuberculose Hospitalar

Lançamento será na próxima sexta-feira (20), Às 10h

18/04/2018 09h07 - Atualizado em 25/04/2018 às 11h46
Programa de controle da tuberculose hospitalar no HU será apresentado dia 20 de abril

Programa de controle da tuberculose hospitalar no HU será apresentado dia 20 de abril

Ascom Ufal

O Hospital Universitário da Ufal (HUPAA/Ebserh) lança, na próxima sexta-feira (20), o Manual de Controle da Tuberculose Hospitalar. O documento reúne, de forma prática e simples, as normas do programa aplicado no hospital, revisadas e atualizadas.

O manual conta com a participação do professor Afrânio Kritski, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, na discussão do novo algoritmo a ser adotado no HUPAA para abordagem ao profissional de saúde. O lançamento está marcado para 10h, no miniauditório do HU.

Na programação haverá apresentação cultural e a participação de representantes das secretarias de Estado da Saúde (Sesau) e Municipal de Saúde (SMS), além do Laboratório Central de Alagoas (Lacen).O evento também terá uma mesa-redonda pra debater as ações preventivas do HU no controle da tuberculose hospitalar, com os médicos convidados Tadeu Peixoto Lopes e Silvana M. Ramos Lages.

De acordo com os organizadores, o agente causal da tuberculose foi descoberto em 1882 por Robert Koch. Em 2018, permanece como importante causa de adoecimento e morte. “Os profissionais de saúde apresentam um risco aumentado de infecção e adoecimento por tuberculose, quando comparados com a população geral. Isto é particularmente verdadeiro para aqueles que trabalham em hospitais ou confinados em outros ambientes com risco de exposição ao bacilo de Koch, tais como laboratórios ou sistema prisional”, explicam.