Feira de Ciências da Educação Básica integra programação da SBPC Jovem

03/04/2018 09h01 - Atualizado em 04/04/2018 às 13h46
Inscrições podem ser feitas até 17 de junho

Letícia Sant’Ana - estagiária de Jornalismo

A Pró-reitoria de Extensão, em parceria com a Secretaria de Estado da Ciência, da Tecnologia e da Inovação (Secti), divulgou uma chamada pública para seleção de propostas de trabalhos técnico-científicos e produções culturais da Educação Básica para compor a programação da SBPC Jovem, parte da 70ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência que acontecerá de 22 a 28 de julho na Universidade Federal de Alagoas.

As inscrições vão até 17 de junho de 2018. O professor responsável pela proposta é quem deverá preencher o formulário de inscrição disponibilizado no site. Podem participar da seleção alunos e professores das Escolas das redes de educação Básica (Fundamental e Médio), Profissional e Técnica, e de Jovens, Adultos e Idosos (Ejai), que sejam residentes em Alagoas.

Cada professor pode inscrever até dois trabalhos e deve indicar até cinco alunos por trabalho para a apresentação nos dias do evento, sendo permitida a participação de um ou mais professores como coautores.

Serão selecionados até 40 trabalhos técnico-científicos que podem utilizar para sua apresentação recursos como maquetes, pequenos experimentos didáticos, cartazes, pôsteres, dentre outros. A forma de apresentação dos trabalhos deve ser acessível, lúdica, dinâmica e interativa. Os selecionados poderão utilizar materiais diversos para compor os trabalhos e que permitam ser manuseados, interpretados ou discutidos com os visitantes.

Segundo a pró-reitora de Extensão, Joelma Albuquerque, essa aproximação e parceria com o Estado é fundamental para que o conhecimento científico gerado seja ainda mais disseminado, tanto na universidade, onde se formam os professores, quanto na rede pública de ensino. “É essencial que o que se produz na escola e nos laboratórios possa chegar na universidade e o que se faz na universidade possa chegar nas escolas e laboratórios, entidades ligadas aos serviços públicos. Mas com o detalhe de chegar de forma coesa, articulada. Assim esperamos que seja a Experiment-AL. Além disso, esta em parceria com a Secti é abrir portas para novos projetos mais fortalecidos, com maior abrangência e impacto social”, afirma.

A Experiment-AL é uma realização da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), da Secti e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O resultado desta Chamada Pública será divulgado no site www.experiment.al.gov.br até o dia 6 de julho de 2018. Em caso de dúvida, entrar em contato pelo e-mail contato@experiment.al.gov.br.

Confira aqui o edital completo.