Emendas negociadas com parlamentares incrementam o orçamento da Ufal

Verbas têm ajudado a reduzir o impacto dos cortes em investimento na universidade

17/04/2018 16h23 - Atualizado em 01/11/2018 às 22h17

Ascom Ufal

Em um contexto de cortes orçamentários, a gestão da Universidade Federal de Alagoas conseguiu garantir cerca de R$5 milhões em emendas parlamentares para novos investimentos e finalização de obras em curso. Desde 2016, a reitora, Valéria Correia, busca estabelecer um diálogo contínuo com a bancada alagoana para superar o contingenciamento de verbas. Em reuniões ocorridas ao longo do último ano, foram apresentados projetos de obras, a estrutura da instituição e os recursos necessários para manter serviços funcionando como forma de sensibilizar os políticos. E a gestão tem conseguido bons resultados.

“Nós entendemos que a ação é importante porque o cenário é de restrições. Apesar disso, a Ufal tem conseguido superar suas dificuldades e a gestão consegue custear, de maneira eficiente, seus recursos, mesmo com a queda orçamentária de capital em 84%”, ressaltou Flávio Domingos, Pró-reitor de Gestão Institucional (Proginst).

As emendas parlamentares têm se mostrado uma fonte de financiamento alternativo eficiente. Em 2017, foram pactuados R$ 1,8 milhões pelos parlamentares Paulão (PT), Ronaldo Lessa (PDT) e Benedito de Lira (PP) apenas para investimentos no campus A.C. Simões. Dentre as obras confirmadas, está o projeto do Complexo Cultural da Universidade, que deve contar com um Auditório Multiuso para atividades acadêmicas, teatro e cinema, com lotação de até 500 pessoas.

Para os laboratórios do campus do Sertão, foram garantidos R$ 480 mil junto ao deputado Paulão (PT).  "Consolidar a referida expansão do Campus do Sertão, em meio aos cortes e contingenciamentos, é um desafio cada vez maior. Neste sentido, a emenda parlamentar no valor de R$ 480 mil, articulada pela reitoria da UFAL e pela direção do campus junto ao deputado federal Paulão, será fundamental para compra de equipamentos e avanços na estruturação de salas de aula e laboratórios tanto em Delmiro Gouveia, sede do campus, quanto em Santana do Ipanema, unidade educacional”, frisou José Vieira, vice-reitor.

Além disso, cerca de R$ 2,5 milhões foram destinados ao Hospital Universitário Professor Alberto Antunes para a aquisição de equipamentos e melhorias, em parceria com os parlamentares Ronaldo Lessa (PDT), Paulão (PT), Cícero Almeida (PHS) e Givaldo Carimbão (Avante). Já para o Hospital Veterinário de Viçosa, foram anunciados R$ 300 mil em emendas pelo deputado JHC (PSB).

“Em tempos de cortes orçamentários, destaco a importância desse diálogo recorrente com os representantes alagoanos para que as obras e os investimentos não parem, afinal, a Ufal é a maior instituição pública de ensino superior do estado e as ações desenvolvidas aqui ajudam no crescimento de Alagoas. É sempre necessário envidar esforços para dar continuidade ao trabalho da universidade”, finalizou Valéria Correia.