Docente do Ctec estimula estudantes para ingresso em Engenharia Hidráulica

estudantes do Paespe receberam o professor Jerônimo Leoni

25/04/2018 10h05 - Atualizado em 22/11/2021 às 09h05
Professor fez revisão e incentivou alunos para cursos de engenharia

Ascom Ufal

Os alunos do Programa de Apoio aos Estudantes de Escolas públicas do Estado (Paespe) receberam, na última semana, o professor do Centro de Tecnologia da Ufal Jerônimo Leoni, engenheiro agrônomo e mestre em recursos hídricos e saneamento. O objetivo foi realizar uma revisão do conteúdo de trigonometria, ministrado pelo grupo PET Engenharia Ambiental.

Além de abordar o conteúdo de matemática, a missão do professor. Jerônimo era motivar o ingresso dos estudantes em cursos superiores. Para tanto, ele falou sobre a Engenharia Hidráulica, sua área de atuação, e mostrou que a trigonometria é o requisito básico para o entendimento da disciplina Topografia, que faz parte da grade curricular dos cursos de engenharia. Falou também sobre a importância da área que é o ponto de partida para maior parte das obras.

O professor questionou os alunos acerca da chegada de água até as torneiras e mostrou a importância de um engenheiro na área de recursos hídricos. “O homem ainda não sabe usufruir com parcimônia dos recursos naturais, logo, a engenharia tem como grande desafio formar profissionais mais conscientes” disse.

Jerônimo destacou o projeto do Canal Adutor do Sertão alagoano, do qual foi projetista e esteve à frente da execução de alguns trechos. Fechando a atividade, aproveitou para falar sobre o abastecimento de água, e como a engenharia tem papel fundamental para o desenvolvimento da sociedade.

Sobre o programa

O Paespe foi criado em 1993, pelo professor Roberaldo Carvalho de Souza (PhD), tendo como berço de suas atividades o Centro de Tecnologia (Ctec/Ufal). Sua principal atuação é através dos projetos Paespe Jr, voltado para alunos do 9º ano do ensino fundamental, 1ª e 2ª séries do ensino médio, e o Paespe, direcionado aos alunos da 3ª série do ensino médio.

O Programa oferta aulas dos conteúdos cobrados pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e realiza atividades multidisciplinares como o curso de informática básica, palestras e visitas técnicas, contribuindo para a inserção destes alunos em Instituições de Ensino Superior (IES). O Programa atende diretamente cerca de 200 estudantes de 67 escolas de Maceió e cidades vizinhas.