Controle social é tema de palestra promovida na Ufal

Ação compõe programação de curso para profissionais da Assistência Social

25/04/2018 11h18 - Atualizado em 22/11/2021 às 09h05
Evento do CapacitaSuas é realizado até a próxima sexta-feira na Ufal. Fotos: Manuel Henrique

Manuel Henrique – Jornalista colaborador

O controle social em contexto de retrocessos sociais e políticos foi o tema da palestra realizada na última segunda-feira (23), no Auditório Vera Rocha, na Universidade Federal de Alagoas, pelo professor Edval Bernardino Campos, da Universidade Federal do Pará (UFPA).

O evento compõe a programação do curso Introdução ao exercício do controle social do Suas [Sistema Único de Assistência Social), do programa CapacitaSuas, que ocorre na Faculdade de Serviço Social (FSSO) até a próxima sexta-feira (27). Autoridade no campo do Controle e da Assistência Social, o docente destacou a importância do evento para profissionais da área.

"O curso oferece instrumentos e o conhecimento necessário para que os profissionais e os atores do processo de controle social enxerguem melhor não só o quadro social, mas saibam dimensionar os desafios que estão colocados para aqueles que atuam no campo da política social", pontuou o professor Edval.

Com aproximadamente 180 participantes nesta primeira etapa em Maceió, a organização destaca a importância da capacitação. "Há uma dificuldade muito grande na socialização das informações por parte geralmente dos que detém o poder, fazendo com que se apropriem e se recusem a socializar os recursos, serviços e benefícios a que todos os cidadãos brasileiros têm direito. Então, diferente dos cursos anteriores, que eram mais técnicos, este quinto curso se destaca pelo componente político, porque é nessa relação entre os que têm os recursos para liberar e os que precisam desses recursos que é definido para onde vai a política de assistência", ressalta a coordenadora geral do CapacitaSuas em Alagoas, professora Margarida dos Santos.

Para mais informações sobre o programa em Alagoas acesse o blog do projeto