Chapas do DCE fazem primeiro debate na Ufal esta semana

Debate no Campus A. C. Simões será no dia 3 e é organizado pela comissão eleitoral; Em Arapiraca vai ser no dia 8 e em Delmiro Gouveia no próximo dia 10 de maio.

30/04/2018 07h59 - Atualizado em 22/05/2018 às 08h12
Primeiro debate será nesta quinta-feira

Diana Monteiro - jornalista

O primeiro debate entre as três chapas inscritas para o Diretório Central dos Estudantes (DCE) Quilombo dos Palmares, da Universidade Federal de Alagoas, promovido pela comissão eleitoral será nesta quinta-feira (3), no auditório Vera Rocha, da Escola de Enfermagem e Farmácia, das 18h, às 22h.. Nos campi do interior o debate transcorrerá no dia 8 de maio, em Arapiraca e no dia 10, em Delmiro Gouveia.

Disputam a direção do DCE as seguintes chapas: Correnteza por todos nós (Chapa 1); Sem medo de lutar (Chapa 2); e Todas as vozes (Chapa 3). A eleição será nos dias 16 e 17 de maio, das 7h30 às 22h, com urnas distribuídas nos três campi da Ufal. A apuração dos votos e divulgação do resultado está definida para o dia 18 de maio.

“Estamos solicitando ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de Alagoas as urnas para a realização do pleito”. Estão aptos a votar alunos da graduação, pós-graduação e da Educação a Distância (EAD), que na oportunidade deverão portar qualquer documento com foto, a exemplo da carteira estudantil”, enfatizaram os estudantes Eduardo Santos, André Luiz Nascimento e Ana Maria Ferreira Xavier. Eles integram a comissão eleitoral formada por sete alunos, inclusive três deles indicados pelas respectivas chapas.

A comissão eleitoral destaca que os debates programados oportunizarão a apresentação das propostas pelas chapas concorrentes, como também serão um espaço democrático de discussão pelo fortalecimento e anseios do segmento. “No primeiro momento o debate será entre as chapas, aberto em seguida aos participantes. Daí ser importante a participação dos estudantes”, reforçam os integrantes da comissão.

Para eles, a conjuntura nacional atual despertou para a reorganização estudantil no Brasil e na própria instituição alagoana, onde estava sem realizar eleição há dois para o DCE. “No país, os Diretórios Centrais dos Estudantes (DCEs) têm o papel central na luta para as conquistas. Na Ufal, algumas conquistas comprovaram a positividade do DCE, reafirmando a sua função como catalisador das lutas do movimento estudantil. Entre as conquistas pode-se citar a criação da Residência Universitária, expansão do RU, por exemplo”, destacaram.

Comissão

A comissão eleitoral da Ufal é formada pelos seguintes membros dos respectivos cursos: Ana Maria Ferreira Xavier (Relações Públicas); Rikartiany Cardoso Teles (Direito); Giovana Correia da Silva, André Luiz Nascimento Pedrosa e Thiago Souza Santos (Ciências Sociais); Daniel Henrique do Nascimento (Serviço Social); e Ketiley Giovana Araújo Menezes (Letras).

A comissão também dispõe de Facebook onde estão disponibilizados Regimento Eleitoral e Estatuto: https://m.facebook.com/comissaoeleitoraldceufal2018. Qualquer esclarecimento pode ser obtido pelos números telefones de Ana Maria (98207 - 6224) e Rikartiany (98225 – 1037) por meio do Whatsapp ou pleo e-mail comissaoeleitoral.dce2018@gmail.com.