Atividades com servidores abordam temas com foco no Dia Mundial da Saúde

Programação acontece em setores da Ufal e do HU, e seguem até esta quinta-feira (5)

05/04/2018 09h17 - Atualizado em 22/11/2021 às 09h05
Atividades da Progep abordou assédios sexual e moral contra servidores

Thamires Ribeiro – estagiária da Jornalismo

Com o intuito de alertar os servidores da Universidade Federal de Alagoas sobre uma vida saudável e celebrar o Dia Mundial da Saúde, comemorado em 7 de abril, o Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor (Siass), da Pró-reitoria de Gestão de Pessoas e do Trabalho (Progep), iniciou nesta quarta-feira (4) uma programação para servidores do Campus A. C. Simões e do Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (Hupaa).

Durante a manhã foram realizadas práticas integrativas em saúde, na Sala de Cuidados Antônio Piranema, e um pit stop entre os setores da Universidade, abordando questões relacionadas à saúde mental do servidor. À tarde, integrantes da Coordenação de Qualidade de Vida no Trabalho (CQVT), do Comitê de Combate à Violência e do Núcleo de Pesquisa Frida Kahlo circularam entre os setores da Ufal e do HUPAA abordando o tema assédio moral, sexual e violência contra a mulher.

A coordenadora da CQVT, Rosineide Siqueira, ressalta que “é muito importante para o servidor saber a quem se dirigir, como prevenir e como a denúncia deve ser feita”. Por isso, estão sendo abordados os assédios moral e sexual, “principalmente porque na Ufal a maioria dos servidores são mulheres, e dentro do assédio sexual, a mulher ainda é a que mais sofre”, completou.

“É uma proposta de romper com a naturalização da violência, pois historicamente, estão muito presentes na nossa sociedade. Queremos fazer dois trabalhos, o de prevenção com esclarecimentos, e o de punição, pois é um crime e precisa ser punido”, explicou Andrea Pacheco, coordenadora do Frida Kahlo.

A servidora Conceição Clarindo, da CQVT, ressalta que a Ufal dispõe da Comissão de Ética, Ouvidoria, Corregedoria e o Comitê de Combate à Violência, e eles podem ser buscados pelos funcionários a qualquer momento. “Estamos abordando o que é assédio moral, os tipos, algumas condutas entre os colegas, para que nossas relações de trabalho sejam mais democráticas, menos autoritárias, com respeito a integridade do ser humano”, disse.

Nesta quinta-feira (5), o pit ptop inicial será no Hospital Universitário a partir das 8h; às 10h acontecem as práticas integrativas em saúde, na Sala do Memorial; e às 14h o pit stop será sobre assédio moral, sexual e violência contra a mulher.

As atividades podem ser acompanhadas por meio do Instagram @comiteufal.