Alunos do Paespe realizam visita técnica a moderno laboratório da Ufal

Aula extra classe foi no Laboratório de Computação Científica e Visualização

05/04/2018 09h41 - Atualizado em 22/11/2021 às 09h05
Visita ao LCCV foi na última terça-feira (3)

Visita ao LCCV foi na última terça-feira (3)

Ascom Ufal

Os estudantes do Programa de Apoio aos Estudantes das Escolas Públicas do Estado (Paespe) realizaram uma visita técnica ao Laboratório de Computação Científica e Visualização (LCCV) da Ufal, na última terça-feira (3). Os alunos foram acompanhados pelo professor Luciano Barbosa com o objetivo de apresentar as atividades realizadas pelo LCCV e revelar a matemática e a física por trás dos projetos do laboratório. 

Durante toda apresentação, os alunos conheceram o prédio que foi fundado em 2009, com computadores capazes de resolver problemas em questão de minutos ou segundos, tendo contato também com o cluster, que equivale a cerca de 1,2 mil PCs. Os estudantes tiveram acesso aos ambientes como salas de conferência, do acervo, de reuniões, do cluster e a sala da impressora 3D, que chamou atenção dos alunos, pois a mesma é capaz de criar e reproduzir qualquer coisa por meio da sua microfibra de plástico. 

Sobre o Programa

O Paespe foi criado em 1993, pelo professor Roberaldo Carvalho de Souza, tendo como berço de suas atividades o Centro de Tecnologia (Ctec/Ufal). Sua principal atuação é através dos projetos Paespe Jr, voltado para alunos do 9º ano do ensino fundamental, 1ª e 2ª séries do ensino médio, e o Paespe, direcionado aos alunos da 3ª série do ensino médio.

O Programa oferta aulas dos conteúdos cobrados pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e realiza atividades multidisciplinares como o curso de informática básica, palestras e visitas técnicas, contribuindo assim para a inserção destes alunos em Instituições de Ensino Superior (IES). O Programa atende diretamente cerca de 200 estudantes de 67 escolas de Maceió e cidades vizinhas.