Usina Ciência promove exposição sobre a água

Evento quer chamar atenção para uso sustentável da água

20/03/2018 16h51 - Atualizado em 23/03/2018 às 10h20

Simoneide Araújo - jornalista colaboradora

No Dia Mundial da Água, 22 de março, a Usina Ciência da Universidade Federal de Alagoas promove exposição com 32 banners que tratam da temática. O evento acontece das 9h às 17h e é aberto às escolas e ao público em geral.

Está agendada a visita de 140 alunos do Colégio Ateneu e da Escola Alternativa de Educação Básica. Quem tiver interesse ainda pode agendar pelo do site. Com a exposição, pretende-se promover a educação das pessoas para preservação e o uso sustentável da água, como forma de garantir a vida dos seres vivos.

De acordo com o material produzido pela Usina Ciência, há dados alarmantes sobre o mau uso da água e sua conservação. Apesar de 75% da superfície da Terra ser coberta por água, apenas 2,5% é doce, e somente 30% desta água doce está disponível para consumo. No entanto, devido a consequências da poluição, a água disponível para consumo humano cai para cerca de um 1%.

Além exposição, o vice-coordenador da Usina Ciência, Reinaldo Rodrigues, vai abordar o tema do Dia Mundial da Água em palestra realizada no Parque Municipal, às 9h.

Visitas agendadas

Com o início do ano letivo nas escolas das redes pública e privada, a Usina Ciência começou a fazer o agendamento para aula-show e visita de alunos a exposições. Eles entram no universo das ciências, por meio de ações educativas e de divulgação científica.

As escolas interessadas podem fazer os agendamentos pelo do site da Usina. Este ano, já houve visita de alunos do Centro de Atenção Psicossocial (Capsi), que tiveram a oportunidade de conhecer um pouco do mundo da ciência de maneira prática.

Na programação de 2018, também está incluído um evento noturno para alunos do programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA), uma vez que eles não têm a oportunidade de comparecer à Usina Ciência no horário de funcionamento diário.