Servidores da Ufal recebem capacitação para gerir o módulo Strictu Sensu do Sigaa

Participantes do curso irão atuar como agentes multiplicadores do conhecimento

21/03/2018 23h51 - Atualizado em 22/03/2018 às 10h58
Uma parceria entre a Propep, Progep e NTI capacitou servidores que lidam com programas de pós-graduação para gerir o módulo Strictu Sensu, do Sigaa. Foto: Thamires Ribeiro

Thamires Ribeiro – estagiária de Jornalismo

A Coordenadoria de Pós-graduação (CPG) iniciou nesta segunda-feira (19) um curso de capacitação para auxiliar os servidores a gerir o módulo Strictu Sensu do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa). O treinamento é voltado para os que lidam diretamente com a gestão acadêmica dos programas de pós-graduação da Universidade Federal de Alagoas.

O curso é ministrado pela técnica em assuntos educacionais da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (Propep), Jaqueline Leite, e se divide em duas partes: a prática e a teórica. Inicialmente, há uma explicação sobre as ferramentas disponíveis no sistema. A prática permite que os servidores possam verificar o que já consta no Sigaa através do seu próprio login.

“O objetivo do treinamento é fazer com que eles [servidores] percebam a importância do novo sistema acadêmico strictu sensu para toda a comunidade universitária, porque ele é um benefício para todos os envolvidos. Os discentes vão ter acesso a um sistema acadêmico real, no qual eles puxam seus documentos, atestados, históricos, declaração de vínculo e vão ter acesso as notas em tempos real, além de se matricular online. Os professores vão ter demandas como lançar notas e frequência, evitando um trabalho que era muito mecânico e feito simplesmente pelas mãos dos secretários, de modo informal”, explicou Jaqueline Leite.

Cerca de 100 servidores, entre técnicos, secretários, coordenadores e vice-coordenadores dos programas de pós-graduação, participarão do treinamento oferecido. Devido à grande procura pela capacitação, além das quatro turmas já programadas, foram abertas duas novas para os dias 26 e 28 deste mês.

“Queremos atingir todos os programas [de pós-graduação]. Todos os participantes vão ser agentes multiplicadores desse trabalho. Então eles vão estar ensinando para os docentes, alunos e para todo mundo se ambientar a esse novo sistema acadêmico”, afirmou a técnica.

O curso de capacitação foi elaborado pela Propep em parceria com Pró-reitoria de Gestão de Pessoas e do Trabalho (Progep) e o Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI).