Projeto da Ufal em Arapiraca incentiva uso de chás medicinais

Cartilha Didática foi único trabalho no Estado selecionado pelo Laboratório de Inovação em Educação na Saúde

02/03/2018 13h42 - Atualizado em 05/03/2018 às 10h21
Oficina de chás no Bosque Arapiraca. Fotos: Arquivo PET Saúde

Letícia Sant’Ana - estagiária de Jornalismo

O Programa de Educação Tutorial (PET) Saúde GraduaSUS do Campus Arapiraca, em parceria com a Secretaria de Saúde do município, teve sua experiência pré-selecionada na primeira fase do Laboratório de Inovação em Educação na Saúde. A Cartilha Didática que incentiva o uso de chás, cuidados com plantas tóxicas e pragas urbanas foi a única selecionada no estado de Alagoas. No total, foram 251 trabalhos de todo o país enviados para avaliação, com 45 pré-selecionados para a segunda fase.

O Laboratório tem como objetivo documentar os conhecimentos considerados mais inovadores e relevantes, dando prioridade aos projetos já implementados, com foco na formação e qualificação dos trabalhadores e profissionais de saúde e que apresentam contribuições para a melhoria do processo de trabalho do Sistema Único de Saúde (SUS).

“O PET Saúde aqui em Arapiraca trabalha dentro dos centros de saúde e cada curso desenvolve atividades específicas. Temos trabalhado efetivamente com a utilização de chás de plantas medicinais para resolver algum problema de saúde”, afirmou a professora Márcia Cristina Silva, da coordenação do PET Saúde Ciências Biológicas.

A segunda etapa da seleção será a apresentação oral das experiências em Brasília, nos dias 6, 7 e 8 de março. A coordenadora geral do PET, Aruska Magalhães, vai representar a equipe durante essa fase do processo. Cada experiência será avaliada pelos seis membros da Comissão de Avaliação e por representantes convidados do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), Conselho Nacional de Saúde (CNS) e Organização Pan-Americana de Saúde (Opas/OMS). Caso seja aprovado, o Ministério da Saúde realizará uma visita no município para verificar a atuação do projeto.

Além das experiência com usos de chás para a melhoria da qualidade de vida, o PET em Arapiraca realiza ações para alertar a população sobre doenças do coração, promove encontros com agentes de saúde para repassar os conhecimentos da Cartilha e realiza oficinas. A equipe é composta por professores e estudantes da Ufal, profissionais da saúde e servidores da Secretaria municipal de Saúde de Arapiraca.