Nutricionistas participam de curso na área de atenção básica

Qualificação reúne profissionais da rede municipal de saúde educação de Maceió

06/03/2018 08h00 - Atualizado em 05/03/2018 às 20h45
Curso de qualificação segue até 5 de abril

Curso de qualificação segue até 5 de abril

Ascom Ufal

O Laboratório de Nutrição em Saúde Pública da Faculdade de Nutrição (Fanut) promove o curso de qualificação profissional Alimentação e Nutrição na Atenção Básica. A ação é em parceria com a Gerência de Promoção e Educação em Saúde, Programa de Atenção Integral à Saúde da Criança e com o Programa de Alimentação e Nutrição, da Secretaria Municipal de Saúde de Maceió.

Os participantes iniciaram o curso no dia 22 de fevereiro e seguem na qualificação até 5 de abril. O objetivo é fortalecer as ações de alimentação e nutrição dos nutricionistas que trabalham na rede municipal de saúde e de educação de Maceió. O curso é coordenado pela professora Leiko Asakura e fazem parte da comissão organizadora as professoras Thatiana Regina Fávaro, Ana Paula Grotti Clemente, Risia Cristina Egito de Menezes, Maria Alice Araújo Oliveira, Giovana Longo-Silva e o professor Jonas Augusto Cardoso da Silveira.

Participam também estudantes da disciplina Estágio Supervisionado em Nutrição em Saúde Pública. Durante a atividade serão abordados temas como políticas públicas em saúde, vigilância alimentar e nutricional, segurança alimentar e nutricional, atuação do nutricionista na atenção básica, na gestão, no controle social e no financiamento das ações de alimentação e nutrição.

De acordo com os organizadores, além de promover a qualificação da força de trabalho, conforme a 6ª diretriz da Política Nacional de Alimentação e Nutrição, o curso  também promove a aproximação ensino-serviço, prevista no Projeto Pedagógico da graduação em Nutrição da Ufal. As nutricionistas convidadas a palestrar são: Elisângela Rodrigues de Lemos, Yana Aline de Moraes Melo, Lúcia Maria Acioli de Brito, Kelly Poliany de Souza Alves, Maria Amália de Alencar Lima, Lilyane Ferreira Lima e Kalline Batista de Araújo.