Consuni aprova moção em repúdio ao assassinato da vereadora Marielle Franco

20/03/2018 07h40 - Atualizado em 22/03/2018 às 11h39
Reprodução: Clóvis Lima

O Conselho Universitário, reunido em sessão extraordinária para debater a questão da segurança, nesta segunda-feira (19), iniciou os trabalhos com uma homenagem à vereadora Marielle Franco (PSOL), assassinada junto com Anderson Gomes, no Rio de Janeiro, na noite de 15 de março.

A reitora Valéria Correia leu uma nota em nome da gestão, que foi logo depois acatada e aprovada por unanimidade como moção em nome de todo o Conselho Universitário.

Leia a nota na íntegra a seguir:

A reitoria da Universidade Federal de Alagoas e o Conselho Universitário vêm a público manifestar estado de profunda consternação com o bárbaro assassinato que arrebatou as vidas de Marielle Franco e Anderson Gomes. A escalada de violência associada ao paulatino fechamento político e ideológico que assistimos no Brasil deve preocupar a todos que identificam no livre exercício do espírito filosófico uma condição fundamental para a civilização. Marielle representa a materialização deste espírito. A sua vida se soma a de outros tantos como Vladimir Herzog, Edson Luís de Lima Souto, Gastone Lúcia Carvalho Beltrão, Manoel Lisboa e Iara Iavelberg.

A barbárie está ao lado: seja nos índices sociais, na extrema desigualdade, seja na maneira escolhida para calar opositores. Quem quer que tenha perpetrado este ato tão vil, deve ser identificado, autores intelectuais inclusive, e punido no rigor da lei. A Universidade Federal de Alagoas se soma aos milhões de brasileiros e brasileiras que se mantém em luto por causa de mais este ato de barbárie.

Assista ao vídeo da leitura e aprovação da nota no Consuni aqui