Reunião define etapas de conclusão de obras do Complexo Esportivo

08/02/2018 11h10 - Atualizado em 09/02/2018 às 12h19
Conclusão do Complexo Esportivo foi a pauta da reunião. Fotos: Renner Boldrino

Diana Monteiro - jornalista

A reitora Valéria Correia, conduziu na manhã da terça-feira (6), em seu gabinete, a reunião de definição para a conclusão de obras do Complexo Esportivo da Universidade Federal de Alagoas, no Campus A. C. Simões. O complexo vai alavancar as atividades de ensino, pesquisa e extensão do bacharelado e licenciatura do futuro Instituto de Educação Física e Esporte (Iefe), que já elege a primeira direção até o final deste mês.

Conforme a reunião, a previsão é que na segunda quinzena de março sejam inauguradas, oficialmente, a piscina e o ginásio de esportes, cuja solenidade contará com a participação de representantes do Governo Federal e da alagoana Marta Vieira da Silva, considerada como a Rainha do Futebol. Marta foi eleita cinco vezes consecutivas a melhor jogadora de futebol feminino do mundo. O campo de futebol, com capacidade para acomodar cinco mil pessoas, tem previsão para ser concluído em junho e a obra da pista de atletismo, que tem nível internacional, deverá estar pronta em julho.

O Complexo Esportivo será dotado de total estrutura para a formação acadêmica dos alunos e oportunizará à comunidade acadêmica do curso de Educação Física do Campus Arapiraca o desenvolvimento de ações e beneficiará as comunidades interna e externa nos diversos projetos programados. A assessora do Ministério do Esporte (ME) Marina Tavares destacou: “Estou muito feliz e orgulhosa de participar desse marco em minha terra. Aproveito para falar do empenho do então ministro do Esporte Aldo Rebelo, onde tudo se iniciou, e do esforço do atual ministro Leonardo Picciani para a conclusão da importante obra para a Ufal, e para o Estado”, disse a alagoana Marina.

Para o acompanhamento das obras do Complexo Esportivo foi criada uma comissão que conta com a participação de representantes do curso de Educação Física do Campus A. C. Simões, Pró-reitoria Estudantil (Proest), Pró-reitoria de Gestão Institucional (Proginst) e Superintendência de Infraestrutura (Sinfra). Esses mesmos setores institucionais também têm representantes na Comissão de Política de Esporte da Ufal, que inclui também, a Pró-reitoria de Extensão (Proex) e o Campus Arapiraca.

Política de gestão

O professor e gerente de esportes da Ufal Eriberto Lessa falou sobre a necessidade da definição e implantação de uma política nessa área: “Temos que ter um modelo de gestão para o Complexo Esportivo com alguns encaminhamentos, a exemplo de financiamento para manutenção e busca parcerias. Faremos visitas técnicas em instituições de ensino superior no país que sejam dotadas de Complexo Esportivo, como a Universidade Federal de Juiz de Fora, em Minas Gerais”, disse.

Eriberto complementou: “O Complexo constitui-se numa sala de aula para a comunidade acadêmica do curso de Educação Física, com estrutura pedagógica já montada, ou seja , com projetos de extensão e de pesquisa voltados à formação acadêmica e profissional dos alunos beneficiando também a sociedade”, concluiu o professor.