Instituto de Educação Física elege primeira direção acadêmica

Professoras Leonéa Santiago e Maria do Socorro Meneses defenderam desmembramento do curso

23/02/2018 10h10 - Atualizado em 26/02/2018 às 11h08
Professora Leonéa Santiago, a primeira diretora do Iefe, ao lado da vice, Maria do Socorro Meneses

Ascom Ufal

Em dezembro do ano passado, o Consuni aprovou a criação do Instituto de Educação Física da Ufal (Iefe), desmembrando o curso do Centro de Educação. Agora, numa eleição realizada com a comunidade acadêmica, a professora Leonéa Santiago foi eleita a primeira diretora do Iefe ao lado da vice, Maria do Socorro Meneses.

O resultado foi divulgado pela comissão eleitoral na última terça-feira (20) e está disponível em anexo. Leonéa defendeu a proposta de independência do curso justificando a  relevante produção acadêmica, científica e de extensão, além da necessidade de autonomia e recursos para administrar o novo Complexo Esportivo.

O Equipamento da Ufal está em fase de conclusão e a previsão é que na segunda quinzena de março sejam inauguradas, oficialmente, a piscina e o ginásio de esportes. A solenidade contará com a participação de representantes do Governo Federal e da alagoana Marta Vieira da Silva, considerada como a Rainha do Futebol.

“Teremos que dar vida ao novo Iefe  e às instalações do Complexo Esportivo  que serão entregues nos próximos meses. Assim, apresentaremos aos públicos interno e externo da Ufal as oportunidades de prática esportiva, como a possibilidade  de combate ao sedentarismo, por exemplo . Aos alunos do Iefe pretendemos dar a oportunidade de uma prática docente orientada de modo efetivo na própria extensão que acontecerá no espaço novo do Complexo. Na pesquisa estamos aguardando resultado  da Capes, porque teremos um mestrado também na área da Educação Física e do Esporte. Assim, entendemos que teremos aqui dentro do Iefe um enorme laboratório de ensino, pesquisa e extensão”, destacou Leonéa, que ficará na direção do Instituto pelo quadriênio 2018-2022.

Sobre a diretora

Leonéa Vitória Santiago possui doutorado em Ciências do Desporto pela Universidade do Porto e desde 2000 foi convidada a integrar o corpo docente do Mestrado em Actividade Física para a Terceira Idade na Faculdade do Desporto na mesma instituição. Foi lá também onde realizou o pós-doutorado pelo gabinete de Sociologia do Desporto , em 2005.

A professora atua nos seguintes temas: atividade física e saúde, representações do corpo e saúde e investigação no desporto para a terceira idade. Em 2010 organizou a Universidade Aberta à Terceira Idade (Unati/Ufal) e atua no mestrado e doutorado em Educação Brasileira da Universidade Federal de Alagoas.