Conselho Universitário aprova curricularização da extensão

Com a nova regra, as ações de extensão passam a ser componente curricular obrigatório nos cursos de graduação

20/02/2018 10h11 - Atualizado em 23/03/2018 às 10h13
Votação foi transmitida ao vivo pelo Youtube

Lenilda Luna - jornalista

Na sessão extraordinária do Conselho Universitário (Consuni), realizada nesta segunda-feira (19), foi aprovada, por ampla maioria de votos, a curricularização das atividades de extensão nos cursos de graduação.  Com apenas uma abstenção e nenhum voto contrário, a aprovação foi comemorada pelos conselheiros e gestores por ser a finalização de um longo processo de debate nas unidades acadêmicas dos três campi da Universidade Federal de Alagoas ( Ufal).

A partir dessa regulamentação, as ações de extensão passam a ser um componente obrigatório dos Projetos Pedagógicos dos cursos de graduação, assegurando, no mínimo, 10% do total de créditos curriculares em programas e projetos de atividades extensionistas, com a orientação de realizá-las em comunidades mais necessitadas de assistência social.

“Agradeço o empenho dos conselheiros e de toda a comunidade universitária. Essa é uma iniciativa importante para a nossa Universidade, que vai garantir a presença mais organizada das nossas ações voltadas para a sociedade”, declarou a reitora Valéria Correia.

A pró-reitora de Extensão, Joelma Albuquerque agradeceu à equipe que participou da elaboração do projeto de curricularização da extensão e que realizou várias reuniões e alguns seminários para esclarecer à comunidade universitária sobre a importância da proposta.

“A curricularização da extensão está prevista no  Plano Nacional de Educação (PNE), Lei 13.005 de 2014. Mas para nós, é mais do que cumprir a determinação. Trata-se de defender a importância das atividades de extensão numa perspectiva transformadora”, ressaltou a pró-reitora.