Pós em antropologia realiza atividades com professor do Museu Nacional

João Pacheco de Oliveira, da UFRJ, estará na Ufal nos dias 30 e 31

26/01/2018 08h22 - Atualizado em 30/01/2018 às 11h35
Arte de divulgação

Arte de divulgação

Sara Graziele - estagiária de Jornalismo 

Duas atividades serão realizadas no mês de janeiro pelo Programa de Pós-graduação em Antropologia Social (PPGAS) da Ufal. Em parceria com o Instituto de Ciências Sociais (ICS), a aula inaugural, aberta ao píblico interessado, traz o tema Teorias do Brasil: Revisão crítica, alternativas e condições de sua possibilidade contará com a participação do antropólogo João Pacheco de Oliveira. 

A palestra está marcada para a próxima terça-feira, às 19h, no auditório do Centro de Interesse Comunitário (CIC) e terá certificado para os participantes. Após a aula inaugural, será realizado o lançamento do livro O nascimento do Brasil e outros ensaios: Pacificação, regime tutelar e formação de alteridades, de autoria do antropólogo convidado. 

A outra atividade ocorre na quarta-feira (31), também com a participação de Pacheco. Ele ministrará a oficina Tecendo uma nova história, que será aberta para professores indígenas, pesquisadores e aliados. O evento está será realizado das 14h às 19h, no auditório do Ichca. Para mais informações, envie e-mail para cld.mura@gmail.com. 

João Pacheco de Almeida é antropólogo do Museu Nacional (UFRJ) como professor titular. Ele realizou uma pesquisa prolongada sobre os Índios Tikuna na qual baseou seu mestrado e doutorado. Pacheco tem 16 livros publicados e já presidiu a Associação Brasileira de Antropologia (ABA).