Calouros e veteranos são recebidos com Aula Inaugural no Ceca

Vice-reitor, José Vieira, ministrou a cerimonia e saudou os estudantes

24/01/2018 11h06 - Atualizado em 25/01/2018 às 08h59
Acadêmicos organizam semana de acolhimento no Centro de Ciências Agrárias. Fotos: Renner Boldrino

Acadêmicos organizam semana de acolhimento no Centro de Ciências Agrárias. Fotos: Renner Boldrino

Cairo Martins - estagiário de Jornalismo

O Centro de Ciências Agrárias (Ceca), recebeu o vice-reitor da Universidade Federal de Alagoas, José Vieira, para ministrar a aula inaugural com o tema Somos Todos Ufal: em defesa da universidade pública. A atividade, que compõe a semana de acolhimento dos calouros, ocorreu nesta terça-feira (23), no Auditório José Artur Lopes Ferreira, da Unidade de Ensino. 

Após as saudações, Vieira iniciou a cerimônia falando da história e importância da universidade pública para a evolução da comunidade. “A educação e o conhecimento não tem amarras. Pelo contrário, ele tira as amarras e amplia os olhares”, destacou o vice-reitor. 

O diretor do Ceca, Gaus Silvestre, reforçou as saudações feitas aos estudantes e falou da persistência e luta em formar profissionais competentes para atender as necessidades da comunidade. “Não temos dúvidas que conseguiremos, mesmo diante das dificuldades, formar profissionais que prestarão bons serviços à comunidade”, declarou. 

Amanda Ferreira é caloura do curso de Agronomia e relata a felicidade após algumas tentativas de poder fazer parte da Universidade. “Eu vim do Instituto Federal de Alagoas, estudava Agropecuária, foi depois de pagar a disciplina de Agronomia que me encantei. Por isso, quero interagir com a Universidade e terminar meu curso, que é a minha paixão”, revelou a nova graduanda. 

“Essa calourada 2017.2, foi organizada por todos os centros acadêmicos do Ceca em conjunto com a Pró-reitoria de Graduação, representada pela professora Sandra Regina Paz, que desde dezembro está sendo programada para a recepção dos novos graduandos”, ressaltou Clayton dos Santos, representante do evento. 

O vice-reitor finalizou a aula inaugural citando o uso da #SomosTodosUfal como forma de afirmação, nas redes sociais, pelo direito à universidade pública e gratuita. 

Nesta quarta-feira (24), a reitora Valéria Correia dá as boas-vindas aos novos alunos do Campus Arapiraca. E o vice-reitor, José Vieira, ministra a Aula Magna em Penedo. Já na quinta-feira (25), o encontro com novos graduandos será na Faculdade de Serviço Social (FSSO), com a palestra de tema Os acordos internacionais e as implicações econômicas e sociais para América Latina. O evento acontece às 9h, no auditório da Faculdade de Serviço Social. Outras programações paralelas são organizadas por cada unidade acadêmica.

Para assistir ao vídeo institucional de recepção aos novos alunos clique no link https://youtu.be/JhxaQu0R-bs